Cacau Show, O Boticário e McDonald’s lideram ranking de franquias do Brasil
Associação Brasileira de Franchising aponta Cacau Show, O Boticário e McDonald’s, mais uma vez, como as maiores do setor
Cacau Show, O Boticário e McDonald’s lideram ranking de franquias do Brasil
BuscarCacau Show, O Boticário e McDonald’s lideram ranking de franquias do Brasil
BuscarAssociação Brasileira de Franchising aponta Cacau Show, O Boticário e McDonald’s, mais uma vez, como as maiores do setor
Meio & Mensagem
6 de fevereiro de 2025 - 12h22
Cacau Show lidera o ranking de franquias do Brasil, com mais de 4 mil lojas (Crédito: Reprodução/Facebook)
Cacau-Show, O Boticário e McDonald’s lideram, por mais um ano, o ranking das maiores redes de franquias do Brasil, de acordo com relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Divulgado nessa quarta-feira, 5, a nova edição do ranking refere-se ao ano de 2024 e registra um aumento geral nas operações do setor: todas as 50 empresas que compõem o ranking possuem mais de 400 operações no País.
De acordo com a ABF, o setor de franquias teve um crescimento nominal de 13,5% em 2024, alcançando o montante de R$ 273,083 bilhões. Esse aumento superou as projeções de crescimento apontadas anteriormente para o ano, que figuravam na casa de 10%.
Somente no quarto trimestre do ano passado, o setor de franquias cresceu 11,3%. Entre as explicações dadas pela Associação para a expansão do estão a baixa histórica dos níveis de desemprego, o aumento da massa salarial, bem como o crescimento do poder de compra das famílias.
A ABF divulgou o ranking das maiores franquias do País e sua respectiva quantidade de operações. Em relação à lista do ano passado, não houve mudança no pódio: Cacau Show, O Boticário e McDonald’s mantiveram, nessa ordem, as três primeiras posições.
As demais empresas que figuram no top 10 do ranking das maiores franquias do Brasil também estavam entre as dez maiores no ano passado, com exceção de BR Mania e de Shell Select, que ocupam a nona e décima posições, respectivamente.
Entre as 50 maiores franquias do Brasil, 88% são marcas brasileiras e o formato predominante de operação é o de lojas, com 92% de participação. Entre os segmentos, os que prevalecem entre as maiores são Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda.
Veja, abaixo, a lista das 50 maiores franquias do Brasil e sua quantidade de operações, segundo a ABF:
As 50 maiores franquias do Brasil | ||
Franquia | Operações | |
1º | Cacau Show | 4661 |
2º | O Boticário | 3746 |
3º | McDonald’s | 2704 |
4º | Colchões Ortobom | 2387 |
5º | Lubrax + | 1685 |
6º | Odontocompany | 1577 |
7º | AM/PM | 1450 |
8º | Óticas Carol | 1408 |
9º | BR Mania | 1310 |
10º | Shell Select | 1264 |
11º | Burger King Brasil | 1238 |
12º | Chilli Beans | 1236 |
13º | CVC Brasil | 1196 |
14º | Óticas Diniz | 1179 |
15º | Jet Oil | 1145 |
16º | Oggi Sorvetes | 1109 |
17º | Bob’s | 1018 |
18º | Wizard by Pearson | 1015 |
19º | Natura | 984 |
20º | Correios | 944 |
21º | Chiquinho Sorvetes | 921 |
22º | Help! Loja de Crédito | 826 |
23º | Lupo | 806 |
24º | Espaçolaser | 801 |
25º | Kopenhagen | 793 |
26º | CNA | 768 |
27º | Casa do Cosntrutor | 737 |
28º | Fisk Centro de Ensino | 730 |
29º | Hering Store | 667 |
30º | Mercadão dos Óculos | 662 |
31º | CCAA | 640 |
32º | Remax | 623 |
33º | Localiza | 605 |
34º | Decor Colors | 601 |
35º | 5aSec | 578 |
36º | Havaianas | 574 |
37º | The Best Açaí | 573 |
38º | Splash | 564 |
39º | Cresci e Perdi | 559 |
40º | Empório Mineiro Cheirin Bão | 553 |
41º | Casa de Bolos | 537 |
42º | Milk Moo Milkshakes | 518 |
43º | Mais1 | 502 |
44º | Chocolates Brasil Cacau | 469 |
45º | KNN Idiomas | 456 |
46º | Lavateria | 452 |
47º | Arezzo | 430 |
48º | Clube Melissa | 422 |
49º | Oral Sin Implantes | 420 |
50º | Fini | 400 |
Compartilhe
Veja também
C&A reforça compromisso com diversidade e impacto positivo
Em comunicado, a varejista reiterou suas metas públicas relacionadas à DE&I e iniciativas em circularidade, energia renovável, entre outros
Pedro Scooby integra time de atletas do OnlyFans
Perfil do surfista na plataforma não terá relação com conteúdo adulto, mas sim, com conteúdos que mostrem os bastidores da sua vida de atleta,