Tracanella e Itaú: uso de cartão corporativo determinou desligamento de CMO
Banco citou o motivo em comunicado interno divulgado para parte da equipe; executivo diz que saída aconteceu por encerramento de ciclo junto à empresa
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BuscarBanco citou o motivo em comunicado interno divulgado para parte da equipe; executivo diz que saída aconteceu por encerramento de ciclo junto à empresa
Bárbara Sacchitiello
3 de dezembro de 2024 - 13h59
Eduardo Tracanella trabalhou por 27 anos no Itaú e ocupava o cargo de chief marketing officer (CMO) (Crédito: Divulgação)
A saída de Eduardo Tracanella do Itaú, empresa na qual trabalhou por 27 anos, foi motivada por uso indevido do cartão corporativo. Essa foi a justificativa dada pelo próprio Itaú, em comunicado interno distribuído a parte de sua equipe nesta segunda-feira, 2.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, na manhã dessa segunda-feira, 2, alguns profissionais da empresa receberam um informativo interno de que o então chief marketing officer (CMO) do banco, Eduardo Tracanella, teria sido desligado por “uso inapropriado do cartão corporativo”.
O informativo, que citava nominalmente o então CMO, não dava detalhes a respeito do ocorrido, porém, pontuava o motivo como a razão de sua saída.
Embora o informativo tenha circulado internamente na manhã de segunda-feira, 2, a reportagem apurou que o desligamento de Tracanella já havia sido feito na sexta-feira, 30.
Apesar de internamente ter divulgado essa versão sobre a saída do executivo, o Itaú não mencionou o caso no comunicado oficial sobre Tracanella.
“O Itaú Unibanco confirma que Eduardo Tracanella não faz mais parte do quadro de diretores da organização. O banco agradece sua dedicação ao longo de tantos anos e sua contribuição na construção de uma das marcas mais admiradas do país”, diz o banco, em nota encaminhada à reportagem.
Já Eduardo Tracanella, em entrevista à reportagem de Meio & Mensagem nesta segunda-feira, 2, afirmou que sua saída aconteceu por um encerramento de ciclo junto ao banco.
“Foi uma jornada incrível e muito vitoriosa. Tenho mais de duas décadas ininterruptas de liderança no marketing do banco. Um ciclo muito longo e que tem um ótimo momento para se encerrar: o sucesso da campanha de centenário do banco e de lançamento da nova marca. Amo o Itaú e sou muito grato à empresa por tanto tempo juntos e por sempre acreditar na importância de se construir marca e apostar na criatividade”, declarou.
Um dos profissionais de marketing mais admirados do País, Tracanella esteve à frente da equipe responsável por campanhas icônicas desse ano, como as estreladas por Madonna e Fernanda Montenegro, e pela estratégia de mudança de marca da instituição financeira, que comemorou 100 anos em 2024.
Pesquisa publicada por Meio & Mensagem em setembro apontou o Itaú como o cliente mais desejado pelas agências de publicidade no Brasil.
Tracanella começou a carreira no Itaú em 1997. Em 2014 foi vencedor do Prêmio Caboré na categoria Profissional de Marketing. Na 10ª edição do relatório bianual Agency Scope, recém-concluído pela consultoria espanhola Scopen e divulgada na edição desta semana de Meio & Mensagem, ele aparece como segundo profissional de marketing mais admirado do País, atrás apenas de Daniela Cachich, da Ambev. A pesquisa entrevistou, neste ano, 409 executivos de marketing, atuantes em 285 empresas distintas, e 441 profissionais integrantes das equipes de 61 agências de publicidade.
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