Grupo Boticário muda fachada de lojas em prol do empreendedorismo feminino
Iniciativa faz parte de campanha em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino; temática é uma das trabalhadas pela empresa no escopo do ESG
Grupo Boticário muda fachada de lojas em prol do empreendedorismo feminino
BuscarGrupo Boticário muda fachada de lojas em prol do empreendedorismo feminino
BuscarIniciativa faz parte de campanha em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino; temática é uma das trabalhadas pela empresa no escopo do ESG
Giovana Oréfice
18 de novembro de 2024 - 9h13
Nesta terça-feira, 19, é comemorado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino – uma das datas mais importantes para o calendário do Grupo Boticário. Por isso, a fim de celebrar e dar visibilidade à causa, o Grupo alterou a fachada de algumas das lojas de O Boticário com o nome das franqueadas.
A ação é uma forma de homenagear mulheres importantes para os negócios do Grupo: há mais de 40 anos, as franquias da marca foram iniciadas por empreendedoras e hoje elas são 63% à frente dos negócios em todo o Brasil. Além disso, 70% da base de clientes do Grupo são mulheres. “Há a crença de que a força e o poder feminino fazem a diferença na construção de um negócio de sucesso e temos isso como premissa da marca há 47 anos”, afirma Renata Gomide, VP de marketing do Grupo Boticário.
Ao todo, cinco franqueadas participarão da ação – uma em cada região do Brasil. Para a escolha das empreendedoras, a companhia levou em consideração a história, conexão com a marca, relação de longa data e impacto das franqueadas selecionadas nos negócios da empresa. Regina Ribeiro, por exemplo, é uma delas. A empreendedora abriu a primeira loja por incentivo da irmã na década de 1980 e hoje atua na gestão de 16 unidades junto às filhas.
“Se a gente não entende o nosso papel como uma marca brasileira de capital fechado, de R$ 30 bilhões e que está na casa de todos os brasileiros, e se não entendemos que nossa responsabilidade vai muito além de vender produto, nossos negócios não fazem sentido”, afirma a VP. De acordo com o Relatório ESG 2023 da empresa, 60% do quadro geral de colaboradores é composto por mulheres. Já em cargos de liderança, elas são mais da metade (56%).
A causa é um dos pilares da atuação do Grupo Boticário na agenda ESG. “Não é um olhar carinhoso para o social, é um olhar estruturante”, aponta a executiva. A VP aponta que o Grupo busca, neste sentido, gerar resultados por meio das práticas, conectadas com o impacto nos negócios e que auxiliam a companhia a se manter na vanguarda.
Essa é a primeira vez que uma ação voltada ao empreendedorismo feminino é orientada pelo marketing. Além dos desdobramentos em conteúdo nas redes sociais do grupo e da marca, a campanha envolve uma landing page para disseminar também outros projetos da companhia na temática.
Por meio do Instituto Grupo Boticário, a organização conta com o Empreendedoras da Beleza, iniciativa que oferece cursos gratuitos para capacitação na área. No ano passado, o programa gerou 150 mil oportunidades para participantes. O Grupo conta com a meta de criar, até 2030, um milhão de oportunidades para transformar a vida das pessoas, promovendo a participação em programas de desenvolvimento social focados em empreendedorismo e/ou capacitação profissional.
Além disso, internamente, a luz sobre o empreendedorismo também é tido como pular estratégico. A VP explica grupo busca incentivar seus colaboradores a serem intraempreendedores para o negócio. Por isso, criar e incentivar ambientes de trabalho seguros, encorajadores e suscetíveis ao erro, segundo Renata, é essencial.
Para a VP de marketing do grupo, 2024 foi o ano de maior conexão com os consumidores. Isso aconteceu por meio de produtos e demais movimentos promovidos ao longo dos últimos meses. “A conexão com a marca não acontece em uma Black Friday, ou no Natal e Dia das Mães, mas sim em décadas. O que colhemos agora não é uma estratégia a curto prazo”, diz. O Natal e Dia das Mães são, de fato, as principais datas para a empresa.
Segundo Renata, há um otimismo voltado para o terceiro trimestre, com uma continuação da aceleração não apenas em vendas, mas para a conexão gerada junto aos clientes.
Compartilhe
Veja também
Banco do Brasil recria faces de personalidades negras
Instituição financeira utilizou IA para recriar as faces de Maria Felipa, Tereza de Benguela e Luiza Mahin que eram retratadas sem rosto
São Silvestre atrai marcas para 2024 e já prepara a 100ª edição
Tradicional corrida de rua bate recorde de participação de marcas neste ano e já prepara as celebrações dos 100 anos, que serão celebrados em 2025