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Marketing

Via Varejo anuncia nova marca para Casas Bahia

Segundo executiva-chefe de marketing, novo momento pretende refletir mudanças internas desde a troca na gestão do grupo


27 de julho de 2020 - 7h59

Casas Bahia reformula marca após processo de design sprint (Crédito: divulgação)

Após completar um ano de nova gestão, a Via Varejo anunciou um reposicionamento de marca para a bandeira Casas Bahia. As mudanças incluem o design da marca, nova interface nos canais de venda digitais e reformas nas mais de 800 lojas físicas da operação.

A empresa escalou uma equipe multidisciplinar para tocar a reformulação, em parceria com a agência de publicidade parceira da varejista, a Young & Rubicam. Agora, a nova marca passa a focar em uma personalidade nacional, ampliando o foco no aspecto de proximidade da palavra “Casas”.

Novo logo das Casas Bahia ganha formatos adaptáveis às diferentes plataformas da marca

“Nessa nova fase, vamos usar bastante humanização na cara da marca. Estamos fugindo de bancos de imagem e de shootings publicitários”, afirma Ilca Sierra, diretora de marketing e marca multicanal da Via Varejo. O primeiro filme do novo momento da companhia foi ao ar nesse domingo, 26, na Globo (veja o comercial abaixo).

Para a Casas Bahia, essa mudança tem um peso extra em uma renovação que já é um processo importante para a construção de qualquer marca. Isso porque desde os anos 90 que a marca continua com o mesmo logo e conceito.

Transformação ampla
Segundo Sierra, a mudança explica ao público geral uma transformação que a empresa vem implementando no último ano, desde a nova gestão. Um exemplo desse reflexo é o novo logo, que, com menos informações visuais, possui adaptações às diferentes plataformas da empresa, como lojas físicas, aplicativo e site.

“Estava muito latente que precisávamos transformar a marca, que já tem um legado afetivo muito grande. Ela precisa refletir toda essa transformação dentro da empresa e que já tem coisas muito concretas”, afirma a executiva. Entre as inovações que a Via Varejo levou aos clientes nos últimos meses estão adoção de crediários digitais, o formato de vendas por WhatsApp e a adoção de novos segmentos no e-commerce da marca Casas Bahia.

Até o formato da virada, inclusive, foi feito à partir de uma metodologia ágil, responsável pela condução completa da mudança em cinco dias. No final do processo, que incluiu parte das vice-presidências da empresa, a equipe validou o esqueleto com um focus group que deu sinal verde para a virada.

Por enquanto, ainda falta uma parte da mudança: a reinvenção do Baianinho, personagem tradicional da marca. Ilca promete, entretanto, que ele virá com uma cara nova, também modernizada, já nas próximas semanas.

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