Aumento de propaganda de bets não agrada brasileiros
Pesquisa realizada pela Orbit Data Science percebeu mudanças nos comentários online em relação a casas de apostas
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Meio & Mensagem
23 de abril de 2024 - 7h57
A Orbit Data Science promoveu um estudo com uma análise qualitativa de 2.338 comentários realizados na rede social X (antigo Twitter) a respeito da publicidade de casas de apostas. O estudo revelou mudanças nas conversas das comunidades de apostadores entre 2023 e 2024.
A pesquisa identificou uma mudança significativa no comportamento dos usuários da rede. Opiniões sobre as bets fora da bolha de usuários representaram 62% das menções, um aumento significativo de 32 pontos percentuais.
Os comentários indicaram uma irritação com o excesso de publicidade desse segmento em sites ou programas de TV. Além disso, esses comentários insinuam que esses anúncios são, por muitas vezes, enganosos.
Apesar desse tema ter sido um dos principais pontos levantados pelos internautas, as preocupações sobre o vício em apostas e o prazer associado a elas permanecem proeminentes.
Em contrapartida as conversas sobre manipulação de resultados e envolvimento de jogadores em esquemas de apostas diminuíram.
No fim de 2023 foi sancionada a lei que regulamenta a atuação das casas de apostas em território brasileiro. Além das determinações de contribuição com impostos, o texto estabeleceu regras para a publicidade das bets.
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) publicou o Anexo X, com determinações do teor das mensagens que devem ser adotadas pelas empresas do setor. A principal delas é de que as bets não podem transmitir ao público a ideia de conquista de dinheiro fácil e nem estimular o vício em jogo.
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