Com perfumistas, Natura quer ampliar expertise no segmento de fragrâncias
O objetivo da marca é tornar o processo mais ágil, ampliando a capacidade criativa para novas criações na categoria
Com perfumistas, Natura quer ampliar expertise no segmento de fragrâncias
BuscarCom perfumistas, Natura quer ampliar expertise no segmento de fragrâncias
BuscarO objetivo da marca é tornar o processo mais ágil, ampliando a capacidade criativa para novas criações na categoria
Larissa Santiago
19 de fevereiro de 2025 - 8h20
Olivier Paget, Veronica Kato e Juliana Bombarda, os três perfumistas da Natura (Créditos: Beca Figueiredo)
Olivier Paget e Juliana Bombarda se juntam a Veronica Kato como perfumistas exclusivos in-house da Natura. A iniciativa da marca, segundo Joana Miranda, diretora de desenvolvimento de fragrâncias da Natura, visa fortalecer a expertise na criação e desenvolvimento de essências, destacando os investimentos e inovações das últimas duas décadas para colocar o Brasil e a América Latina no mapa da indústria de perfumaria.
Segundo dados do relatório anual de 2023, a Natura investiu R$ 292 milhões em inovação, considerando suas marcas e plataformas tecnológicas de atuação.
“A Natura se propõe a criação de uma perfumaria autoral, que valoriza ingredientes únicos e aspectos culturais próprios da região – e o papel dos perfumistas nessa estratégia é central. Iniciamos essa jornada com a Verônica Kato, que segue sendo nossa perfumista master, enquanto Olivier e Juliana se juntam ao time para trazer ainda mais agilidade a esse processo, pois estamos ampliando a capacidade criativa da marca”, explica.
Ambos formados na maior escola de perfumaria do mundo, a ISIPCA, em Versalhes, França, Olivier é um perfumista francês renomado mundialmente, vive no Brasil há duas décadas e é apaixonado pela cultura local. Inclusive, já foi parceiro de Verônica em outras criações como Ekos Andiroba, Ekos Ucuuba, e Tododia Alecrim e Sálvia.
Bombarda, por sua vez, é brasileira e bióloga, apaixonada pela arte da perfumaria e pelos ativos naturais. Para a marca, ela traz o frescor da nova geração de perfumistas e inspirações de tendências inovadoras.
Para Joana, os ingredientes únicos da biodiversidade amazônica, aliados à alta tecnologia e a criadores qualificados, fazem parte do segredo do sucesso da marca. A Natura, inclusive, é uma das únicas empresas na América Latina a ter um laboratório com ingredientes das casas de fragrância em seu núcleo olfativo, ou seja, a produzir seus próprios ingredientes e matérias-primas.
“Nossa tríade de perfumistas terá à disposição uma paleta exclusiva de óleos essenciais, além da colaboração com Casas de Fragrâncias internacionalmente reconhecidas”, explica CMO e head de inovação da Natura, Tatiana Ponce.
Para esse novo passo, o investimento então reforça ainda mais essa estratégia, visando se diferenciar dos concorrentes.
Veiga esteve à frente da elaboração de perfumes populares no catálogo d’O Boticário, como o Malbec, Egeo Dolce e Lily. Além disso, foi um dos fundadores do Centro de Pesquisa do Olfato.
Na Natura, Joana reforça que o trio trabalhará em parceria com grandes nomes da perfumaria mundial através de processos de co-criação. Hoje, a marca está presente em 14 países da América Latina, na Bolívia, no Uruguai e na Costa Rica por meio de distribuidores locais, e nos Estados Unidos e na França com e-commerce.
“Esse processo proporciona a criação de fragrâncias altamente autorais, conectadas com a marca Natura, mas ao mesmo tempo, alinhadas com grandes tendências olfativas e inovações que acontecem na indústria”, diz.
Paget e Bombarda estão em um processo de integração e começando a colocar em prática algumas ideias. Em breve, a Natura anunciará novas fragrâncias e lançamentos no seu catálogo.
Compartilhe
Veja também
Player1 fortalece parceria com a Konami com campanha de Carnaval
Iniciativa de Carnaval fruto da parceria entre as empresas marca a adição de uma versão jogável do influenciador Negrete no eFootball
Copa do Brasil 2025 supera número de patrocinadores
Com 19 marcas, incluindo o naming rights que pertence à Betano, competição ultrapassou o total de marcas parceiras em comparação com o ano passado