Marcas mais valiosas em 2025: Apple lidera e Itaú é destaque
Ranking da consultoria Brand Finance confirmou o predomínio das empresas de tecnologia
Marcas mais valiosas em 2025: Apple lidera e Itaú é destaque
BuscarMarcas mais valiosas em 2025: Apple lidera e Itaú é destaque
BuscarRanking da consultoria Brand Finance confirmou o predomínio das empresas de tecnologia
Taís Farias
21 de janeiro de 2025 - 8h00
Por mais um ano, a Apple foi considerada a marca mais valiosa do mundo. O dado é da consultoria de avaliação de marcas Brand Finance que nesta terça-feira, 21 divulga o ranking Global 500 2025 em Davos, onde acontece nesta semana o Fórum Econômico Mundial.
Marcas mais valiosas em 2025: companhias de tecnologia predominam (Crédito: Tada Images/ Shutterstock)
Avaliada em US$ 574,5 bilhões em 2025, a Apple mantém o posto de marca mais valiosa do mundo desde 2021, com exceção do ano de 2023 quando ficou atrás da Amazon, de Jeff Bezos, por uma margem de apenas 1%.
De modo geral, o ranking das marcas mais valiosas do mundo segue dominado pelo universo de tecnologia. Além da Apple, Microsoft ocupa a segunda posição com valor de marca de US$ 461,1 bilhões em uma alta de 35%. O Google cresceu 24% e ocupa a terceira posição com marca avaliada em US$ 413 bilhões.
Na sequência, aparecem Amazon (US$ 356,4 bilhões em valor de marca) que mescla varejo e soluções de tecnologia e Walmart (US$ 137,2 bilhões), com uma distância considerável com relação ao restante do Top 5. Apesar do predomínio das empresas de tecnologia, o setor que mais agregou valor ao ranking desde 2020 foi o de mídia, com alta de 125%.
Duas empresas brasileiras foram listadas no ranking das 500 marcas mais valiosas. Quem obteve melhor desempenho foi o Itaú que aumentou o valor da sua marca em 3% alcançando US$ 8,6 bilhões. Apesar do avanço, no ranking, a marca caiu 11 posições ficando na 274ª. Em 2024, o Itaú celebrou seus 100 anos com uma série de ações.
O outro citado foi o Banco do Brasil, na 467ª posição. O banco teve uma redução de 4% no valor de marca atingindo US$ 5,2 milhões. Para compor o ranking, a Brand Finance pesquisa as seis mil maiores marcas do mundo e as avalia. O valor de marca é entendido como o benefício líquido que o dono de uma empresa receberia ao licenciar sua marca no mercado aberto.
A consultoria também analisou as marcas que mais cresceram nos últimos cinco anos. Apesar de só ter sido incluído nas avaliações da Brand Finance em 2022, o TikTok liderou o ranking de crescimento com um valor de marca que saltou de US$ 59 bilhões para US$ 105,8 bilhões em dois anos.
As marcas de jogos de azar norte-americanas DraftKings e Fanduel ocuparam a segunda e terceira colocação, respectivamente, no ranking de crescimento. A Nvidia foi um destaque saltando de US$ 4,7 bilhões para US$ 87,9 bilhões em cinco anos e a BYD que foi de US$ 3,1 bilhões para US$ 14 bilhões no mesmo período. Outro expoente em crescimento foi o Pinduoduo, plataforma de e-commerce chinês que mescla compras e rede social e já apresenta valor de marca de US$ 13 bilhões.
Compartilhe
Veja também
Lady Gaga: as regras para os patrocinadores do show em Copacabana
Apenas a Bonus Track, realizadora do evento, tem autorização para usar a imagem da cantora em divulgações do show, marcado para o próximo dia 3
Governo inclui jogos de tiro na lista de games liberados para apostas
Portaria do Ministério do Esporte, publicada no DOU, também libera as apostas online de esportes, como hurling, brandy, futebol gaélico e futebol australiano