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Marketing

Com perfumistas, Natura quer ampliar expertise no segmento de fragrâncias

O objetivo da marca é tornar o processo mais ágil, ampliando a capacidade criativa para novas criações na categoria


19 de fevereiro de 2025 - 8h20

Olivier Paget, Veronica Kato e Juliana Bombarda, os três perfumistas da Natura

Olivier Paget, Veronica Kato e Juliana Bombarda, os três perfumistas da Natura (Créditos: Beca Figueiredo)

Olivier Paget e Juliana Bombarda se juntam a Veronica Kato como perfumistas exclusivos in-house da Natura. A iniciativa da marca, segundo Joana Miranda, diretora de desenvolvimento de fragrâncias da Natura, visa fortalecer a expertise na criação e desenvolvimento de essências, destacando os investimentos e inovações das últimas duas décadas para colocar o Brasil e a América Latina no mapa da indústria de perfumaria.

Segundo dados do relatório anual de 2023, a Natura investiu R$ 292 milhões em inovação, considerando suas marcas e plataformas tecnológicas de atuação.

“A Natura se propõe a criação de uma perfumaria autoral, que valoriza ingredientes únicos e aspectos culturais próprios da região – e o papel dos perfumistas nessa estratégia é central. Iniciamos essa jornada com a Verônica Kato, que segue sendo nossa perfumista master, enquanto Olivier e Juliana se juntam ao time para trazer ainda mais agilidade a esse processo, pois estamos ampliando a capacidade criativa da marca”, explica.

Perfumistas exclusivos

Ambos formados na maior escola de perfumaria do mundo, a ISIPCA, em Versalhes, França, Olivier é um perfumista francês renomado mundialmente, vive no Brasil há duas décadas e é apaixonado pela cultura local. Inclusive, já foi parceiro de Verônica em outras criações como Ekos Andiroba, Ekos Ucuuba, e Tododia Alecrim e Sálvia.

Bombarda, por sua vez, é brasileira e bióloga, apaixonada pela arte da perfumaria e pelos ativos naturais. Para a marca, ela traz o frescor da nova geração de perfumistas e inspirações de tendências inovadoras.

Para Joana, os ingredientes únicos da biodiversidade amazônica, aliados à alta tecnologia e a criadores qualificados, fazem parte do segredo do sucesso da marca. A Natura, inclusive, é uma das únicas empresas na América Latina a ter um laboratório com ingredientes das casas de fragrância em seu núcleo olfativo, ou seja, a produzir seus próprios ingredientes e matérias-primas.

“Nossa tríade de perfumistas terá à disposição uma paleta exclusiva de óleos essenciais, além da colaboração com Casas de Fragrâncias internacionalmente reconhecidas”, explica CMO e head de inovação da Natura, Tatiana Ponce.

Estratégias mundiais

Para esse novo passo, o investimento então reforça ainda mais essa estratégia, visando se diferenciar dos concorrentes.

No entanto, O Boticário também entrou nesse cenário de perfumistas in-house, anunciando, em dezembro de 2022, que César Veiga foi o nome escolhido para legislar sobre as próximas tendências que a empresa passaria a seguir a partir de 2023.

Veiga esteve à frente da elaboração de perfumes populares no catálogo d’O Boticário, como o Malbec, Egeo Dolce e Lily. Além disso, foi um dos fundadores do Centro de Pesquisa do Olfato. 

Na Natura, Joana reforça que o trio trabalhará em parceria com grandes nomes da perfumaria mundial através de processos de co-criação. Hoje, a marca está presente em 14 países da América Latina, na Bolívia, no Uruguai e na Costa Rica por meio de distribuidores locais, e nos Estados Unidos e na França com e-commerce.

“Esse processo proporciona a criação de fragrâncias altamente autorais, conectadas com a marca Natura, mas ao mesmo tempo, alinhadas com grandes tendências olfativas e inovações que acontecem na indústria”, diz.

Paget e Bombarda estão em um processo de integração e começando a colocar em prática algumas ideias. Em breve, a Natura anunciará novas fragrâncias e lançamentos no seu catálogo.

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