Assinar

Nestlé aposta em nostalgia com relançamento do Chocolate Surpresa

Buscar

Nestlé aposta em nostalgia com relançamento do Chocolate Surpresa

Buscar
Publicidade
Marketing

Nestlé aposta em nostalgia com relançamento do Chocolate Surpresa

Marca foi um sucesso nas décadas de 1980 e 1990, mas foi descontinuada no início dos anos 2000; nova versão chega com realidade aumentada e jogo exclusivo


15 de janeiro de 2025 - 17h30

A Nestlé acaba de relançar o Chocolate Surpresa, sucesso nas décadas de 1980 e 1990, que foi descontinuado em 2003. Assim como na versão tradicional, o produto volta com três versões de embalagens ilustradas com a onça-pintada, o tucano e o lobo-guará, animais da Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado, respectivamente.

Nestlé relança Chocolate Surpresa

Chocolate Surpresa traz nas embalagens animais da fauna brasileira (Crédito: Divulgação)

Os cards físicos característicos do chocolate no passado, agora, ganharam uma versão tecnológica. Por meio de um QR Code na embalagem, é possível acessar uma experiência virtual. Nela, os consumidores poderão visualizar, em realidade aumentada, as três espécies da fauna.

Surpresa passa a fazer parte do portfólio fixo da marca e estará disponível nas gôndolas a partir deste mês. Segundo a companhia, uma característica da nova versão do chocolate é que sua produção é com cacau sustentável do Nestlé Cocoa Plan (NCP), programa de sustentabilidade voltado para cacauicultura brasileira.

O projeto de retomada levou dois anos, incluindo o desenvolvimento da receita, moldes, embalagem e a criação do jogo “Mundo Surpresa”, na plataforma Roblox. No estilo “fazendinha”, o game – feito em parceira com a Rogue Unit – se passa em uma fazenda e aborda o processo de produção do cacau sustentável, ao combinar elementos de simulação e aventura.

Com o chocolate, o plano da Nestlé é alcançar tanto Millennials, que consumiram o item tradicional, quanto a Geração Z. “Sabíamos da responsabilidade que tínhamos ao trazê-lo de volta. Por isso, trabalhamos para resgatar a memória afetiva do seu público fiel, mas também trazer inovação e interatividade para as novas gerações”, disse Tatianna Perri, diretora de marketing de chocolates da gigante de alimentos, em comunicado.

Ajuste de ponteiros na Nestlé

O relançamento do Surpresa ocorre em meio a algumas mudanças estratégicas da Nestlé. Uma das mais importantes foi o encerramento das operações das quatro lojas KitKat Chocolatory, em São Paulo (3) e Rio de Janeiro (1), no final do ano passado. As boutiques faziam parte de uma movimentação iniciada em outubro de 2019, que focava na experiência do cliente.

A decisão se deu após a companhia adquirir o controle do Grupo CRM, proprietário das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, em uma transação estimada em R$ 4 bilhões, anunciada no final de 2023. Com isso, de acordo com a Nestlé, KitKat, a partir deste ano, contará com corners exclusivos em lojas Brasil Cacau.

Publicidade

Compartilhe

Veja também