Como usar e quais as vantagens do marketing olfativo?
Conquistar clientes pelo olfato é uma estratégia que pode gerar resultados e aumentar o engajamento das marcas
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Meio & Mensagem
2 de dezembro de 2022 - 8h00
O marketing olfativo é utilizado para conquistar e fidelizar clientes. O olfato é um dos sentidos que desperta mais memórias emocionais e estudos afirmam que, em muitas situações, as pessoas lembram mais o que cheiram do que o ouvem e veem.
Quem nunca sentiu um cheiro de pipoca e se lembrou do cinema? Ou sentiu o cheiro de um doce da vovó e se lembrou da infância? São exemplos de associação do olfato com algo que traz emoção.
Com base nisso, várias empresas aderem a essa estratégia para tentar conquistar bons resultados.
Esse tipo de estratégia está relacionada ao neuromarketing, estudo que busca padrões de comportamento por meio de pesquisas e testes neurológicos. O objetivo é entender como o cérebro pode ser estimulado às compras graças aos sentidos.
Ou seja, o marketing olfativo faz com que as pessoas comprem um determinado produto por causa das emoções que sentiram com o aroma do ponto de venda.
Trata-se de um marketing que trabalha a área sensorial do consumidor pelo olfato. É um conjunto de estratégias com foco na atração e fidelização de clientes por meio de aromas e fragrâncias.
Essa estratégia de marketing surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos. E em meados dos anos 1990, veio para o Brasil, mas só ganhou força em 2000.
O seu principal objetivo é ter um aroma que realmente represente a marca e que possa tornar a experiência do cliente marcante.
Dessa maneira, se torna uma estratégia de diferenciação para a empresa, ao despertar emoções positivas nos clientes e, assim, tornar a compra mais prazerosa.
Lojas físicas costumam usar essa estratégia para atrair clientes para o estabelecimento e incentivar a compra.
No caso da Nutty Bavarian, por exemplo, de acordo com pesquisa da própria marca, 66,77% dos clientes se sentem motivados a comprar o produto após sentir o cheiro dele.
Além disso, por conta do aroma, os consumidores sabem que encontram um quiosque da marca até mesmo antes de vê-lo.
O sistema límbico do cérebro é responsável por armazenar e processar todas as reações emocionais e as memórias olfativas.
Por isso, sempre que alguém sente um cheiro que remete a alguma memória, se lembra de determinado evento.
O mesmo funciona para quem utiliza esse marketing na venda de produtos ou serviços. Quando o cliente sentir determinado aroma ao entrar em uma loja ou receber um produto, poderá ter reações emotivas.
Já para criar o marketing olfativo, é preciso definir o cheiro que será característico da empresa tendo em vista os valores, a missão da marca e o nicho de mercado.
Também é necessário considerar o público-alvo e se ele gostará daquele aroma. Para isso, é crucial conhecer o perfil do cliente e coletar dados como faixa etária, localização e gênero.
Além disso, é preciso definir o que a empresa deseja transmitir para a audiência, porque cada tipo de aroma desperta uma sensação diferente.
Confira alguns exemplos:
– Aromas mais orientais despertam a sensação de mistério;
– Perfumes florais são mais suaves e, por isso, mais utilizados para o público feminino;
– Lavanda e capim-limão são mais associados ao relaxamento e ajudam na concentração;
– Cheiros mais amadeirados transmitem a sensação de conforto e tranquilidade. Além disso, ainda conecta as pessoas à natureza.
– Cheiros mais frescos e cítricos inspiram leveza e alegria, além de agradar o público mais jovem.
– Alecrim elimina energias negativas dos ambientes e reduz o estresse;
– Laranja-doce traz energia e alegria para a loja;
– Rosa instiga o romantismo;
– Baunilha é muito utilizado para lojas de culinária e confeitaria. Ela traz a sensação de confiança e proteção.
Além de tudo isso, os aromas também reforçam a identidade e posicionamento da marca e podem ser utilizados em sprays ou aromatizador de ambientes.
No caso de empresas do setor de bebidas e alimentícios, é possível utilizar o próprio alimento ou a bebida como aroma para atrair clientes.
O marketing olfativo pode trazer bons resultados para empresas físicas e digitais.
Entretanto, é preciso que seja aplicado da maneira correta para que possa proporcionar as seguintes vantagens:
Quando o cliente compra os produtos e sente o aroma terá uma experiência única e uma lembrança positiva da empresa.
É como quando uma pessoa sente um cheiro e lembra de um momento inesquecível que viveu.
Com essa estratégia de marketing, é possível despertar sensações nos clientes de forma inteligente e que gere resultados. Assim, eles sentem um maior desejo para comprar os produtos.
Quando uma empresa usa um aroma personalizado associado à marca, consegue se diferenciar da concorrência.
Além disso, aumenta a autoridade do negócio e mostra a preocupação na experiência do cliente.
A maioria das pessoas gosta de ter uma experiência única quando recebe um produto e o cheiro faz parte dessa experiência.
Um consumidor que passou por essa experiência com uma empresa estará mais propenso a comprar novamente e a indicar para outras pessoas.
Quando a empresa proporciona uma experiência diferenciada e positiva, as chances de aumentar as vendas também são maiores.
Além disso, é possível utilizar esse diferencial para divulgar nas redes sociais e mostrar que o aroma faz parte da empresa.
O valor do produto é aumentado quando o cliente sente o aroma agradável que vem dele. É como se criasse uma percepção de que por causa disso o produto vale mais.
O cheiro faz com que muitas pessoas entrem em uma loja e, com isso, podem acabar comprando algo.
Além disso, quando o consumidor gosta da loja, do produto e do atendimento ele indica para amigos e familiares.
Quando o cliente se sente bem ou confortável em um ambiente e tem uma boa experiência no estabelecimento, isso aumentará o seu tempo de permanência no local.
No entanto, além do cheiro, outros fatores são importantes para que o cliente queira ficar na loja. Entre eles, estão boa iluminação, um ambiente limpo e organizado, uma trilha sonora adequada e em volume confortável.
Assim como os clientes, os funcionários também se sentem bem ao estarem em um espaço agradável e que os deixam confortáveis.
Com isso, eles ficam mais motivados e produtivos, além de contribuir para que façam um ótimo atendimento.
O aroma é capaz de despertar emoções e ativar a memória afetiva. Desta forma, faz com que o consumidor se lembre da empresa sempre que sentir determinado cheiro.
Consequentemente, cria-se uma conexão emotiva entre consumidor e marca. Sempre que ele sentir o cheiro lembrará da experiência que viveu comprando naquele estabelecimento.
Várias empresas de diferentes setores fazem uso do marketing olfativo e conquistam bons resultados.
No entanto, é necessário elaborar um estudo aprofundado sobre o público-alvo e a marca para determinar o aroma ideal para conquistar os efeitos desejados.
Além disso, também é importante associá-lo a outras estratégias para que a experiência do consumidor seja completa. Por exemplo, investir no atendimento ao cliente e no pós-venda é crucial para elevar a satisfação do público.
Em lojas físicas, a música ambiente, a organização do espaço e a decoração da vitrine também são importantes para atrair o consumidor e incentivá-lo a permanecer no local por mais tempo.
Muitas empresas sabem da importância de investir no marketing olfativo. Inclusive, algumas marcas são referências nesse tipo de estratégia. Confira alguns exemplos:
A famosa marca de sandálias de plástico tem um cheiro de chiclete associado à sua marca.
Em qualquer uma das unidades que o consumidor entrar, bem como em todos os produtos da empresa, ele sentirá o mesmo cheiro, que cativa principalmente as mulheres.
A loja de doces e bolos tem um aroma de chocolate com morango para aguçar ainda mais os sentidos. Isso acaba despertando a vontade de comprar.
A loja de itens de cama, mesa e banho possui fragrância própria que é até vendida na loja para ser utilizada nos próprios produtos.
A loja de cosméticos, cremes e perfumes desenvolveu um aroma personalizado. Além disso, a mistura de todos os cheiros no estabelecimento não costuma ser forte. Isso porque a marca toma muito cuidado em relação a isso.
É referência no setor de cafés e utilizam disso estrategicamente como cheiro do estabelecimento.
Assim, o aroma é utilizado de maneira bem sutil para criar a percepção de que é o aroma natural do café do ambiente.
A Nutty Bavarian, famosa por vender nuts glaceados, é uma grande referência de marketing olfativo.
A empresa não utiliza nenhum aroma especial ou essência, o cheiro das castanhas assadas é responsável por atrair os consumidores.
Para ter um marketing olfativo eficiente, as empresas devem ter alguns cuidados, além de escolher um aroma que represente a marca.
É fundamental colocar a quantidade certa de aroma no produto ou no estabelecimento. Assim, não ficam muito perfumados a ponto de se tornar incômodo, além de evitar o desperdício.
Para fazer o cheiro durar mais é preciso utilizar o aroma em pontos estratégicos. A tampa da caixa e as abas de abertura são lugares em que o cheiro pode ser melhor conservado.
Outra possibilidade é utilizar um cartão e colocar dentro da embalagem. O importante é nunca borrifar diretamente no produto para não danificá-lo.
Depois que o aroma da empresa já está definido, é interessante criar variações dele. Assim, é possível variar as estratégias, por exemplo, ao utilizar cheiros diferentes em cada coleção ou no lançamento de um produto.
Todos os resultados das estratégias de marketing olfativo devem ser coletados e acompanhados para identificar se as ações foram bem sucedidas.
Por isso, é importante analisar o que os clientes falam do produto, o feedback sobre o aroma e saber se a experiência do consumidor está sendo positiva.
A estratégia de usar o olfato para conquistar a atenção do cliente e criar uma atmosfera perfeita para as vendas podem tornar uma empresa única e inesquecível.
Além disso, também é uma maneira da marca demonstrar que se preocupa com o bem-estar do seu público.
Criar aquela sensação de aconchego, novidade e relaxamento pode fazer com que os consumidores se sintam bem dentro da loja ou quando recebem um produto.
Ao utilizar o marketing olfativo como estratégia, aliado a um bom atendimento e pós-venda eficiente, há chances de impulsionar as vendas e fidelizar os clientes.
Afinal, essa estratégia ajuda a criar uma ligação na mente das pessoas entre o aroma e os produtos da empresa e, com isso, proporcionar uma experiência positiva.
Confira também: O que é atendimento personalizado e quais as melhores técnicas para otimizar a experiência do cliente.
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