O que as marcas prepararam para a volta do Lollapalooza
Evento bate recorde com 22 marcas envolvidas, que dividem seus planos para o festival
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Taís Farias
25 de março de 2022 - 6h00
Após ser adiado por três vezes por conta da pandemia da Covid-19, o Lollapalooza volta, oficialmente, nesta sexta-feira, 25. O evento vai até o domingo 27 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A edição que marca o retorno do festival já é um recorde de patrocínios e apoios. De acordo com a organização do evento, o Lolla 2022 já conta 22 marcas parceiras. Desse total, 16 são renovações – marcas que já participaram da última edição do evento. Mais uma vez, quem dá a largada no festival é a patrocinadora máster Chevrolet, com o seu Onix Day. O evento exclusivo acontece na quinta-feira, 24, para clientes da marca e participantes de promoções. O line up conta com Doja Cat, Machine Gun Kelly e Kehlani.
De olho na segurança, para acessar o evento será preciso apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19, com pelo menos duas doses. O uso de máscaras em locais abertos é recomendado e obrigatório nos ambientes fechados. Anteriormente, a organização havia indicado o uso da máscara como obrigatório em todos os espaços. No entanto, a companhia adaptou a decisão após o governo do Estado de São Paulo decretar o fim da obrigatoriedade em 9 de março.
O Lollapalooza Brasil é produzido por Perry Farrell, William Morris Endeavor Entertainment (WME), Time for Fun e C3 Presents. Budweiser, Chevrolet Onix, Adidas, Doritos e Vivo são patrocinadoras master. Patrocínio fica com Coca-Cola e McDonald’s, enquanto Tanqueray, Johnnie Walker, NewOn, Sadia, Samsung, Braskem e SPTuris são apoiadoras. O Instagram é parceiro de mídia social, Hospital Sancta Maggiore presta os serviços médicos. Já Globo, Multishow, 89 FM – A Rádio Rock, Rádio Mix – 106.3 e Rádio Mix RJ. Confira, abaixo, como as algumas marcas vão explorar o patrocínio e se fazer presentes na experiência dos consumidores na volta do Lollapalooza 2022:
Adidas – A companhia começou suas ações antes mesmo do início do festival. Pensando no evento, a marca de streetwear lançou o LollaBR Pack com uma seleção de camisetas personalizadas com estampas criadas para o festival por três artistas brasileiros. A linha também com conta com um modelo de tênis, o Superstar LollaBR, que está disponível para os membros do clube de benefícios da Adidas. Todas as ativações são norteadas pelo conceito Adiverse, com ativações que mesclam o físico e virtual. Com o Webapp Adiverse, os membros do clube também poderão criar um avatar e conferir ações em realidade aumentada em três pontos da cidade. Já o stand da Adidas no evento terá customização de tênis e interatividade.
Budweiser – Quem também começou as comemorações antes foi a Budweiser. A marca que é a cerveja oficial do festival promoveu um pocket show do cantor Xamã, na quarta-feira, 23, na estação Sé, do Metrô de São Paulo. A ativação foi feita em parceria com a agência Estalo. Para este ano, a companhia traz a plataforma de experiência BUDX que reúne criadores de todo o mundo. Ao todo, a companhia vai trazer cem criadores de diferentes setores como música, artes, moda e esportes, além da presença de artistas. Para marcar a volta, Budweiser lançou a campanha “A espera acabou” nas redes (confira abaixo). Além do portfólio tradicional, Bud vai aproveitar a ocasião para promover Bud Zero, sua versão sem álcool, que estará disponível no evento.
https://www.youtube.com/watch?v=HSkaccnmuY8
Chevrolet – Essa é a terceira edição do #OnixDay e, como novidade, a montadora traz o Onix Battle. A ação, parte do projeto Solte Sua Voz, vai velar dois Onix para o palco. Lá, grupos de até quatro pessoas poderão batalhar em performances de karaokê de bordo do veículo. As apresentações serão avaliadas por jurados da indústria da música. A ideia criativa é da Commonwealth//McCann, divisão da WMcCann para atendimento exclusivo da Chevrolet, com estratégia de mídia digital assinada pela Isobar, a Dentsu Company, e apoio da lâmpada.ag na organização do evento.
Doritos – Outra veterana do festival, a marca de salgadinhos e snacks aposta no conceito #MaisQueMúsica que foi materializado por meio de uma campanha estrelada por Rashid, Mc Tha e Mc Estudante. Em vídeo, da AlmapBBDO, os cantores contam que são protagonistas de histórias incríveis. No festival, Doritos terá três espaços de ativações. Um em frente ao palco que leva seu nome com espaço para fotos e conteúdo, o mezanino com artistas e influenciadores convidados, e uma área de descanso para o público recarregar as energias durante o festival. Doritos também marcará presença no Lolla Lounge, área vip do festival com ativação de fotos.
Vivo – Com a iniciativa Presença Preta, a operadora está distribuindo toda a sua cota de ingressos para pessoas negras. A ideia é promover mais inclusão nos espaços de música e entretenimento. “A partir dessa ação afirmativa, nosso papel é mostrar como a tecnologia, mais especificamente como o 5G, pode ser uma grande aliada na construção de um futuro mais inclusivo”, aponta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo. A marca terá dois espaços no festival. Um deles é Cubo Vivo, na pista, com temática afrofuturista e ativações. Já no Lolla Lounge, Vivo vai disponibilizar uma maquiadora especializada em make afro e customização de uma bolsa com trabalho de artistas pretos, com grafismos especiais.
Coca-Cola – Como parte de sua plataforma A Magia Acontece, a Coca-Cola terá um espaço de 600 metros quadrados, com capacidade para 800 pessoas. A área, batizada de Arena Coca-Cola, terá um line up especial com DJs, como Rapha Lima, Valentina Luz, Boss In Drama, Marcelo Botelho, Suburbia e Tamy Reis. Além disso, a atração terá 20 dançarinos coreografados e dirigidos por Flávio Verne. Os participantes vão ganhar um copo personalizado com uma foto tirada no espaço e poderão se refrescar com Coca-Cola Sem Açúcar.
McDonald’s – A rede de fast food faz a sua estreia no Lolla e quer se aproximar do público mais jovem. Para isso, o Méqui vai montar um restaurante no local com os clássicos do cardápio. Pensando em manter a qualidade e agilidade, a marca terá duas cozinhas instaladas e mais de 200 pessoas envolvidas na operação. As equipes terão um espaço de descompressão, com transmissão ao vivo dos shows. As embalagens devem ganhar uma roupagem especial para o evento a rede de restaurante vai preparar espaços instagramáveis para o público. O Méqui é patrocinador da transmissão ao vivo no canal Multishow e terá ofertas no McDelivery.
Sadia – A Sadia assume o posto de rango oficial do Lollapalooza e começou as ações antes mesmo do evento, com um filme criado pela agência Africa e embalado por um hit do MC Kevin O Chris. Pensando no público jovem, a companhia preparou um cardápio com pizza, hambúrguer, hot dog, burritos, mac n cheese e nuggets. Sadia também levará a linha Veg&Tal para o festival, como opção para os vegetarianos. A companhia aproveitará a ocasião para lançar um novo produto – Empanadíssimo, pedaços de frango empanados. Os consumidores ainda poderão ganhar brindes temáticos por meio da promoção com o e-commerce da BRF, o Mercato em Casa.
Samsung – A empresa comemora seu terceiro ano de Lolla e, mais uma vez, será responsável pela roda gigante do festival. Samsung vai aproveitar o festival para promover os benefícios da nova linha S22 5G* e do ecossistema Galaxy. Além de ativações na fila, smartphones da linha Galaxy S22 5G estarão disponíveis dentro de cada cabine da roda-gigante e, ao final do passeio, um telão exibirá as imagens registradas pelos participantes. Os visitantes também poderão compartilhar as imagens nas redes sociais. Samsung terá um espaço no Lolla Lounge, onde os visitantes poderão descansar e testar a velocidade da tecnologia 5G.
Braskem – Em parceria com a Publicis, a Braskem quer conscientizar o público do Lolla. A empresa vai espalhar estações de coleta de resíduos plásticos pelo festival. Neles, os participantes poderão trocar itens descartados por pontos que valem brindes. Os brindes serão relacionados ao universo da música e definidos de acordo com a pontuação acumulada. A partir de dois pontos, o participante já pode efetuar a troca. Os brindes incluem: palhetas, capa de chuva, vinil, viseira, pares de ingresso para os dias restantes do evento e até acesso ao Lolla Lounge.
Tanqueray – Como gin oficial do evento, Tanqueray convida os participantes do Lolla a aproveitarem com responsabilidade. A marca de bebidas explora o conceito “Reencontro Inconfundível em Perfeito Equilíbrio”. A cada drink comprado no stand da companhia, o consumidor receberá uma taça estilizada e bottons com frases como “em perfeito equilíbrio”, “curta o equilíbrio” e “harmonize com responsabilidade”. Todos que passarem pelo stand também poderão delineados verdes em parceria com a plataforma “Belezinha Brasil”, projeto de Paraisópolis que ensina gratuitamente os ofícios de maquiador e cabeleireiro.
Johnnie Walker – “Atração Principal: A gente junto de novo” é o mote de Johnnie Walker no Lolla 2022. A companhia vai instalar um tobogã de 4,8 metros de altura no festival. Além disso, a marca de bebidas vai disponibilizar um quiz especial para descobrir “quem é você no festival” e “qual seu tipo de whisky”. O público do evento também poderá experimentar, o Black & Ginger HIGHBALL Lolla, drink criado para o evento. Em parceria com Johnnie Walker, o DJ Alok vai lançar a música “Keep Walking” e performar, ao vivo, pela primeira vez no retorno do festival.
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