Pesquisa avalia as marcas preferidas dos adolescentes da Geração Z
Forma Turismo avaliou as empresas mais consumidas por quase 5 mil jovens brasileiros de 16 a 19 anos
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Bárbara Sacchitiello
14 de novembro de 2024 - 6h01
Netflix, Apple, McDonald’s, Coca-Cola, Nike e Spotify. Essas marcas estão entre as preferidas dos jovens da Geração Z em um levantamento inédito conduzido pela Forma Turismo, cujos resultados foram antecipados nesta quinta-feira, 14, ao Meio & Mensagem.
Especializada em turismo estudantil na região da América Latina, a empresa decidiu usar sua base de dados para promover uma pesquisa que traçasse a preferência do consumo dos estudantes e jovens brasileiros.
Para o levantamento, a empresa ouviu, em fevereiro deste ano, um total de 4.728 adolescentes, com idade de 16 a 19 anos, e residentes das cinco regiões brasileiras.
A essa base de jovens, a Forma Turismo questionou a respeito das marcas mais consumidas ou aquelas pelas quais eles têm preferência. A pesquisa avaliou os gostos e consumo os jovens em relação a 15 categorias de consumo.
Entre todas as categorias avaliadas, a Forma Turismo destaca a preferência praticamente total da base pesquisa por determinadas marcas em algumas categorias.
Na categoria Streaming, por exemplo, 99,8% apontaram a Netflix como o serviço mais utilizado.
Já em Redes Sociais, o Instagram foi apontado por 89,9% dos entrevistados como a plataforma mais utilizada.
Também com alta margem de escolha, a Nike foi indicada por 95,5% dos respondentes como a marca de tênis favorita.
Confira, abaixo, as marcas mais citadas pelos jovens pesquisados em cada uma das categorias avaliadas pelo levantamento da Forma Turismo, bem como o percentual de citações de cada uma:
Streaming
Netflix (99,8%)
Prime Video (56,7%)
Max (43,3%)
Disney+ (34,8%)
Star+ (18,4%)
Globoplay (13,9%)
Celular
Apple (72,3%)
Samsung (20,3%)
Xiaomi (4,1%)
Motorola (3,3%)
Redes Sociais
Instagram (89,9%)
TikTok (74,2%)
X (42,8%)
Music Players
Spotify (87,8%)
YouTube Music (4,1%)
Apple Music (2,8%)
Deezer (2,7%)
Amazon Music (1,2%)
Bancos (a pesquisa questionou de qual banco o entrevistado ou seu responsável era cliente)
Banco do Brasil (14,5%)
Inter (14,4%)
Itaú (13,9%)
Nubank (13,1%)
Bradesco (12,3%)
Santander (7,9%)
Caixa (6,3%)
C6 (3,9%)
Outros bancos (13,6%)
Carros (a pesquisa perguntou quais marcas eles têm ou gostariam de ter)
Jeep (17,8%)
Toyota (11,8%)
Honda (9,2%)
Volkswagen (8,8%)
Mitsubishi (8,4%)
BYD (7,1%)
Chevrolet (6,9%)
Hyundai (4,9%)
Outras marcas (24,2%)
Não gostariam de ter carro (0,9%)
Tênis
Nike (95,9%)
Adidas (71,6%)
Vans (56,5%)
Converse (18,3%)
Puma (16,3%)
Vert (8,7%)
Fila (7,7%)
Asics (6.8%)
Roupas
Nike (54,7%)
Adidas (36,3%)
Renner (33%)
Zara (26,8%)
Vans (21,2%)
YouCom (20,4%)
C&A (18,2%)
Riachuelo (16,1%)
Maquiagem
Bruna Tavares (41,1%)
O Boticário (39,5%)
Mari Maria Makeup (31%)
Ruby Rose (28,4%)
Eudora (23,1%)
Franciny Ehlke (22%)
Oceane (18,9%)
Natura (18,3%)
Fast-food
McDonald’s (84,6%)
Burger King (52%)
Subway (26,7%)
Madero (26,1%)
Starbucks (17,7%)
Spoleto (16,6%)
Jeronimo (14,3%
Pizza Hut (14,1%)
Não consomem (6,2%)
Bebidas
Coca-Cola (76,1%)
Guaraná Antarctica (45%)
H2O (33,2%)
Del Valle (28,1%)
Gatorade (19,3%)
Schweppes (16,7%)
Sprite (16,6%)
Pepsi (14,9%)
Não consomem (7,6%)
Energéticos
Red Bull (100%)
Monster (72,1%)
Baly (57,4%)
TNT (15,6%)
Fusion (12,7%)
Não consomem (32,3%)
Chocolates
Cacau Show (46,4%)
Nestlé (35,9%)
Lacta (29,6%)
Nutella (25%)
Milka (16,2%)
Kinder (16,1%)
Hershey’s (14,9%)
Não consomem (6,7%)
Salgadinhos
Doritos (54,4%)
Pringles (43,7%)
Ruffles (37,6%)
Cheetos (36,8%)
Lay’s (27,1%)
Fandangos (21,1%)
Cebolitos (15,9%)
Club Social (14,3%)
Não consomem (13,7%)
Chicletes e balas
Trident (71,3%)
Fini (58,3%)
Halls (40,1%)
Mentos (24,8%)
7Belo (12,5%)
Bubbaloo (6,6%)
Não consomem (5,1%)
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