BBB 24: Chevrolet é marca mais mencionada nos primeiros dias
Stilingue indica que Chevrolet, Rexona, Kwai e Pantene foram os patrocinadores mais presentes nas conversas das redes sociais sobre o reality
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Thaís Monteiro
12 de janeiro de 2024 - 15h19
Com base nos três primeiros dias do Big Brother Brasil 24, a Stilingue divulgou um primeiro relatório das marcas mais comentadas nas redes sociais e patrocinadores como Chevrolet, Rexona e Kwai se destacaram. As duas primeiras patrocinaram eventos do programa, como a primeira prova do líder e a primeira festa, respectivamente.
A metodologia da Silingue se baseia em social listening em larga escala e no monitoramento de canais, como Facebook, Instagram, Tumblr, Blogs, Portais, X, Fóruns, Reclame Aqui, YouTube, e dos comentários em artigos, no Facebook, Instagram e no YouTube.
A Chevrolet recebeu 3,6 mil citações diretas. Patrocinadora da prova do líder, a montadora chamou a atenção do público pelas diferentes reações do grupo Camarote e Vip quando o programa avisou que, além da liderança, o vencedor ganharia um Chevrolet Tracker.
Além disso, os internautas comentaram sobre a promoção feita pela marca e expressaram desejo pelo carro.
Na análise da Stilingue, a Chevrolet teve mais citações também por conta da duração da prova, que se estendeu por mais de 18 horas. Portanto, houve mais espaço para conversas entorno da prova e da marca.
No entanto, outro tema que prevaleceu e impulsionou comentários foram questões relacionadas a acessibilidade e capacitismo. Assim, a prova colecionou 39 mil citações.
Os usuários falaram sobre comentários considerados inadequados e capacitistas do participante Maycon e o fato do atleta paralímpico Vinícius Rodrigues ter tido que tirar sua prótese para realização da tarefa.
Ao todo, foram 2,6 mil citações sobre acessibilidade, 2 mil sobre preconceito, cerca de mil sobre capacitismo e cerca de 500 sobre inclusão.
Segundo a Stilingue, não houve muitos comentários sobre a Chevrolet nessas conversas. Os usuários mencionaram mais a Globo.
Segunda marca mais comentada, a Rexona foi patrocinadora da primeira festa na casa, cujo estilo musical foi pagode. A marca teve 2 mil menções.
Apesar disso, as hashtags eleitas pela marca, como “#RexonaNoBBB” e “#PagodeDoNãoTeAbandona” não tiveram repercussão. As conversas envolveram a própria marca e interações dos usuários com ela.
A festa em si recebeu 37 mil menções. Dessas, 24 mil citam atrações. Ademais, os usuários comentaram sobre a reação dos participantes na festa.
Em terceiro lugar, Kwai não esteve presente ainda nas dinâmicas da semana. Ainda assim, os usuários comentaram sobre o patrocínio da marca ao BBB, já que o app está publicando conteúdos relacionados ao programa. Os internautas também comparam o patrocinador com o TikTok, que apoiou a edição passada do reality. É a primeira vez que a Kwai participa do BBB.
Conforme o relatório, a Pantene foi a quarta marca mais comentada entre os patrocinadores. Porém, teve 30% das menções com teor negativo.
Os internautas falaram sobre a mudança no cabelo da participante Yasmin Brunet após entrar na casa e usar os produtos da Pantene. Além disso, houve declarações sobre a dificuldade de usar apenas produtos da marca.
Cerca de 300 publicações mencionavam a Electrolux e 1,2 mil as compras de mercado, dinâmica patrocinada pela marca.
Essa é a primeira vez que a Electrolux participa do Big Brother Brasil. A marca se associou ao reality para divulgar o design e tecnologia dos produtos.
Os usuários comentaram sobre o participante Davi, que ficou feliz ao ser sorteado para fazer as compras da Xepa. Alguns internautas pediram para a marca “notar” o brother.
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