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Marcas dão a largada para o GP São Paulo de F1

Fãs de automobilismo estão entre os cinco primeiros quando o assunto é a probabilidade de adquirir produtos com o logo do seu time ou evento preferido, segundo Ibope Repucom


30 de outubro de 2024 - 6h10

O time de Fórmula 1, Scuderia Ferrari, é patrocinado pela Shell há mais de 60 anos

O espanhol Carlos Sainz, da Scuderia Ferrari, foi o vencedor do Grande Prêmio de Fórmula 1 no México no último domingo, 27 (Crédito: Reprodução/Instagram)

Atualizada em 31/10 às 14h30

A Fórmula 1 chegou ao Brasil, na 20ª disputa da temporada de 2024. O Grande Prêmio Lenovo de São Paulo acontece neste fim de semana no Autódromo José Carlos Pace, na capital paulista. Enquanto na sexta-feira, 1º, acontecerá a sessão de treinos, no sábado, os fãs poderão aproveitar a corrida sprint e a classificação para o Grande Prêmio em si, que ocorre no domingo. Entre os fãs de esportes, os entusiastas de Fórmula 1 estão entre os mais interessados nas marcas que patrocinam o esporte.

Ao menos é o que aponta a pesquisa Sponsorlink. Dados de 2024 mostram que os fãs da categoria representam 51% de brasileiros conectados às redes sociais. Ou seja, 60 milhões de pessoas afirmam ter interesse ou alto interesse na principal modalidade do automobilismo internacional. Entre os brasileiros conectados, com 18 anos ou mais, 56% se declaram fãs de automobilismo no geral.

Ainda segundo outra pesquisa, do Ibope Repucom, os fãs de automobilismo estão entre os cinco primeiros fãs de esportes quando o assunto é a probabilidade de adquirir produtos com o logo do seu time ou evento preferido.  Além disso, os termos “credibilidade” e “preferência” aparecem durante a escolha de marcas patrocinadoras.

Quais as marcas estarão na Fórmula 1?

Atualmente, o Grande Prêmio Lenovo de Fórmula 1 possui 12 marcas patrocinadoras: Porto, Raizen, Claro, Qore DTVM, Mubadala, Amex, Heineken, Lenovo, McDonald’s, Gerdau, Embratel e Prevent Senior.

Entre essas marcas, a Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, estará presente no evento com uma arquibancada exclusiva para 2,1 mil pessoas. O espaço contará com o mesmo simulador utilizado pelos pilotos do carro de Fórmula 1. Uma loja com produtos exclusivos da Scuderia Ferrari também estará funcionando, já que a Shell patrocina a Ferrari há mais de 60 anos.

Desde o ano passado, como patrocinadora do GP de São Paulo, a Gerdau trabalha pela modernização do autódromo, seguindo os padrões de sustentabilidade. Até o momento, foi instalado um sistema de estrutura de aço reciclado para a transmissão ao vivo da prova em todo o circuito.

Além disso, a Claro expandiu a rede 5G que cobre o autódromo e oferecerá wi-fi gratuito e shows de pagode e DJs para quem estiver na arquibancada. Em parceria com a Embratel, a Claro ofereceu alguns ingressos para os clientes do programa de relacionamento Claro Clube que tiverem pontos suficientes para fazer a troca. Por fim, os fãs também podem participar da oferta de pontos que  presenteará um ganhador com o capacete autografado por Enzo Fittipaldi, piloto patrocinado pela operadora. Essa ação acontece até 29 de outubro.

O impacto ESG na Fórmula 1

Além disso, os fãs de Fórmula 1 que viajarem pelo aeroporto de Confins, em Minas Gerais, poderão ver uma réplica em tamanho real de um carro de Fórmula 1. O carro foi construído com 1,4 tonelada de sucata metálica, o que corresponde às medidas oficiais da FIA, órgão regulador da competição. Além das melhorias no autódromo de Interlagos, a Gerdau oferecerá as medalhas entregues aos fiscais de pista em reconhecimento ao trabalho voluntário e aos esforços realizados para a concretização do evento. A marca terá, ainda, espaços exclusivos no Autódromo de Interlagos, sobretudo, no Paddock Club.

Nesta semana, a American Express renovou o patrocínio plurianual à Fórmula 1. Até a temporada de 2023, a marca foi a parceira regional nas Américas, porém, a partir de 2025, essa relação se expandirá para todos os continentes onde acontecem as corridas. De acordo com estimativas, são mais de 300 milhões de fãs de F1 globalmente. Algumas das justificativas para a renovação da base da fãs está relacionada aos novos conteúdos de entretenimento, como o seriado Drive to Survive (Netflix).

De acordo com a Sponsorlink, entre as 25 milhões de pessoas interessadas em automobilismo ao longo dos últimos cinco anos, 51% são mulheres. Embora os homens continuem com a maior participação entre os fãs, sendo 57%. Ao isolar o público feminino, a pesquisa percebeu o interesse das mulheres por automobilismo superando os 31% em 2019 e alcançando 46% em 2024.  A American Express se tornou uma das principais parceiras da F1 Academy, competição de pilotos mulheres. A marca estará presente com espaços exclusivos no Autódromo de Interlagos, sobretudo, no Paddock Club.

Dentro e fora da pista, as marcas engajam fãs

Além de patrocinar o Grande Prêmio Lenovo de Fórmula 1, a Porto esteve entre as marcas adesivadas no pelotão da Aston Martin Aramco F1 Team em 2023. Com o campeão mundial Fernando Alonso e o piloto Lance Stroll, o time tem no brasileiro Felipe Drugovich seu principal piloto reserva, patrocinado pela Porto atualmente. Em sua terceira participação consecutiva, a Porto expandiu a arquibancada para quatro mil pessoas. No espaço, com simuladores e uma roda-gigante de 36 metros, haverá restaurantes exclusivos para os consumidores.

Com o ingresso da Arquibancada Porto, os fãs do campeonato terão acesso à fanzone, um espaço dedicado aos adeptos da modalidade. Aberta durante os três dias e localizada no kartódromo Ayrton Senna, a fanzone oferecerá experiência imersiva com telões, shows de Alok e Jorge Aragão e driver’s engagement, quando os pilotos interagem com os fãs.

Além disso, a Lenovo renovou a parceira global por múltiplos anos com o campeonato a partir de 2025.  Como extensão dessa parceria, a Motorola, subsidiária do Lenovo Group, se trona parceira global na categoria de smartphones da Fórmula 1. Sob o acordo, a Lenovo atuará como patrocinadora principal para duas corridas por temporada. De fato, tanto a Lenovo quanto a Motorola aumentarão sua visibilidade na pista durante os eventos.

Ampliando experiências

Em um espaço em formato de estela, a Heineken Village trará uma edição especial em homenagem ao piloto Ayrton Senna. Criado em parceria coma Red Door Agency, o espaço vai contar com ativações em desdobramento da campanha “Hoje e Sempre nos Unindo”. Elaborada para levar a imersão para dentro do autódromo durante os três dias de corrida, a área se estenderá por 30 mil metros quadrados. O local permite a visão à distância de 30 metros da pista e terá DJs e atrações. Na área do gramado ficam a Senna Legacy Arena, o DJ Stage, que terá a presença de músicos do projeto Senna Driven. Além da ativação de Player 0.0, a tirolesa de 130 metros que cruza a Heineken Village a seis metros do chão.

Outra marca que se engajou na corrida foi o McDonald’s, que é também é um patrocinador regional da competição. No Méqui 1000, na avenida Paulista, a marca criou um mega espaço com direito a um carro de Fórmula 1 pendurado no lugar do logo. Entre os destaques da marca, o Paddock do Méqui levará um ambiente climatizado e com simuladores para quem estiver no autódromo. Contudo, o acesso é reservado para quem faz parte do programa de fidelidade Meu Méqui.

O McDonald's pendurou um carro de Fórmula 1 em frente ao Méqui 1000, na Av. Paulista (Crédito: Divulgação)

O McDonald’s pendurou um carro de Fórmula 1 em frente ao Méqui 1000, na avenida Paulista, em São Paulo (Crédito: Divulgação)

O legado de Ayrton Senna

Durante o final de semana,  o evento em homenagem aos 30 anos de legado de Ayrton Senna ocupará as pistas do autódromo. No Senna Sempre, o carro no qual Senna correu durante a temporada de 1990, o modelo Mclaren Honda MP4/5B, fará o circuito de Interlagos. Após a conclusão da volta, o carro ficará na área dos boxes para exibição. Quem irá pilotar o carro será Lewis Hamilton, atual piloto do time Mercedez que irá para Ferrari em 2025.

Em maio, o tetracampeão Sebastian Vettel guiou a última McLaren de Senna no Grande Prêmio de Emilia-Romagna, no país onde aconteceu o acidente que matou o piloto brasileiro em 1994. Senna faleceu durante o GP de San Marino, em Ímola, em primeiro de maio daquele ano. Desde de 2007, Ímola havia saído do cicuito de provas, porém, neste ano, a pista passou a ser conhecido como GP de Emilia-Romagna.

Em parceria com a Senna Brands, a Shell fez o lançamento da campanha de Shell V-Power Etanol que homenageou o piloto. Além disso, os membros do programa de fidelidade Shell Box Clube, que estão participando da campanha “Viva a Emoção das Pistas”, foram sorteados para ganhar ingressos e produtos da Ferrari.

McLaren Racing relembra histórico com Senna

Além disso, em parceria coma a Alob Sports, a empresa de tecnologia de criptomoedas OKX envelopou os trens da Linha Esmeralda da CPTM que dão acesso ao autódromo. Essa ação está inserida na campanha “Uma Nova Alternativa”. Patrocinadora oficial do atual time da McLaren Racing, composto por Lando Norris e Oscar Piastri, a empresa também realizou uma promoção que presenteou 24 fãs brasileiros do time.

Durante o GP de Mônaco, a OKX propôs ao tradicional time laranja trocar a pintura para verde e amarelo, em homenagem a Senna. No prédio da B32 na avenida Faria Lima, na capital paulista, a fanzone OKX Race Club levará uma das McLaren usadas por Ayrton Senna e, no evento de abertura, contará com a presença de Emerson Fittipaldi. Além da MP4/5B, também estarão expostos os carros MCL38, com a pintura em verde e amarelo, os macacões dos atuais pilotos.

De 1988 a 1992, a McLaren Honda conquistou 44 das 80 corridas das quais participou. Ayrton Senna foi o campeão mundial de Fórmula 1 nos anos de 1988, 1990 e 1991, todos com a equipe britânica. Ao mesmo tempo, a New Era se uniu à McLaren para o lançamento da coleção inspirada neste período de vitórias com cinco modelos de bonés e chapéus exclusivos. Outra empresa que envelopou os trens da CPTM foi a Duracell que é uma das patrocinadoras da Williams Racing.

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