Retrospectiva 2022: os temas que mobilizaram a indústria no ano
Games, 5G, inflação, metaverso e outros assuntos que permearam as estratégias das marcas, anunciantes e veículos ao longo de 2022
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Meio & Mensagem
21 de dezembro de 2022 - 17h13
Em um ano de diversos – e importantes – acontecimentos, como a retomada das atividades econômicas após a diminuição da Covid-19, a guerra na Ucrânia, as eleições presidenciais brasileiras e a Copa do Mundo, alguns temas permearam a indústria da comunicação ao longo de todo o ano, e seguem presentes na pauta de 2023.
O metaverso foi impulsionado pelos investimentos da Meta, mas a empresa gerida por Mark Zuckerberg registrou perdas bilionárias e não teve grandes resultados na área.
O Brasil lançou a rede móvel de quinta geração (5G), com atraso de três anos ante mercados como China e Estados Unidos. O 5G, com seis meses de operação, não tem resultados concretos para exibir em aplicações comerciais.
Uma das áreas em que espera o desenvolvimento em função desse padrão são os games. Que, com a projeção de movimentar US$ 200 bilhões em 2023, ganharam uma categoria própria no Cannes Lions.
Veja, abaixo, a lista dos temas que ganharam a atenção da indústria de comunicação em 2022 e que seguem no centro das estratégias no próximo ano.
No ano em que o mercado passou a experimentar algo parecido com um período pós-pandêmico, a agenda ESG ganhou ainda mais relevância entre as empresas. Mais do que a adoção de ações afirmativas que endossam o compromisso nos pilares de social, ambiental e de governança, a reinvenção de modelos de negócio vem sendo bastante cobrada por investidores. Neste ano, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, lançou a terceira versão do guia “Sustentabilidade e Gestão ASG: Como Começar, Quem Envolver e O Que Priorizar”. A discussão apenas reforçou a ideia já conhecida de capitalismo de stakeholder, que considera o bem-estar da sociedade. A cobrança acerca do tema também chegou à indústria criativa: em junho, o Cannes Lions foi marcado por protestos do Greenpeace. Meses depois, Simon Cook, CEO do festival, disse que haverá novos critérios para sustentabilidade na premiação.
Em meio às iniciativas que promovem a diversidade e inclusão está o combate ao etarismo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que indivíduos com 65 anos ou mais compõem 10,2% da população. Além disso, a pesquisa Tsunami60+, da Pipe.Social e da Hype60+, aponta que 86% do público com idade a partir dos 55 anos possuem renda própria, mas esse número sobe para 93% entre os indivíduos com 75 anos ou mais — evidenciando a chamada “economia prateada”. O entretenimento contou, neste semestre, com a estreia do Masterchef+, edição do reality dedicada a participantes com mais de 60 anos. Já O Boticário comemorou 45 anos com a campanha “O tempo não (me) para”, criada pela AlmapBBDO, que propõe novas maneiras de interpretar a maturidade. Além disso, a marca anunciou um programa de capacitação a mulheres com idade a partir de 45 anos que almejam abrir um negócio.
Com o avanço do e-commerce, surgiram novos conceitos e terminologias para nomear o que já é uma ambição dentro das empresas. Um deles é o q-commerce, cuja principal característica é a rapidez nas entregas. Um levantamento da Capterra ouviu mais de mil pessoas para entender o que esperam das entregas de pedidos e mais da metade dos entrevistados afirmou que a rapidez é o atributo mais importante. Por trás desse movimento, está uma ressignificação da ideia de conveniência por parte dos consumidores, que estão mais exigentes, e uma necessidade das varejistas de criarem diferenciação em um mercado competitivo. O Mercado Livre passou a concentrar a armazenagem dos produtos de vendedores terceiros e estabelece prazo de entrega de um dia para 75% das vendas. Já o Rappi comprou a startup de quick commerce Avocado para estruturar o Rappi Turbo BR, que oferece entregas em até dez minutos para algumas regiões.
No início do ano, entrou em vigor a nova Classificação Estatística de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, o CID, e, com ela, uma mudança para o mundo corporativo. A Síndrome de Burnout passou a ser considerada uma doença ocupacional. Ou seja, relacionada ao trabalho. Mais do que uma mudança prática, o movimento é um reflexo da importância que o tema do bem-estar e a saúde mental vem ganhando na sociedade. Isso também ficou marcado na agenda dos eventos, como a edição 2022 do festival de inovação South by Southwest (SXSW), que reuniu uma série de painéis sobre o tema, com assuntos como depressão, burnout, luto e as melhores formas de trabalhar. Nas agências, adoção do trabalho híbrido aparece como uma das principais heranças do período de isolamento e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional se mantém como um desafio a ser resolvido.
O segmento de games movimentou US$ 175,8 bilhões em 2021 e deve ultrapassar US$ 200 bilhões em 2023, apontam projeções da consultoria Newzoo. Como consequência, o crescimento do público gamer e do consumo nesse setor tem impulsionado a da indústria como um todo. A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2022 indica que o público de jogos eletrônicos no Brasil representa 74,5%, alta de 2,1% quando comparado ao número de 2021. Esses números têm atraído cada vez mais a atenção das marcas. Neste ano, o Cannes Lions anunciou que em 2023 o evento terá a categoria Entertainment Lions for Gaming, que tem à frente do júri Francine Li, head global de marketing da Riot Games. Além disso, holdings têm criado equipes ou até mesmo empresas voltadas para o setor. O Grupo Dreamers firmou sociedade com a Black Dragons, empresa de eSports comandado por Nicolle Merhy, para transformá-la em uma holding de games.
Em 6 de julho, o Brasil entrou na era da quinta geração da telefonia móvel (5G). Com atraso em relação a mercados como EUA e China, ambos com a rede em operação desde 2019, o País inaugurou a tecnologia que, teoricamente, pode ter velocidades até cem vezes mais rápidas do que a 4G e permitir a massificação de dispositivos baseados em internet das coisas (IoT) e machine-to-machine (M2M). Depois, redes 5G foram inauguradas em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre. Em agosto, a internet móvel de altíssima velocidade chegou a São Paulo, maior mercado consumidor da América Latina. Três meses depois da estreia, todas as capitais brasileiras estavam cobertas, ao menos parcialmente, pelas redes da Claro, TIM e Vivo. A próxima fase é cobrir as 26 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes. Até outubro, as redes 5G abrangiam 29,8% da população brasileira e os acessos baseados nessa tecnologia totalizam 4,550 milhões de unidades.
Conceitualmente, inflação é o aumento do preço de bens e serviços e pode ser medida por vários índices. E o tema não saiu da pauta em 2022. Provocada por fatores variados, entre eles, pressões de demanda ou de custos, suas consequências mais diretas são a redução do poder de compra das pessoas e da predisposição das empresas em realizarem investimentos. No Brasil, a inflação ficou em torno de 6%, nos EUA, o índice chegou a 7,1%, em novembro. Na Zona do Euro, em outubro, a inflação bateu 10,6%. As altas inflacionárias em diferentes regiões acabam tendo efeito negativo também sobre o comércio entre os países, já que o efeito em cascata se transfere de um produto para outro, afetando o valor daquilo que se importa de um mercado estrangeiro. Um problema caseiro, com o qual o Brasil já é acostumado, acabou ganhando terreno no mundo e virou problema duplo para a população e empresários locais que dependem de importações.
Ao longo do ano eleitoral, marcado por uma intensificação do cenário de polarização que já acompanhava o País nos últimos anos, marcas se envolveram voluntariamente na política, como a Natura, que em intervalos comerciais de debates cobrou dos candidatos ações de proteção à Amazônia; ou foram envolvidas, como a Heineken, que viu o dono de um supermercado do interior paulista ser autuado por colar adesivos com o número 22, de Bolsonaro, sobre a marca da cerveja, que leva uma estrela vermelha. Na ocasião, a empresa ressaltou não ter qualquer envolvimento partidos políticos. Já a Avast pontuou que 79% dos brasileiros tiveram contato com notícias falsas sobre as eleições pelas redes sociais e 86% acreditam que as redes sociais devem remover notícias falsas. Especialistas em comunicação e public affairs acreditam que o problema só será minimizado em médio prazo.
Enquanto em 2021 o mundo conhecia melhor o termo metaverso, em 2022 marcas do universo físico passaram a fazer parte dele. Sabrina Sato inaugurou o restaurante especializado em culinária japonesa Peixe ao Cubo no servidor Cidade Alta, do GTA, e o Burger King abriu o BKverso na plataforma Steam, por exemplo. Agências, como Media.Monks, Havas Group, Accenture, R/GA e a Wunderman Thompson integraram ao metaverso com escritórios virtuais ou passaram a usar elementos do mundo imersivo para processos seletivos ou reuniões com clientes. O Rock in Rio realizou um festival em uma ilha no Fortnite. O game da Epic Games também recebeu show do Emicida. Já a RecordTV decidiu criar uma versão do reality A Fazenda no metaverso. Além disso, o FitDance anunciou sua entrada no metaverso com o lançamento de dançarinos virtuais e nomes como Carlinhos Brown e Deborah Secco estrearam suas versões em avatares virtuais.
Mais uma vez, o Google adiou o do fim do uso de cookies de terceiros no navegador Google Chrome, que agora deverá ocorrer no segundo semestre de 2024. O Safari, da Apple, e outros navegadores já eliminaram rastreadores de terceiros em nome da privacidade. A prorrogação permite que anunciantes se preparem para o suporte no navegador com maior aderência atualmente — segundo o IAB Brasil, 54% dos associados consideram-se preparados para o fim dos cookies — e para que surjam alternativas que apoiem entregas publicitárias sem infringir a privacidade dos usuários. A proposta do Google, no projeto Topics, é unir usuários em grupos de interesse com base no que consomem e buscam. A Adobe Experience Cloud foca na união de dados conhecidos e desconhecidos, formando uma jornada do cliente em um sistema único. Já a suíte Next-Gen Solutions, do Yahoo, se concentra em targeting comportamental e demográfico.
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