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Pesquisa avalia as marcas preferidas dos adolescentes da Geração Z

Forma Turismo avaliou as empresas mais consumidas por quase 5 mil jovens brasileiros de 16 a 19 anos


14 de novembro de 2024 - 6h01

marcas preferidas adolescentes

Pesqauisa avaliou as preferências de consumo de jovens brasileiros entre 16 e 19 anos (Crédito: Adobe Stock)

Netflix, Apple, McDonald’s, Coca-Cola, Nike e Spotify. Essas marcas estão entre as preferidas dos jovens da Geração Z em um levantamento inédito conduzido pela Forma Turismo, cujos resultados foram antecipados nesta quinta-feira, 14, ao Meio & Mensagem.

Especializada em turismo estudantil na região da América Latina, a empresa decidiu usar sua base de dados para promover uma pesquisa que traçasse a preferência do consumo dos estudantes e jovens brasileiros.

Para o levantamento, a empresa ouviu, em fevereiro deste ano, um total de 4.728 adolescentes, com idade de 16 a 19 anos, e residentes das cinco regiões brasileiras.

A essa base de jovens, a Forma Turismo questionou a respeito das marcas mais consumidas ou aquelas pelas quais eles têm preferência. A pesquisa avaliou os gostos e consumo os jovens em relação a 15 categorias de consumo.

As marcas unânimes entre os adolescentes

Entre todas as categorias avaliadas, a Forma Turismo destaca a preferência praticamente total da base pesquisa por determinadas marcas em algumas categorias.

Na categoria Streaming, por exemplo, 99,8% apontaram a Netflix como o serviço mais utilizado.

Já em Redes Sociais, o Instagram foi apontado por 89,9% dos entrevistados como a plataforma mais utilizada.

Também com alta margem de escolha, a Nike foi indicada por 95,5% dos respondentes como a marca de tênis favorita.

As marcas mais consumidas pelos adolescentes

Confira, abaixo, as marcas mais citadas pelos jovens pesquisados em cada uma das categorias avaliadas pelo levantamento da Forma Turismo, bem como o percentual de citações de cada uma:

Streaming
Netflix (99,8%)
Prime Video (56,7%)
Max (43,3%)
Disney+ (34,8%)
Star+ (18,4%)
Globoplay (13,9%)

Celular
Apple (72,3%)
Samsung (20,3%)
Xiaomi (4,1%)
Motorola (3,3%)

Redes Sociais
Instagram (89,9%)
TikTok (74,2%)
X (42,8%)

Music Players
Spotify (87,8%)
YouTube Music (4,1%)
Apple Music (2,8%)
Deezer (2,7%)
Amazon Music (1,2%)

Bancos (a pesquisa questionou de qual banco o entrevistado ou seu responsável era cliente)
Banco do Brasil (14,5%)
Inter (14,4%)
Itaú (13,9%)
Nubank (13,1%)
Bradesco (12,3%)
Santander (7,9%)
Caixa (6,3%)
C6 (3,9%)
Outros bancos (13,6%)

Carros (a pesquisa perguntou quais marcas eles têm ou gostariam de ter)
Jeep (17,8%)
Toyota (11,8%)
Honda (9,2%)
Volkswagen (8,8%)
Mitsubishi (8,4%)
BYD (7,1%)
Chevrolet (6,9%)
Hyundai (4,9%)
Outras marcas (24,2%)
Não gostariam de ter carro (0,9%)

Tênis
Nike (95,9%)
Adidas (71,6%)
Vans (56,5%)
Converse (18,3%)
Puma (16,3%)
Vert (8,7%)
Fila (7,7%)
Asics (6.8%)

Roupas
Nike (54,7%)
Adidas (36,3%)
Renner (33%)
Zara (26,8%)
Vans (21,2%)
YouCom (20,4%)
C&A (18,2%)
Riachuelo (16,1%)

Maquiagem
Bruna Tavares (41,1%)
O Boticário (39,5%)
Mari Maria Makeup (31%)
Ruby Rose (28,4%)
Eudora (23,1%)
Franciny Ehlke (22%)
Oceane (18,9%)
Natura (18,3%)

Fast-food
McDonald’s (84,6%)
Burger King (52%)
Subway (26,7%)
Madero (26,1%)
Starbucks (17,7%)
Spoleto (16,6%)
Jeronimo (14,3%
Pizza Hut (14,1%)
Não consomem (6,2%)

Bebidas
Coca-Cola (76,1%)
Guaraná Antarctica (45%)
H2O (33,2%)
Del Valle (28,1%)
Gatorade (19,3%)
Schweppes (16,7%)
Sprite (16,6%)
Pepsi (14,9%)
Não consomem (7,6%)

Energéticos
Red Bull (100%)
Monster (72,1%)
Baly (57,4%)
TNT (15,6%)
Fusion (12,7%)
Não consomem (32,3%)

Chocolates
Cacau Show (46,4%)
Nestlé (35,9%)
Lacta (29,6%)
Nutella (25%)
Milka (16,2%)
Kinder (16,1%)
Hershey’s (14,9%)
Não consomem (6,7%)

Salgadinhos
Doritos (54,4%)
Pringles (43,7%)
Ruffles (37,6%)
Cheetos (36,8%)
Lay’s (27,1%)
Fandangos (21,1%)
Cebolitos (15,9%)
Club Social (14,3%)
Não consomem (13,7%)

Chicletes e balas
Trident (71,3%)
Fini (58,3%)
Halls (40,1%)
Mentos (24,8%)
7Belo (12,5%)
Bubbaloo (6,6%)
Não consomem (5,1%)

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