Tortuguita: a estratégia da Arcor para se conectar com diferentes gerações
Personagem da fabricante de chocolates ancora as estratégias de marca e comunicação e permite a exploração de collabs e experiências
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Bárbara Sacchitiello
2 de maio de 2025 - 17h33
No Instagram, personagem se dirige ao público jovem adulto (Crédito: Reprodução/Instagram)
Uma simpática tartaruga, que destaca sempre ao público as delícias de saborear um chocolate ou um doce. Essa é a Tortuguita, a principal “garota-propaganda” da Arcor que, mesmo com o passar dos anos, ainda vem ancorando as principais estratégias de comunicação da marca e guiando a expansão das linhas de produtos.
A personagem foi um dos principais destaques da fabricante de chocolates e confeitos no período da Páscoa e também o tom da comunicação da empresa, que visa cativar as novas gerações, mas também os mais velhos, de forma mais moderna e divertida.
“A Tortuguita é uma marca icônica, que atravessa gerações. Ela é atual, moderna, que está no dia a dia das crianças, mas também de muitas pessoas que cresceram consumindo o chocolate”, comenta Richard Oliveira, gerente de marketing de Chocolates da Arcor Brasil.
Essa conexão entre a personagem e o público também impulsiona os planos atuais de Arcor, que envolvem a aproximação com os consumidores da primeira infância. O porta-voz comenta que as crianças acima de 8 anos já conseguem interagir mais com a personagem e tem uma relação mais próxima com a marca. A meta, agora, é estender essa faixa para as crianças de 4 a 8 anos.
Além do endosso em chocolates e biscoitos, Tortuguita também vem ocupando outros territórios nas estratégias de Arcor. Richard explica que o chocolate ainda é o carro-chefe para a personagem, mas a empresa já criou linhas de biscoitos e guloseimas. Ao todo, já são mais de 30 produtos ancorados na personagem.
“Para desenvolver um novo produto sob a marca Tortuguita é preciso que ele tenha chocolate, o formato clássico ou que tenha a presença intrínseca da personagem. Procuramos sempre trazer algo lúdico e temos planos de expandir para outros segmentos e negócios”, conta o gerente de marketing.
Uma das formas de estimular essa expansão é por meio de collabs, com outras marcas. Exemplos recentes aconteceram com a rede de cinemas Cinépolis e a rede de restaurantes Habib’s.
Atualmente, a principal forma pela qual a Arcor visa impactar seu público, além do próprio ponto de venda, é o meio digital. Para isso, a empresa procura adaptar a linguagem e o estilo da Tortuguita à faixa etária de usuários mais característica de cada rede social.
No Instagram, por exemplo, a marca procura levar uma linguagem mais adequada ao público jovem adulto, através da personagem. Já no TikTok, a Tortuguita é mais jovial e divertida, algo mais característico da plataforma.
@tortuguitaoficial é cada uma que parece duas #tortuguita #zap #react #humor ♬ som original – Tortuguita Oficial
Agora, a meta é explorar melhor o universo do YouTube, plataforma em que estão as crianças menores, público-alvo da marca Tortuguita no momento.
Experiências físicas também estão na lista da empresa para fortalecer a conexão da Tortuguita com os consumidores. Nessa Páscoa, por exemplo, alguns locais receberam a visita da personagem ou uma máquina de pelúcias, em que as pessoas poderiam tentar pegar a mascote.
O porta-voz revela que os principais períodos de ativação física da marca no ano são a Páscoa, pela associação direta da data aos chocolates, e o Dia das Crianças. No ano passado, por exemplo, a Arcor fez parcerias com locais como o Museu da Imaginação e o Parque de Diversões Animalia, para levar a personagem ao encontro do público. “Esses movimentos de ativação são importantes porque encontramos os consumidores em seu momento de lazer”, diz.
Para os próximos meses, a Arcor pretende incrementar os investimentos em marketing nas plataformas digitais e reforçar a presença da Tortuguita nos pontos de venda. “Também pretendemos evoluir em collabs, para levar a Arcor a outros pontos e segmentos”, promete Richard.
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