Nissan oficializa patrocínio à Rio 2016
Meio & Mensagem antecipou há quase um mês a entrada da montadora como parceira oficial da Olimpíada no Rio de Janeiro
Meio & Mensagem antecipou há quase um mês a entrada da montadora como parceira oficial da Olimpíada no Rio de Janeiro
Teresa Levin
8 de fevereiro de 2012 - 12h44
A Nissan foi oficialmente anunciada nesta quarta-feira, 8, como patrocinadora dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A vitória da montadora após seis meses de concorrência foi antecipada pelo Meio & Mensagem no início de janeiro . O comunicado aconteceu pela manhã, em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro que contou com a presença do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 Carlos Arthur Nuzman e do presidente da Nissan Christian Meunier, além do diretor de marketing da montadora Carlos Murilo Moreno.
O valor envolvido na negociação não foi revelado. Além de um aporte financeiro aos jogos, a Nissan fornecerá ao menos 4.500 veículos, movidos a etanol ou eletricidade, para o transporte de atletas, parceiros comerciais, membros do Comitê Organizador local e do Comitê Olímpico Internacional, além de profissionais da imprensa. A ideia é que esta iniciativa ajude o Comitê Organizador a cumprir a meta de sustentabilidade dos jogos.
O presidente da Nissan revelou que a meta é que, com este patrocínio, a montadora tenha um crescimento de 5% em seu market share até 2016. Em dezembro, a empresa registrou 3,8% de market share. A Nissan também está reforçando a sua rede de revendedores, hoje com 130 pontos de venda. “Esperamos dobrar este número até 2016”, disse.
O patrocínio aos Jogos Olímpicos Rio 2016 será divulgado para a população brasileira com um anúncio na mídia impressa no próximo fim de semana. A peça é assinada pela Lew´Lara/ TBWA. “A Lew´Lara/TBWA será responsável por todo processo de comunicação até 2016 ficando inclusive a frente de processos para selecionar futuros parceiros”, antecipou o diretor de marketing da Nissan.
A ligação da Nissan com os jogos irá além do patrocínio: a montadora apoiará um programa de incentivo a jovens atletas em sua preparação para as Olimpíadas. A iniciativa busca deixar um legado dos jogos para a população, criando um impacto social positivo e duradouro, incluindo programas de marketing destinados a disseminar a experiência olímpica no país. “Estamos começando este processo e futuramente daremos todos os detalhes mas basicamente apoiaremos possíveis candidatos a medalhas e vamos ajudá-los, dando oportunidades”, explicou Moreno.
Novos patrocínios
Ainda neste primeiro trimestre será negociada a cota de patrocínio do segmento de óleo e gás. Além desta, a expectativa do departamento comercial dos jogos é abrir a disputa do patrocinador de mineração e siderurgia nos próximos meses. Também poderá ser comercializada a cota de companhias aéreas. Segundo Rodrigo Frazão, diretor de vendas de patrocino do Comitê Organizador, a previsão é que no segundo semestre seja aberto o processo para a escolha do patrocinador do segmento de cerveja.
Com a entrada da Nissan, os Jogos Olímpicos Rio 2016 soma um total de seis patrocinadores confirmados oficialmente. Os outros já divulgados são: Bradesco, Bradesco Seguros, Claro e Embratel, todos de nível 1, além da Ernst& Young, que é de nível 2. Não há uma definição sobre o total de patrocinadores que os jogos terão. No dossiê de candidatura, a expectativa era arrecadar US$ 570 milhões.
“A previsão estabelecida no caderno de encargos já foi superada largamente para a nossa alegria. Recordes estão ai para serem batidos, mas acima de tudo o importante é o montante arrecadado e não apenas o número de patrocinadores”, esclareceu Nuzman. Para se ter uma ideia, os jogos de Londres já acumulam aproximadamente 50 patrocinadores – o número inclui os apoiadores da próxima Olimpíada.
Compartilhe
Veja também
Vtex compra Newtail e avança no retail media
Gabriel Monteiro, Rafael Amorim e Diego Bona, fundadores da Newtail, continuarão na empresa atuando ao lado de João Werner, líder da área de mídia de varejo na Vtex
Firehouse Subs chega ao Brasil com planos ambiciosos e liderança de Iuri Miranda
Ex-CEO da Zamp é sócio da marca que está sendo trazida ao País pela Restaurant Brands International