Assinar

Habilitação e carro despertam menos interesse entre a geração Z

Buscar

Habilitação e carro despertam menos interesse entre a geração Z

Buscar
Publicidade
Marketing

Habilitação e carro despertam menos interesse entre a geração Z

Pesquisa realizada pela Localiza&CO buscou analisar as diferentes gerações no que tange à obtenção da carteira nacional de habilitação


13 de março de 2025 - 10h19

carros geração Z

(Crédito: Shutterstock)

Pela primeira vez em 20 anos, o meio de transporte individual (carro, moto e veículo por aplicativo) superou o coletivo (ônibus, metrô e trem). Essa é a análise feita pela pesquisa Origem e Destino do Metrô de São Paulo, divulgada em fevereiro deste ano.

Apesar de o transporte público ainda ser amplamente utilizado pela maioria dos paulistas, a preferência por veículos particulares tem crescido nas últimas décadas, ultrapassando a pelos veículos coletivos (51,2% contra 48,8%).

Uma pesquisa recente guiada pela Localiza&CO, intitulada “Mobilidade Através das Gerações”, buscou investigar como as diferentes gerações encaram a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dos nascidos entre 1961-1981 (Geração X), 52% dos entrevistados dizem ser habilitados e utilizar o documento com frequência. Entre os Baby Boomers (1945-1960) a tendência é similar: 51% declaram possuir CNH e utilizá-la cotidianamente.

Ao observar as gerações mais novas, porém, é possível notar que menos da metade dos respondentes afirmam ser habilitados. Entre os millenials (1981-1994) apenas 42% são habilitados, enquanto entre a GenZ (1995-2009) o número cai para 38%.

A principal razão apontada pelos mais jovens para não obter a CNH ou dirigir com frequência é justamente a falta de um carro próprio, totalizando 41% dos respondentes.

Essa tendência se dá, em parte, devido ao alto custo para obter um veículo particular. De acordo com o Autoesporte, os automóveis chegaram a ficar R$ 40 mil mais caro no Brasil no último ano, afetando diretamente o poder de compra do brasileiro.

O levantamento apontou ainda outras duas razões para a baixa adesão da CNH: 28% dos respondentes não veem necessidade no hábito de dirigir, enquanto 19% afirmam preferir outros meios de transporte.

Apesar da dificuldade crescente em obter e manter um veículo particular, a GenZ se mostra a mais engajada na intenção de obter a carteira de motorista: 41% dos respondentes colocam o processo de obtenção em seus planos futuros. Entre a geração Y a adesão também é grande, com 32% dos respondentes demonstrando interesse me obter a CNH.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre cria programa para que influencers lucrem na plataforma

    Mercado Livre cria programa para que influencers lucrem na plataforma

    Programa de Afiliados e Criadores tem como objetivo fortalecer o social commerce e creator economy da marca

  • Kopenhagen e Friends se unem na Páscoa com bonecos colecionáveis

    Kopenhagen e Friends se unem na Páscoa com bonecos colecionáveis

    Inspirados em uma das séries de maior sucesso do mundo, os ovos acompanham miniaturas dos personagens