Elo reposiciona marca com foco em brasilidade
Com campanha institucional, Elo inaugura novo posicionamento voltado para a classe C com estratégia baseada em produtos e patrocínios
Elo reposiciona marca com foco em brasilidade
BuscarElo reposiciona marca com foco em brasilidade
BuscarCom campanha institucional, Elo inaugura novo posicionamento voltado para a classe C com estratégia baseada em produtos e patrocínios
Giovana Oréfice
22 de junho de 2023 - 12h43
Miguel Vicente, o Miguelzinho, é o protagonista da campanha institucional “Elo, o cartão do brasileiro”. A ação faz parte da estratégia de inauguração do novo momento da marca que está por vir: a aproximação da classe C, salientando a cultura e o ritmo do povo brasileiro, bem como a nacionalidade da empresa.
O filme de 30 segundos estreia nesta quinta-feira, 22, no intervalo da novela das 21h da TV Globo. Ademais, terá ações exclusivas para as redes sociais e ambiente digital.
Mel Pedroso, CMO da Elo, lembra que, na fase de planejamento da campanha, houve a assertividade de elaborar uma ação que refletisse a essência da população brasileira e suas inúmeras nuances. Ao mesmo tempo, uma das intenções era transmitir emoção e orgulho de pertencer ao País. Miguelzinho, jovem sambista natural da periferia de Itaperuna, no Rio de Janeiro, foi o resultado da busca do ineditismo e da referência cultural que Elo precisava para este novo momento.
Criada em colaboração com a AlmapBBDO e produzida pela Surreal Hotel Arts, a campanha posiciona a marca com a mensagem “o Elo entre acreditar e chegar lá”. Ademais, Elo buscou a diversidade para estar também por trás das câmeras para representar a população brasileira, entre aspectos raciais, de gênero e PCD, por exemplo. Aisha Mbikila, multiartista, modelo e ativista social brasileira esteve à frente da direção. A aprovação das peças também passou pela avaliação de diversos fóruns e grupos relacionados à diversidade dentro e fora da empresa.
A missão do reposicionamento teve início a partir da análise da base atual de 43 milhões de clientes. Ela é composta, sobretudo, por pessoas da classe C. Os planos giram em torno da ampliação do valor da plataforma de benefícios e produtos, agora direcionadas para ter maior foco em preço. “Queremos agregar essas ofertas para o público. Para eles é muito mais importante o que chamamos de good value for money”, detalha a CMO. Entre os exemplos citados, o destaque vai para os descontos. Apesar disso, é importante salientar que a companhia continuará a atender as classes A e B.
“Neste primeiro momento, estamos reposicionando a marca, assinando como o cartão do brasileiro e trazendo o Miguel para gerar, principalmente, sentimento”, pontua a CMO. Segundo Mel, aumentar o sentimento positivo da marca contribui para o ganho de market share ao longo do tempo. Hoje, esse índice é de cerca de 11%. Entre as ambições, não é necessariamente o crescimento em market share, mas aumentar o uso dos benefícios dos clientes que já estão na base.
XP apresenta novo posicionamento de marca
“Não queremos o Miguel só como garoto-propaganda. Ele é um brasileiro que nos representa muito em diferentes atributos”, comenta Mel. O comprometimento contínuo com Miguelzinho vem em forma de patrocínio. Ao longo de três anos, Elo estará à frente do desenvolvimento da carreira do jovem, suprindo não só os esforços relacionados aos estudos, como matrícula e mensalidade em escola particular, aulas de canto e cavaquinho, como também cobrindo despesas familiares, como moradia.
Durante este período, os clientes e público em geral poderão acompanhar o storytelling e crescimento de Miguelzinho nas plataformas digitais.
Há ainda uma mudança na plataforma de patrocínios da bandeira Elo com o apoio a eventos de música de acordo com a preferência nacional. A marca esteve junto a Thiaguinho em seu evento Tardezinha, com vantagens e condições exclusivas e sorteios de ingressos. Elo está presente também no show Amigos – A última estrada, show que reúne os cantores sertanejos Chitãozinho e Xororó, Leonardo, Zezé Di Camargo e Luciano.
Compartilhe
Veja também
Ambev investe em infraestrutura e cultura para celebrar os 25 anos
Aporte de R$ 1 bilhão em infraestrutura e edital de R$ 40 milhões para projetos de cultura e entretenimento exaltando a brasilidade fazem parte da festa, iniciada em 2024
Em homenagem a Gracyanne Barbosa, Méqui turbina Egg Burger
Pegando carona nos memes sobre os 40 ovos consumidos diariamente pela fisiculturista, participante do BBB 25, rede de fast food personaliza sanduíche com até dez ovos