Elo reposiciona marca com foco em brasilidade
Com campanha institucional, Elo inaugura novo posicionamento voltado para a classe C com estratégia baseada em produtos e patrocínios
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Giovana Oréfice
22 de junho de 2023 - 12h43
Miguel Vicente, o Miguelzinho, é o protagonista da campanha institucional “Elo, o cartão do brasileiro”. A ação faz parte da estratégia de inauguração do novo momento da marca que está por vir: a aproximação da classe C, salientando a cultura e o ritmo do povo brasileiro, bem como a nacionalidade da empresa.
O filme de 30 segundos estreia nesta quinta-feira, 22, no intervalo da novela das 21h da TV Globo. Ademais, terá ações exclusivas para as redes sociais e ambiente digital.
Mel Pedroso, CMO da Elo, lembra que, na fase de planejamento da campanha, houve a assertividade de elaborar uma ação que refletisse a essência da população brasileira e suas inúmeras nuances. Ao mesmo tempo, uma das intenções era transmitir emoção e orgulho de pertencer ao País. Miguelzinho, jovem sambista natural da periferia de Itaperuna, no Rio de Janeiro, foi o resultado da busca do ineditismo e da referência cultural que Elo precisava para este novo momento.
Criada em colaboração com a AlmapBBDO e produzida pela Surreal Hotel Arts, a campanha posiciona a marca com a mensagem “o Elo entre acreditar e chegar lá”. Ademais, Elo buscou a diversidade para estar também por trás das câmeras para representar a população brasileira, entre aspectos raciais, de gênero e PCD, por exemplo. Aisha Mbikila, multiartista, modelo e ativista social brasileira esteve à frente da direção. A aprovação das peças também passou pela avaliação de diversos fóruns e grupos relacionados à diversidade dentro e fora da empresa.
A missão do reposicionamento teve início a partir da análise da base atual de 43 milhões de clientes. Ela é composta, sobretudo, por pessoas da classe C. Os planos giram em torno da ampliação do valor da plataforma de benefícios e produtos, agora direcionadas para ter maior foco em preço. “Queremos agregar essas ofertas para o público. Para eles é muito mais importante o que chamamos de good value for money”, detalha a CMO. Entre os exemplos citados, o destaque vai para os descontos. Apesar disso, é importante salientar que a companhia continuará a atender as classes A e B.
“Neste primeiro momento, estamos reposicionando a marca, assinando como o cartão do brasileiro e trazendo o Miguel para gerar, principalmente, sentimento”, pontua a CMO. Segundo Mel, aumentar o sentimento positivo da marca contribui para o ganho de market share ao longo do tempo. Hoje, esse índice é de cerca de 11%. Entre as ambições, não é necessariamente o crescimento em market share, mas aumentar o uso dos benefícios dos clientes que já estão na base.
XP apresenta novo posicionamento de marca
“Não queremos o Miguel só como garoto-propaganda. Ele é um brasileiro que nos representa muito em diferentes atributos”, comenta Mel. O comprometimento contínuo com Miguelzinho vem em forma de patrocínio. Ao longo de três anos, Elo estará à frente do desenvolvimento da carreira do jovem, suprindo não só os esforços relacionados aos estudos, como matrícula e mensalidade em escola particular, aulas de canto e cavaquinho, como também cobrindo despesas familiares, como moradia.
Durante este período, os clientes e público em geral poderão acompanhar o storytelling e crescimento de Miguelzinho nas plataformas digitais.
Há ainda uma mudança na plataforma de patrocínios da bandeira Elo com o apoio a eventos de música de acordo com a preferência nacional. A marca esteve junto a Thiaguinho em seu evento Tardezinha, com vantagens e condições exclusivas e sorteios de ingressos. Elo está presente também no show Amigos – A última estrada, show que reúne os cantores sertanejos Chitãozinho e Xororó, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano.
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