Assinar

Brasileirão 2025: como será a escolha de jogos na TV aberta

Buscar

Brasileirão 2025: como será a escolha de jogos na TV aberta

Buscar
Publicidade
Mídia

Brasileirão 2025: como será a escolha de jogos na TV aberta

Globo e Record terão direito a 38 jogos em sua grade na TV aberta e escolha será feita em rodízio de prioridade


6 de fevereiro de 2025 - 7h09

Transmissão do Brasileirão será definida por prioridade de escolha em 2025 (Crédito: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Transmissão do Brasileirão será definida por prioridade de escolha em 2025 (Crédito: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

Na última sexta-feira, 31, a Globo anunciou a compra dos direitos de transmissão do pacote restante de jogos da Liga Forte União (LFU) no Campeonato Brasileiro. O acordo, intermediado pela LiveMode, dá direito a empresa de mídia de colocar os jogos em sua grade na TV aberta, por assinatura e streaming os jogos da liga.

Com isso, a emissora terá direito a 8 jogos exclusivos em sua grade – seja na TV aberta (de acordo com a praça), por assinatura ou Premiere – e um não exclusivo. No canal aberto, será exibido um jogo por rodada, somando 38 ao fim do campeonato, o mesmo número que a Record, canal que tem parte dos direitos da LFU.

Já na TV por assinatura, serão dois jogos por rodada, enquanto o Premier receberá os 9 jogos que a empresa tem direito.

A Record, por sua vez, contará com a partida na TV aberta, em rede nacional, além de uma transmissão alternativa simulcast com foco em digital que acontece no PlayPlus e no R7 em parceria com o Desimpedidos. 

Com essa configuração, a grade de jogos de cada um dos players que transmitirá o Brasileirão será dividida por prioridade de escolha.

Isso significa que, a cada rodada, cada uma das plataformas poderá escolher o jogo do time mandante da LFU que deseja exibir com exclusividade, com exceção da CazéTV, que tem um acordo de co-transmissão com a Record. A ordem de prioridade será feita como um rodízio.

Dessa forma, por exemplo, na primeira rodada do Brasileirão, a Record pode ter a prioridade de escolha da partida da LFU que exibirá. Na sequência, Prime Video pode selecionar a sua e, posteriormente, a Globo. Na rodada seguinte, a ordem de quem escolhe primeiro se alterna.

Brasileirão fragmentado

A partir de 2025 passa a valer a nova regra de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro com base na Lei do Mandante sancionada pelo então Presidente da República, Jair Bolsonaro, em 2021.

Dessa forma, a divisão em ligas – com a Liga Brasileira de Futebol (Libra) e a LFU – permitiu que cada grupo escolhesse a proposta comercial que fosse mais vantajosa do seu ponto de vista.

Assim, os times da Libra, que é composta por Atlético Mineiro, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória, decidiram pela venda completa a um único transmissor.

Nesse caso, quem acertou essa negociação foi a Globo que, segundo a imprensa esportiva, pagou R$ 6 bilhões pelo pacote nos próximos quatro anos.

Já os clubes que estão com a LFU, Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco, optaram por uma venda fragmentada, realizada com auxílio da LiveMode, que também trabalha essa estratégia com o Campeonato Paulista. Record, Prime Video e YouTube (com a CazéTV), além da Globo, serão os responsáveis pelos jogos com esses mandantes.

Com esse cenário, esse será o Brasileirão com mais jogos em plataformas abertas e maior capilaridade de partidas entre os players.

 

As ligas do futebol brasileiro
Libra (12 times)
Série A
Atlético-MG
Bahia
Flamengo
Grêmio
Palmeiras
Red Bull Bragantino
São Paulo
Santos
Vitória
Série C
ABC
Guarani
Série D
Sampaio Corrêa
Liga Forte União (32 times)
Série A
Botafogo
Corinthians
Ceará
Cruzeiro
Fluminense
Fortaleza
Internacional
Juventude
Mirassol
Sport

Vasco
Série B
Atlético-GO
Athletico
Amazonas
América-MG
Avaí
Botafogo-SP
Chapecoense
Criciúma
Cuiabá
CRB
Goiás
Novorizontino
Operário
Vila Nova
Série C
CSA
Figueirense
Ituano
Londrina
Náutico
Ponte Preta
Tombense
Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Onde assistir e acompanhar o Super Bowl 2025?

    Onde assistir e acompanhar o Super Bowl 2025?

    Evento oficial da NFL ganha nova edição no Brasil, Disney+ promove primeira watch party e emissoras transmitem o Big Game

  • Como os creators usarão a IA em 2025, segundo a BrandLovers

    Como os creators usarão a IA em 2025, segundo a BrandLovers

    Pesquisa indica que criadores de conteúdo pretendem utilizar soluções de IA para gerar ideias, criar textos, planejar calendários, entre outros