Brasileirão 2025: como será a escolha de jogos na TV aberta
Globo e Record terão direito a 38 jogos em sua grade na TV aberta e escolha será feita em rodízio de prioridade
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Meio & Mensagem
6 de fevereiro de 2025 - 7h09
Na última sexta-feira, 31, a Globo anunciou a compra dos direitos de transmissão do pacote restante de jogos da Liga Forte União (LFU) no Campeonato Brasileiro. O acordo, intermediado pela LiveMode, dá direito a empresa de mídia de colocar os jogos em sua grade na TV aberta, por assinatura e streaming os jogos da liga.
Com isso, a emissora terá direito a 8 jogos exclusivos em sua grade – seja na TV aberta (de acordo com a praça), por assinatura ou Premiere – e um não exclusivo. No canal aberto, será exibido um jogo por rodada, somando 38 ao fim do campeonato, o mesmo número que a Record, canal que tem parte dos direitos da LFU.
Já na TV por assinatura, serão dois jogos por rodada, enquanto o Premier receberá os 9 jogos que a empresa tem direito.
A Record, por sua vez, contará com a partida na TV aberta, em rede nacional, além de uma transmissão alternativa simulcast com foco em digital que acontece no PlayPlus e no R7 em parceria com o Desimpedidos.
Com essa configuração, a grade de jogos de cada um dos players que transmitirá o Brasileirão será dividida por prioridade de escolha.
Isso significa que, a cada rodada, cada uma das plataformas poderá escolher o jogo do time mandante da LFU que deseja exibir com exclusividade, com exceção da CazéTV, que tem um acordo de co-transmissão com a Record. A ordem de prioridade será feita como um rodízio.
Dessa forma, por exemplo, na primeira rodada do Brasileirão, a Record pode ter a prioridade de escolha da partida da LFU que exibirá. Na sequência, Prime Video pode selecionar a sua e, posteriormente, a Globo. Na rodada seguinte, a ordem de quem escolhe primeiro se alterna.
A partir de 2025 passa a valer a nova regra de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro com base na Lei do Mandante sancionada pelo então Presidente da República, Jair Bolsonaro, em 2021.
Dessa forma, a divisão em ligas – com a Liga Brasileira de Futebol (Libra) e a LFU – permitiu que cada grupo escolhesse a proposta comercial que fosse mais vantajosa do seu ponto de vista.
Assim, os times da Libra, que é composta por Atlético Mineiro, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória, decidiram pela venda completa a um único transmissor.
Nesse caso, quem acertou essa negociação foi a Globo que, segundo a imprensa esportiva, pagou R$ 6 bilhões pelo pacote nos próximos quatro anos.
Já os clubes que estão com a LFU, Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco, optaram por uma venda fragmentada, realizada com auxílio da LiveMode, que também trabalha essa estratégia com o Campeonato Paulista. Record, Prime Video e YouTube (com a CazéTV), além da Globo, serão os responsáveis pelos jogos com esses mandantes.
Com esse cenário, esse será o Brasileirão com mais jogos em plataformas abertas e maior capilaridade de partidas entre os players.
As ligas do futebol brasileiro |
Libra (12 times) |
Série A |
Atlético-MG Bahia Flamengo Grêmio Palmeiras Red Bull Bragantino São Paulo Santos Vitória |
Série C |
ABC Guarani |
Série D |
Sampaio Corrêa |
Liga Forte União (32 times) |
Série A |
Botafogo Corinthians Ceará Cruzeiro Fluminense Fortaleza Internacional Juventude Mirassol Sport Vasco |
Série B |
Atlético-GO Athletico Amazonas América-MG Avaí Botafogo-SP Chapecoense Criciúma Cuiabá CRB Goiás Novorizontino Operário Vila Nova |
Série C |
CSA Figueirense Ituano Londrina Náutico Ponte Preta Tombense |
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