Desenvolvimento sustentável: o que é, importância e exemplos
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Meio & Mensagem
7 de julho de 2023 - 19h00
Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as demandas atuais sem comprometer os recursos e as necessidades das gerações futuras.
Na prática, isso significa desenvolver ações voltadas ao uso consciente de recursos, com o objetivo de preservá-los e não esgotá-los para o futuro.
As empresas exercem um papel fundamental neste processo, uma vez que a produção pode ter impactos no meio ambiente.
Essa temática tem ganhado espaço no mercado e vem se transformando em uma prioridade para investidores e consumidores, que buscam cada vez mais marcas ambientalmente responsáveis.
Segundo levantamento da ModaComVerso, divulgado em Meio & Mensagem, 80% dos consumidores afirmam que deixariam de comprar um produto de marcas envolvidas em acusações relacionadas a causas sociais.
Por outro lado, 76% dos entrevistados pagariam mais por itens de empresas comprometidas com pautas socioambientais.
Diante desse cenário, aplicar a sustentabilidade na gestão da organização tem se tornado um passo importante para manter o diferencial competitivo, atrair e fidelizar clientes.
O que é desenvolvimento sustentável?
O conceito de desenvolvimento sustentável se refere à capacidade de equilibrar o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente, por meio de ações mais conscientes.
Essas práticas consideram o consumo responsável dos recursos naturais, partindo do princípio de que eles são finitos, e buscam maneiras de reduzir os impactos ambientais gerados ao longo do processo produtivo.
A partir disso, as empresas levam em conta o contexto socioambiental para planejar o seu desenvolvimento econômico.
Com isso, focam em ações sustentáveis, capazes de promover a responsabilidade social e ambiental, que garantem reflexos não apenas no desenvolvimento da organização, mas também da sociedade como um todo.
Princípios do desenvolvimento sustentável
O desenvolvimento de forma sustentável se baseia em três pilares, que podem servir como guia para o planejamento das empresas.
Aliado aos princípios ESG, esses pilares podem ser aliados na busca por um crescimento sustentável, que busca harmonizar os avanços econômicos e a preservação ambiental.
Conheça os três princípios e suas características.
Ambiental
O princípio ambiental é pautado no uso racional dos recursos naturais e nas ações voltadas à redução dos impactos gerados pela produção no meio ambiente, bem como para o combate aos efeitos de mudanças climáticas.
Para isso, esse pilar foca em ações direcionadas ao uso de fontes de energias renováveis, desenvolvimento de produtos recicláveis e redução de emissões de gases do efeito estufa, por exemplo.
Econômico
Um dos principais objetivos do desenvolvimento sustentável é alinhar o progresso econômico à responsabilidade ambiental, por isso um dos seus princípios é voltado à economia.
O objetivo deste pilar é promover o crescimento econômico sustentável, com ações de diversidade e inclusão nas empresas, garantindo também a equidade na geração de emprego e renda.
A economia circular é um exemplo de práticas desenvolvidas no princípio econômico, que também está alinhado ao pilar ambiental.
O conceito prioriza um melhor aproveitamento dos recursos durante a fabricação, com objetivo em reduzir custos e minimizar o desperdício de materiais.
Social
O pilar social tem como foco as ações e projetos destinados para o desenvolvimento da comunidade na qual a empresa atua.
Para isso, o princípio preza pela garantia dos direitos humanos, da igualdade de gênero e da justiça social.
Alguns exemplos de ações neste pilar são a atuação de marcas em projetos sociais, como programas de educação, inclusão e conscientização, bem como políticas internas voltadas ao desenvolvimento e a valorização dos colaboradores.
Quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável?
O principal objetivo de aplicar um desenvolvimento focado na sustentabilidade é reduzir os impactos socioambientais das organizações, mas isso pode se estender a outras áreas, como a econômica.
Para orientar empresas e governos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou 17 metas globais voltadas ao bem-estar social e ambiental, chamadas de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O documento, criado em 2015, traz uma série de metas para garantir esse desenvolvimento até 2030. Dentre elas, estão:
– manter padrões de produção e consumo responsáveis;
– assegurar a disponibilidade de energia acessível e limpa;
– promover o crescimento econômico sustentável e inclusivo;
– desenvolver ações voltadas ao combate das mudanças climáticas;
– proporcionar igualdade de gênero e combater a desigualdade social.
O que as marcas estão fazendo para a sustentabilidade?
As ações das marcas para alcançar o crescimento sustentável tem se fortalecido conforme as pautas associadas ao tema ganham destaque no mercado.
Desenvolvimento de embalagens sustentáveis, políticas de logística reversa e reaproveitamento de materiais são alguns pontos trabalhados pelas empresas.
A Malwee, por exemplo, lançou uma coleção de roupas sustentáveis. Intitulada Des.a.fio, a linha tem 85% da matéria-prima vinda de roupas usadas e 15% de fibra pet, produzida a partir de garrafas descartadas.
Entre 2022 e 2023, a marca transformou mais de 4 toneladas de roupas recicladas em malha e moletons para a nova coleção.
Outro exemplo é a campanha da Coca-cola lançada recentemente, que leva o nome de “Somos Muitos”. O objetivo é fortalecer a conscientização sobre a preservação da água, promover o empoderamento econômico e incentivar a cultura de economia circular.
Confira a divulgação da campanha:
3 exemplos de desenvolvimento sustentável
As campanhas, políticas e práticas adotadas pelas marcas têm um papel fundamental na abordagem da importância do desenvolvimento sustentável.
Existem exemplos de empresas que implementaram ações para alcançar esse equilíbrio entre crescimento econômico e desenvolvimento socioambiental, como os destacados abaixo.
Unilever
A Unilever tem ações sustentáveis voltadas para os três princípios do conceito, que envolvem planos para zerar emissões líquidas até 2039 e meta de transformar todos os produtos em biodegradáveis até 2030.
Outro ponto é relacionado a matéria-prima. Segundo a marca, 67% da matéria-prima de agricultura são de fornecedores sustentáveis.
Pantys
Fundada em 2017, a Pantys, marca de calcinhas absorventes, surgiu com o objetivo de criar um produto reutilizável e, com isso, reduzir o uso de absorventes descartáveis.
Além disso, a empresa tem um programa de doações de calcinhas para ONGs ou projetos parceiros. Cada compartilhamento de clientes nas redes sociais com fotos dos produtos resulta em uma calcinha doada.
Renner
Assim como a Unilever, a Renner também se compromete a adotar uma cadeia de fornecimento com certificação socioambiental. Além disso, a marca tem 80% de roupas sustentáveis em sua produção atual, identificadas pelo Selo Re.
O algodão utilizado pela marca, por exemplo, é considerado responsável. 99,15% do material é orgânico, agroecológico ou reciclado.
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