Assinar

Indústria global de jogos gerou US$ 183,9 bilhões em 2023

Buscar

Indústria global de jogos gerou US$ 183,9 bilhões em 2023

Buscar
Publicidade

Marketing

Indústria global de jogos gerou US$ 183,9 bilhões em 2023

Constatação é fruto de relatório da consultoria global de jogos, Newzoo, que revela que o crescimento anual do setor em 2023 foi de 0,5%


31 de maio de 2024 - 17h32

De 2021 para 2022, as receitas do mercado de games diminuíram, e enquanto 2022 foi o ano da estabilização dessa indústria, 2023 foi o ano da volta do crescimento. Segundo relatório da consultoria Newzoo, o mercado global de games gerou US$ 183,9 bilhões em 2023, com um crescimento anual de 0,5 %.

(Crédito: Shutterstock)

As receitas de jogos para celular representam uma queda anual de 2,1%, chegando em US$ 89,9 bilhões, representando 49% do mercado global. Já receita gerada pelos jogos de PC, baixados e comprados, representa apenas 22% do total (US$ 39,6 bilhões), porém, foi a categoria com maior crescimento (8,4%).

Apesar de o mercado global ter voltado a crescer, o relatório indica que o tempo médio de jogo trimestral caiu 26% desde o primeiro trimestre de 2021. Além disso, somente 66 títulos representaram 80% do tempo de jogo gasto em 2023.

Maiores consumidores

O relatório da Newzoo também revela que, em 2023, quase todas as regiões analisadas registaram um crescimento do mercado de jogos para PC e consoles. Somente Estados Unidos e a China foram responsáveis por 50% de todos os gastos dos consumidores em jogos. Enquanto a China gastou US$ 44,6 bilhões, os Estados Unidos foram os maiores consumidores, com US$ 46,7 bilhões.

O levantamento ainda mostra que a maioria dos novos jogadores de PC e console virá de mercados emergentes, como América Latina, a Ásia Central, Sudeste Asiático, Oriente Média e Norte da África. Esse crescimento deve ultrapassar em 23 vezes o crescimento em mercados estabelecidos para PC e duplicar para consoles.

Futuro do mercado

Para o futuro da indústria de games, a Newzoo projeta que as receitas chegarão a US$ 207,0 bilhões em 2026, com o CAGR (taxa composta de crescimento anual) total do mercado de jogos atingindo 1,4%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Pesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023

  • Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Marca de luxo masculina com influências japonesas realizou investimento inicial de R$ 4 milhões, e planeja crescimento de R$ 2 milhões no primeiro ano