Nestlé aposta em nostalgia com relançamento do Chocolate Surpresa
Marca foi um sucesso nas décadas de 1980 e 1990, mas foi descontinuada no início dos anos 2000; nova versão chega com realidade aumentada e jogo exclusivo
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Meio & Mensagem
15 de janeiro de 2025 - 17h30
A Nestlé acaba de relançar o Chocolate Surpresa, sucesso nas décadas de 1980 e 1990, que foi descontinuado em 2003. Assim como na versão tradicional, o produto volta com três versões de embalagens ilustradas com a onça-pintada, o tucano e o lobo-guará, animais da Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado, respectivamente.
Os cards físicos característicos do chocolate no passado, agora, ganharam uma versão tecnológica. Por meio de um QR Code na embalagem, é possível acessar uma experiência virtual. Nela, os consumidores poderão visualizar, em realidade aumentada, as três espécies da fauna.
Surpresa passa a fazer parte do portfólio fixo da marca e estará disponível nas gôndolas a partir deste mês. Segundo a companhia, uma característica da nova versão do chocolate é que sua produção é com cacau sustentável do Nestlé Cocoa Plan (NCP), programa de sustentabilidade voltado para cacauicultura brasileira.
O projeto de retomada levou dois anos, incluindo o desenvolvimento da receita, moldes, embalagem e a criação do jogo “Mundo Surpresa”, na plataforma Roblox. No estilo “fazendinha”, o game – feito em parceira com a Rogue Unit – se passa em uma fazenda e aborda o processo de produção do cacau sustentável, ao combinar elementos de simulação e aventura.
Com o chocolate, o plano da Nestlé é alcançar tanto Millennials, que consumiram o item tradicional, quanto a Geração Z. “Sabíamos da responsabilidade que tínhamos ao trazê-lo de volta. Por isso, trabalhamos para resgatar a memória afetiva do seu público fiel, mas também trazer inovação e interatividade para as novas gerações”, disse Tatianna Perri, diretora de marketing de chocolates da gigante de alimentos, em comunicado.
O relançamento do Surpresa ocorre em meio a algumas mudanças estratégicas da Nestlé. Uma das mais importantes foi o encerramento das operações das quatro lojas KitKat Chocolatory, em São Paulo (3) e Rio de Janeiro (1), no final do ano passado. As boutiques faziam parte de uma movimentação iniciada em outubro de 2019, que focava na experiência do cliente.
A decisão se deu após a companhia adquirir o controle do Grupo CRM, proprietário das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, em uma transação estimada em R$ 4 bilhões, anunciada no final de 2023. Com isso, de acordo com a Nestlé, KitKat, a partir deste ano, contará com corners exclusivos em lojas Brasil Cacau.
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