Assinar

Marcas mais valiosas em 2025: Apple lidera e Itaú é destaque

Buscar

Marcas mais valiosas em 2025: Apple lidera e Itaú é destaque

Buscar
Publicidade
Marketing

Marcas mais valiosas em 2025: Apple lidera e Itaú é destaque

Ranking da consultoria Brand Finance confirmou o predomínio das empresas de tecnologia


21 de janeiro de 2025 - 8h00

Por mais um ano, a Apple foi considerada a marca mais valiosa do mundo. O dado é da consultoria de avaliação de marcas Brand Finance que nesta terça-feira, 21 divulga o ranking Global 500 2025 em Davos, onde acontece nesta semana o Fórum Econômico Mundial.

Marcas mais valiosas em 2025

Marcas mais valiosas em 2025: companhias de tecnologia predominam (Crédito: Tada Images/ Shutterstock)

Avaliada em US$ 574,5 bilhões em 2025, a Apple mantém o posto de marca mais valiosa do mundo desde 2021, com exceção do ano de 2023 quando ficou atrás da Amazon, de Jeff Bezos, por uma margem de apenas 1%.

De modo geral, o ranking das marcas mais valiosas do mundo segue dominado pelo universo de tecnologia. Além da Apple, Microsoft ocupa a segunda posição com valor de marca de US$ 461,1 bilhões em uma alta de 35%. O Google cresceu 24% e ocupa a terceira posição com marca avaliada em US$ 413 bilhões.

Na sequência, aparecem Amazon (US$ 356,4 bilhões em valor de marca) que mescla varejo e soluções de tecnologia e Walmart (US$ 137,2 bilhões), com uma distância considerável com relação ao restante do Top 5. Apesar do predomínio das empresas de tecnologia, o setor que mais agregou valor ao ranking desde 2020 foi o de mídia, com alta de 125%.

Desempenho brasileiro e metodologia

Duas empresas brasileiras foram listadas no ranking das 500 marcas mais valiosas. Quem obteve melhor desempenho foi o Itaú que aumentou o valor da sua marca em 3% alcançando US$ 8,6 bilhões. Apesar do avanço, no ranking, a marca caiu 11 posições ficando na 274ª. Em 2024, o Itaú celebrou seus 100 anos com uma série de ações.

O outro citado foi o Banco do Brasil, na 467ª posição. O banco teve uma redução de 4% no valor de marca atingindo US$ 5,2 milhões. Para compor o ranking, a Brand Finance pesquisa as seis mil maiores marcas do mundo e as avalia. O valor de marca é entendido como o benefício líquido que o dono de uma empresa receberia ao licenciar sua marca no mercado aberto.

Avanço das bets

A consultoria também analisou as marcas que mais cresceram nos últimos cinco anos. Apesar de só ter sido incluído nas avaliações da Brand Finance em 2022, o TikTok liderou o ranking de crescimento com um valor de marca que saltou de US$ 59 bilhões para US$ 105,8 bilhões em dois anos.

As marcas de jogos de azar norte-americanas DraftKings e Fanduel ocuparam a segunda e terceira colocação, respectivamente, no ranking de crescimento. A Nvidia foi um destaque saltando de US$ 4,7 bilhões para US$ 87,9 bilhões em cinco anos e a BYD que foi de US$ 3,1 bilhões para US$ 14 bilhões no mesmo período. Outro expoente em crescimento foi o Pinduoduo, plataforma de e-commerce chinês que mescla compras e rede social e já apresenta valor de marca de US$ 13 bilhões.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Open Air Brasil, cinema a céu aberto, volta com patrocínio do Nubank

    Open Air Brasil, cinema a céu aberto, volta com patrocínio do Nubank

    Projeto de sessões de cinema ao ar livre passará por algumas cidades brasileiras e terá patrocínio do banco até 2027

  • Como a Vivo estreitou os laços com a música

    Como a Vivo estreitou os laços com a música

    Com iniciativas, como sua plataforma de música e patrocínio a grandes festivais, a Vivo vem se aproximando desse segmento, com ajuda da Musicalize