Bauducco reforça estratégia para ganhar protagonismo na Páscoa
Marca tem ações que miram na indulgência do chocolate e prepara merchandisign integrado de três dias em programas da Globo
Bauducco reforça estratégia para ganhar protagonismo na Páscoa
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Giovana Oréfice
25 de março de 2021 - 6h00
Para a maioria, a Páscoa é sinônimo dos ovos de chocolate – mas a Bauducco quer mudar essa percepção. A aposta da marca para a data de varejo são as colombas pascais, e neste ano, as ações giram em torno da Chocolomba, produto lançado em 2020 similar ao Chocotone, líder das festas de Natal. A marca aumentou investimentos em publicidade (é atendida pela CP+B) e, desde o dia 20 de março, está presente com ações nas plataformas digitais e uma estratégia de merchandising com os principais apresentadores do Grupo Globo, a partir desta sexta-feira, 26.
Sob o mote “Toda fatia é especial”, a Bauducco deseja reforçar a indulgência do período da Páscoa atrelada ao formato de pomba que as colombas têm, ressaltando que cada pessoa corta o produto de um jeito e que isso remete à individualidade e peculiaridade dos integrantes de uma família. A campanha ressalta também o reposicionamento da marca apresentado ao público no final do ano passado: até então, a marca se sustentava sob o slogan “Da família Bauducco para a sua família”, substituído por “Bauducco, um sentimento chamado família”.
Visando atingir um público mais jovem, a empresa está concentrando esforços em conteúdos nas mídias sociais como Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. No Twitter, por exemplo, foi criada a hashtag #ChocolombaDay, tanto para reforçar o produto como um alimento compartilhável e que pode ser visto como uma comfort food, quanto para salientar o sentimento de alto nível de indulgência. Foram convidados também influenciadores como Eliana e João Guilherme, instigados a dizer qual fatia os representa.
André Britto, diretor de marketing da Bauducco, afirma que a presença digital da marca é também uma estratégia de quebrar a percepção de que a Bauducco é uma empresa tradicional. “A Bauducco é uma marca que tem muita tradição, mas que não queremos que seja vista como tradicional, e a Páscoa nos ajuda nesse sentido”, afirma. Segundo ele, a campanha acontece em um momento de fôlego em que há inovação e portfólio consistente para sustentar as ações. Além da Chocolomba, a Bauducco conta também com os Chocobiscuits e pães de mel.
O merchandising integrado na TV Globo é a grande aposta para ter alta cobertura em um curto espaço de tempo. A partir desta sexta-feira, 26, a ação começará no programa da Ana Maria Braga – em que a apresentadora irá divulgar a Chocolomba e dar seu depoimento sobre a ideia central da campanha, de que “Cada fatia é especial” -, e “passará” a colomba de chocolate adiante para Fátima Bernardes, no Encontro. Ao todo, participarão da ativação seis influenciadores da emissora, incluindo Patricia Poeta, Luciano Huck, Serginho Groisman e Faustão.
“Ter um canal que ajude a massificar a mensagem em um curto espaço de tempo, com os apresentadores emprestando o próprio depoimento pessoal, cria condições para que a gente ganhe escala rapidamente”, comenta Britto. A empresa espera atingir cerca de 100 milhões de espectadores ao longo de três dias, até domingo, 28.
Consumidor em foco
Para incentivar o consumidor da Bauducco a ocupar o posto de protagonismo, a empresa fará campanhas na plataforma do Tudo Gostoso para intensificar a presença da marca no universo de receitas. Será realizada a entrega de mídia e newsletter para a base do portal e uma live com Gabriel Frazão, cozinheiro oficial do Tudo Gostoso.
“O histórico de comunicação da nossa marca passou ao redor da cozinha Bauducco”, lembra o diretor de marketing. “Essa mudança de comportamento coloca o consumidor mais em foco. A gente não quer falar sobre a nossa cozinha, mas estimular o cliente para que faça e crie conteúdo, sendo o protagonista”, acrescenta.
O futuro da Páscoa Bauducco
A ação unificada do digital com a televisão representa para a Bauducco a expectativa de crescimento duplo dígito em relação a 2020, ano em que a empresa registrou aumento de 30% em vendas na Páscoa. Segundo Britto, a mesma projeção se estende para os próximos cinco e dez anos. Além disso, há a pretensão de crescimento também nos canais de e-commerce, que em 2019 foi de 60%. Ele ressalta, ainda, que a marca pretende consolidar no imaginário do consumidor a tradição da Bauducco com as colombas pascais, assim como ocorre no Natal, com os panetones.
“A Páscoa muitas vezes foi coadjuvante, agora queremos que ela seja protagonista. Todos os nossos esforços de comunicação, marketing e desenvolvimento de produto e inovação estão sendo realizados para que esse período do ano ganhe relevância”, diz. “Queremos ser um player tão relevante quanto as empresas que oferecem os ovos de chocolate”, acrescentou. Para endossar a expectativa, André Britto destaca que os produtos Bauducco são democráticos, com preços que vão de R$ 5 a R$ 30.
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