Coca-Cola é a marca mais escolhida no mundo pelo 10º ano consecutivo
Brand Footprint, da Kantar revela que as famílias do mundo todo concentraram suas escolhas em apenas 55 marcas em 2021
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A Coca-Cola continua sendo a marca mais escolhida pelos consumidores de todo o mundo pelo décimo ano consecutivo, de acordo com o relatório anual da Kantar, Brand Footprint. Durante o ano de 2021, a marca foi adquirida pelos consumidores 6,6 bilhões de vezes em todo o mundo, o que representa um aumento de 3% em relação à 2020, com base nas vendas de FMCG (mercado de bens de consumo massivo). A Coca também ficou em primeiro lugar no ranking do mercado nacional em 2021.
Assim como a Coca, em segundo no lugar no ranking de marcas mais escolhidas permanece a Colgate, 57,3% do mundo a comprando pelo menos uma vez por ano. Após um ano, a Maggi retorna ao terceiro lugar entre as marcas mais escolhidas pelos consumidores de todo o mundo. Ao todo, a marca foi comprada 3,4 bilhões de vezes em 2021, o que representa uma alta de 11% ano a ano, tendo o maior aumento de penetração global (1%) do que qualquer marca. Isso aconteceu devido ao aumento em nove de seus dez maiores mercados, sendo que, em dois deles, Índia e Filipinas, a marca ganhou pontos de penetração de +3,3% e +3,2%, respectivamente.
O estudo revelou que as famílias do mundo todo concentraram consistentemente suas escolhas em apenas 55 marcas em 2021 e que fizeram 416 bilhões de escolhas de marcas, alta de 1,4% em relação ao ano anterior. As 10 principais marcas globais representaram 7,4% de todas as compras (crescimento de 3,2% ano a ano), enquanto as 50 principais marcas globais representaram 17,2% (alta de 1,8% ano a ano). Close-Up e Cheetos são as marcas mais recentes a entrarem no clube ‘um bilhão’, sendo compradas mais de um bilhão de vezes no ano. De acordo com o relatório, 28 marcas já atingiram esse marco, contra 16 em 2012.
Guillaume Bacuvier, CEO da divisão Worldpanel da Kantar, afirma que na última década, as maiores marcas aumentaram seu alcance global em 11%, em comparação com 8% para o Top 50 como um todo. “Para se tornar uma potência global as marcas precisam atingir alguns objetivos cada vez mais difíceis. É necessária uma taxa de penetração global de pelo menos 30% para se juntar às dez principais marcas globais, juntamente com uma frequência de compra de pelo menos seis vezes por ano”, completa o CEO, em nota.
Segundo o Global Thought Leadership Director da Divisão Worldpanel da Kantar, Benjamin Cawthray, a 10ª edição do relatório Brand Footprint fornece três verdades fundamentais sobre a compra de produtos de consumo massivo: o número de marcas que os compradores adquirem permaneceu consistente ao longo da década, com as famílias escolhendo apenas 55 delas; aumentar a taxa de penetração na vida das famílias é a melhor maneira de crescer e a única forma de fazê-lo consistentemente ano após ano; e por último, o sucesso para marcas pequenas significa aumentar a penetração doméstica em 0,5% ao ano, e para marcas mais estabelecidas 1,5%.
Top 25 Marcas FMCG mais escolhidas globalmente em 2021
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