As collabs mais inusitadas – e estratégicas – de 2024
Bauducco e Cimed, Risqué e Doritos e Boticário com Paçoca Amor são algumas das parcerias que geraram produtos para captar a atenção dos consumidores de diferentes universos ao longo do ano
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Bárbara Sacchitiello
12 de dezembro de 2024 - 12h33
As collabs já se tornaram, há tempos, uma estratégia de marketing interessante para as marcas pela capacidade de atrair fãs e consumidores de dois diferentes universos. Por isso, os lançamentos de produtos que combinam alimentos e vestuário, maquiagem e doces, por exemplo, têm se tornado cada vez mais comuns.
Além de ser uma estratégia interessante de marketing e negócios, as collabs permitem às marcas brincar com a criatividade, apresentado ao público combinações até então improváveis.
Veja, abaixo, algumas das collabs lançadas em 2024:
O hidratante labial Carmed, da farmacêutica Cimed já é, por si só, um case de marketing por ter conseguido tornar o produto um hit, impulsionado, sobretudo, pela parceria com artistas e outras marcas.
Uma delas, que chamou a atenção pela combinação inusitada, foi a parceria entre Carmed e Burger King, anunciada no dia 1º de abril. Apesar de ter sido criada como uma brincadeira pelo Dia da Mentira, a collab, de fato, apresentou ao público um hidratante labial com aroma de hamburguer “grelhado no fogo”. O produto foi distribuído nas unidades do Burger King.
A Arcor decidiu levar sua bala 7Belo aos pés das consumidoras ao lançar uma collab junto à Grendene, em novembro. As marcas criaram uma linha de sandálias da Zaky, marca jovem da fabricante de calçados, com a ideia de reproduzir as cores e embalagens das balas.
Chocolate e café não são uma combinação tão improvável assim, mas a Nestlé decidiu aproximar ainda mais esses universos em outubro, quando apresentou ao cápsula Chococcino Dolce Gusto KitKat. O produto tem sabor com notas de wafer e cacau e foi disponibilizado no e-commerce da marca e também nos pontos de venda de todo o Brasil.
Um dos mais tradicionais produtos da época do Natal decidiu explorar o universo da maquiagem. A Carmed e a Bauducco lançaram, em novembro, o Carmed Chocottone, versão do hidratante labial que prometia trazer o aroma do chocolate. A ideia, segundo as marcas, era proporcionar uma experiência diferente ao público, atrelada ao clima natalino.
“Vem pro Sol” é nome da coleção que marcou a primeira collab entre a marca de protetores solares Sundown e a de calçados AnaCapri, que pertence ao conglomerado Azzas 2154.
A linha inclui chinelos, sandálias rasteiras, papetes, tênis, bonés, bolsas, nécessaires e cangas e a coleção pode ser comprada pelo site da Anacapri e em todas as lojas físicas da marca. Essa foi a primeira collab da história de Sundown.
O cheirinho da Paçoca Amor foi o aroma escolhido pelo Boticário para a linha de maquiagens Amor Sings, que fez parte da categoria Intense. Lançada em fevereiro, a collab entre a marca de beleza e a Arcor apresentou ao público batons e um iluminador multifuncional.
Embora carregue a palavra pimenta em seu nome, a Chilli Beans ainda não havia explorado a categoria de molhos até agosto deste ano, quando apresentou uma collab com a Knorr. A linha de molhos crida pelas duas marcas apresentou uma combinação entre as pimentas jalapeño, vermelha e malagueta.
Duas empresas de universos bem diferentes decidiram unir forças em uma collab que apresentou ao público uma coleção de oito esmaltes Risqué com cores e estilos que, de alguma forma, se apropriassem do universo de Doritos. A estratégia foi elaborada pela PepsiCo, proprietária de Doritos, e a Coty, dona de Risqué, com trabalho da Ampfy.
Outra collab que chamou a atenção neste ano foi a firmada entre Coca-Cola e Mondelez para a criação de dois produtos: Oreo Coca-Cola Biscoito Recheado e a Coca-Cola Oreo sem Açúcar.
As criações, que combinam os sabores do refrigerante e do biscoito, chegaram ao mercado brasileiro em setembro e foram lançadas em 21 países das Américas.
A Netflix já havia explorado o potencial das collabs em parcerias feitas para impulsionar a divulgação de algumas de suas séries e produções originais. Agora, o foco da plataforma de streaming é promover a segunda temporada de Round 6, continuação de uma das séries de maior sucesso de seu catálogo.
Para isso, a plataforma de streaming uniu-se à Crocs para criar um calçado com diversas referências das provas e elementos da série sul-coreana.
O Burger King decidiu explorar a parceria com outras marcas neste ano e, recentemente, colocou no mercado uma coleção de glosses criados junto à Mari Maria Makeup, marca da influenciadora e empresária de beleza Mari Maria.
Três versões foram disponibilizadas para os consumidores: Fire Kiss Furioso, na cor vermelha e que faz referência ao Molho Furioso do Whopper; o Ice Kiss Brownie, com a cor marrom escuro e aroma de brownie e, por fim, o Ice Kiss Pistache, na cor verde e com aroma de pistache, ambos remetendo à sobremesas do cardápio de Burger King.
O universo dos personagens infantis segue como um dos preferidos para a elaboração de collabs pelas marcas. Neste fim de ano, a Piccadilly resgatou a memória afetiva dos fãs de Ursinhos Carinhosos na nova coleção Marshmallow.
Em seis cores, os chinelos representam o estilo de alguns dos personagens mais famosos do desenho clássico dos anos 1980.
A saga Harry Potter segue rendendo frutos – e negócios. Neste ano, a Quem Disse, Berenice?, do Grupo Boticário, explorou o universo do bruxo em uma linha de maquiagens com diversos produtos, de paleta de sombras a pincéis, iluminadores, batons e demaquilante. Cada item se apropriou de nomenclaturas, cores e símbolos do universo da história, que marcou a primeira collab de Harry Potter criada na América Latina.
Já que praia, maiôs, biquinis combinam com sorvetes e refrescância, o Grupo Hope e a rede de sorveterias Bacio di Latte se uniram para colocar no mercado a coleção de moda praia da Hope Resort, marca do grupo.
Os produtos são inspirados nas cores e sabores da gelateria, como o verde de Pistache, rosa do Creme de Morango, amarelo do Creme de Maracujá e branco do sabor Bacio di Latte.
As sandálias emborrachadas encontraram o mercado de luxo na collab realizada entre Havaianas e Dolce & Gabbana. Os quatro modelos desenvolvidos pelas duas empresas foram lançados em julho e voltaram às lojas agora em dezembro, como estratégia para o período de fim de ano.
Além da parceria com Risqué, Doritos também explorou combinações com marcas do segmento de alimentos. Com a Heinz, a fabricante de snacks criou dois novos sabores: Doritos Ketchup e Doritos Mostarda.
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