IA no marketing: 80% dos profissionais já utilizam a tecnologia
Apesar dos avanços na incorporação da inteligência artificial no trabalho, pesquisa do IAB Brasil junto à Nielsen mostra que ainda há dúvidas sobre a mensuração da eficácia
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Meio & Mensagem
17 de fevereiro de 2025 - 9h30
(Crédito: sikov / adobestock)
A inteligência artificial já vem deixando de ser uma possibilidade futurista para ser parte do cotidiano da maioria dos profissionais de marketing. De acordo com a pesquisa “Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital”, realizada pelo IAB Brasil junto à Nielsen, 8 em cada 10 profissionais que atuam no marketing já incorporam alguma ferramenta de IA em seu trabalho.
E, mais do que utilizar a IA, as pessoas já conseguem ver os resultados da utilização da tecnologia. Para 80% dos respondentes que utilizam inteligência artificial, é notável o aumento da eficiência nas atividades do dia a dia. Já 68% destacaram ter notado uma melhora na velocidade dos processos cotidianos.
Para a pesquisa, o IAB Brasil e a Nielsen ouviram 106 respondentes, todos associados à entidade de publicidade digital, no período de novembro a dezembro de 2024.
Fizeram parte dessa amostra de entrevistados profissionais de agências, plataformas de mídia, empresas de tecnologia de publicidade e consultorias. A pesquisa ouviu assistentes, analistas, gerentes, vice-presidentes, diretores e CEOs de companhias de diferentes portes.
Embora a adoção de inteligência artificial no cotidiano das empresas de publicidade e marketing esteja acontecendo de forma avançada, esse ainda é um movimento recente.
A maior parte dos entrevistados (41%) respondeu que passou a adotar ferramentas de inteligência artificial de um ou dois anos para cá, enquanto 33% revelaram que começaram a usar a IA há mais de um ano.
Apenas 12% dos entrevistados disseram que já fazem uso da IA no trabalho de três a cinco anos para cá, enquanto 14% responderam que a IA é parte de seu cotidiano há mais de cinco anos.
Entre os benefícios de utilizar inteligência artificial nas tarefas de marketing e publicidade, a grande maioria (80%) citou o aumento da eficiência, seguida por aumento de velocidade na execução das tarefas (68%).
Ainda entre as vantagens de utilizar IA, os profissionais de marketing apontaram maior suporte nas tomadas de decisões (49%), redução de custos (37%), melhora na experiência do cliente (34%), aumento das vendas (16%), e previsibilidade (16%).
A pesquisa também questionou os profissionais sobre as tarefas para as quais mais utilizam inteligência artificial em seu dia a dia. A criação de conteúdo foi a mais citada, tendo sido apontada por 71% dos entrevistados. Logo na sequência, com 68% das citações, ficou a análise de dados e insights.
A IA também já é utilizada para otimização das campanhas (53%), aplicações de escritório (51%), chatbots (45%), automação de marketing (41%), segmentação de público (41%), atividades operacionais de marketing (38%), personalização da experiência do cliente (28%) e desenvolvimento de sistemas de marketing (15%).
Apesar da maior adesão às ferramentas de inteligência artificial e sua incorporação nas tarefas de publicidade e marketing, os profissionais ainda sentem dúvidas em relação aos resultados e à eficiência do uso da tecnologia.
Entre os respondentes, a maioria (37%) apontou que suas empresas ainda não têm processos e métricas definidas para avaliarem a eficiência do uso da IA, enquanto 33% não souberam responder se as empresas em que trabalham possuem, de fato, alguma forma de mensuração de eficácia de uso de IA. Já 30% responderam que suas companhias já conseguem mensurar a eficiência da tecnologia nos processos de trabalho.
A pesquisa do IAB Brasil e da Nielsen também perguntou aos entrevistados como está o planejamento orçamentário para a adoção de ferramentas de IA neste ano de 2025: 43% responderam que não sabem enquanto 44% disseram que a pretensão é aumentar os investimentos em inteligência artificial. Somente 2% disseram que pretendem diminuir os investimentos direcionados à tecnologia.
E o receio de que a inteligência artificial substituir as pessoas em algumas tarefas ainda não foi plenamente superado, mas parece diminuir conforme os profissionais passam a incorporar a tecnologia em seu dia a dia. Quando questionados sobre o medo de IA substitui-los a longo prazo, 65% dos respondentes discordaram de que isso pode acontecer. Já 22% sinalizaram que acham que tal substituição ocorrerá.
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