O que os brasileiros mais buscam – e compram – no Mercado Livre?
Primeira edição do MELI Trends Brasil mostra os produtos que mais se destacaram em vendas e buscas em 2024
O que os brasileiros mais buscam – e compram – no Mercado Livre?
BuscarO que os brasileiros mais buscam – e compram – no Mercado Livre?
BuscarPrimeira edição do MELI Trends Brasil mostra os produtos que mais se destacaram em vendas e buscas em 2024
Meio & Mensagem
17 de fevereiro de 2025 - 18h29
Mercado Livre publica estudo sobre comportamento de consumidor na sua plataforma (Créditos: Miguel Lagoa/Shutterstock)
O Mercado Livre apresentou a primeira edição do MELI Trends Brasil, publicação que evidencia como os hábitos de consumo refletem os interesses dos usuários da plataforma no país.
Além dos produtos e categorias que mais se destacaram no ano, o material também revela eventos e tendências que impulsionaram a busca por produtos ao longo de 2024.
Os principais destaques foram itens de Casa e Decoração, categoria líder de buscas e que teve o produto mais vendido e mais buscado do ano: Jogo de lençol Queen.
Em seguida, a lista trouxe Samsung Galaxy S23, Kit camisetas básicas masculinas, Apple iPhone 13 e Creatina Monohidratada – com média de 30 buscas por segundo pelo termo no Brasil.
A publicação revela ainda a consolidação das categorias Moda, Beleza e Supermercados, que tiveram forte crescimento ao longo do ano, impulsionadas pelo aumento da recorrência de compra.
O tênis foi o produto mais vendido em Moda, com aumento de 40% em relação a 2023. Os perfumes foram os mais vendidos em Beleza, com aumento de 61% sobre 2023. Já os campeões em vendas na categoria Supermercados foram: Azeite De Oliva Terras De Camões, Sabão Em Pó Omo e Cerveja Heineken Long Neck.
Entre os fatos culturais que mais influenciaram o consumo estão o sucesso da cantora Ana Castela, cujos produtos associados tiveram quase dez buscas por minuto no Brasil durante o ano; e o show histórico da rainha do pop Madonna na Praia de Copacabana. Já a expectativa das estreias de filmes como Divertida Mente 2 e e Lilo & Stitch estimularam as buscas por brinquedos e itens personalizados.
“A forma como o brasileiro pesquisa e compra está em constante evolução, e é por isso que, no Mercado Livre, nos conectamos com o nosso público e inovamos continuamente para levar sempre a melhor experiência para o usuário”, destaca Roberta Donato, diretora sênior de marketplace do Mercado Livre.
A publicação também mostra qual foi o item mais vendido em cada estado brasileiro. O jogo de lençol queen manteve-se na ponta em mais de um terço dos 27 estados. Os suplementos alimentares foram outro destaque, com itens liderando o ranking de vendas em nove. Já a cerveja liderou em quatro unidades federativas.
Como uma forma intuitiva de relembrar como foi o ano de 2024 com cada um de seus usuários, o Mercado Livre lançou o Meu Unboxing, funcionalidade que permite ao usuário relembra como foi a sua trajetória de compras no ano passado, além de trazer dados curiosos e personalizados.
A experiência mostra, por exemplo, a primeira compra realizada, o total de pedidos feitos ao longo do tempo, a distância percorrida pelos envios e até mesmo o tempo de entrega mais rápido já registrado. Com a novidade, o usuário irá descobrir se tem um perfil de compra beauty, gamer, home lover, entre outros.
Compartilhe
Veja também
Amazon investiu US$ 679 em publicidade a cada segundo em 2024
Maior anunciante do mundo quebra novo recorde não somente em compra de mídia e ações de marketing como de arrecadação com anúncios em seu marketplace
Uber libera opção para motoristas bloquearem passageiros
Comunicado diz que novidade busca oferecer mais controle aos motoristas sobre suas viagens e a importância do bom comportamento dos usuários