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Mixue: como é a maior rede de lojas de bebidas da China – e do mundo

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Marketing

Mixue: como é a maior rede de lojas de bebidas da China – e do mundo

Com 45 mil lojas em operação, empresa conquista a liderança em unidades, ultrapassando gigantes como McDonald's e Starbucks


6 de março de 2025 - 16h28

Conheça a empresa chinesa Mixue, rede com mais lojas de bebidas no mundo

Conheça a empresa chinesa Mixue, rede com mais lojas de bebidas no mundo (Créditos: Getty Images)

I love you. You love me. Mixue Ice Cream & Tea. Essa é a trilha sonora das 45 mil lojas da Mixue (pronunciado ME-schway), uma empresa chinesa que vende sorvetes e bebidas no estilo “bubble” por menos de US$ 1 na Ásia e Austrália. Inclusive, sua famosa limonada fez com que a marca se tornasse a maior compradora de limões na China.

A empresa foi fundada em 1997 por Zhang Hongchao, que abriu uma loja vendendo raspadinhas de gelo em Henan, uma província chinesa, após criar sua própria máquina, publicou o site chinês Caijing.

Inicialmente chamada de Coldsnap, a marca só adotou o nome Mixue em 2005, quando passou a vender cones de sorvete por 1 yuan (cerca de R$ 0,80).

Expansão mundial da Mixue

O nome da Mixue ganhou a imprensa internacional após reportagem do The Wall Street Journal apontar que a marca tornou-se a maior rede de alimentos e bebidas do mundo, superando gigantes como McDonald’s e Starbucks, que contabilizavam cerca de 41 mil e 40 mil lojas, respectivamente.

A rede chinesa dobrou seus endereços em três anos e encerrou 2024 com mais lojas que as famosas redes de fast-food, de acordo com a empresa de pesquisa Technomic.

Segundo o The Wall Street Journal, a Mixue pretende se tornar mais global, mas não mencionou planos de atuação nos Estados Unidos.

A publicação destaca que a expansão vertiginosa da empresa pode ser explicada pela simplicidade de suas lojas, na cor vermelho brilhante, frequentemente localizadas ao lado de quiosques de reparo de telefones ou lojas de dumplings (pequenos bolinhos ou pastéis recheados, originários da culinária chinesa e populares em várias partes da Ásia).

Nas lojas físicas, embalagens, campanhas e redes sociais, seu mascote, o Snow King, um boneco de neve que usa uma coroa, reforça sua imagem como novo ícone nacional, comparável ao Ronald McDonald, do Mc Donald’s, e ao Coronel Sanders, do KFC.

@ila_ichah Cute je snow king ni @MIXUE Malaysia @Mixue Jalan Kebun #mixue #snowkingmixue #icecreammixue #fypage #cute #dance #jalankebun ♬ original sound – MAN KINABALU

O formato “takeaway” (em tradução livre “para viagem”) permite uma operação mais ágil e com custos operacionais menores. Além disso, a empresa adota uma estratégia de taxas de franquia abaixo da média, gerando a maior parte de sua receita com a venda de suprimentos para os franqueados, diz o texto.

Atualmente, o fundador e seu irmão mais novo, Zhang Hongfu, que atua como CEO, têm um patrimônio líquido combinado de US$ 8,1 bilhões (R$ 47 bilhões) segundo a Bloomberg Billionaire’s Index.

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