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Mídia

Como a Waffle quer ser a empresa de mídia das novas gerações

Com newsletter e formatos audiovisuais, Grupo Waffle aposta na dinamicidade de informações e em linguagem específica para atrair público jovem


5 de agosto de 2024 - 13h45

A the news — que mais tarde deu origem à Waffle Media — amanhece na caixa de e-mail de seus inscritos todos os dias, pontualmente, às 06h06 da manhã.

A newsletter criada em 2020 foi o formato encontrado para reunir a curadoria de uma avalanche de informações durante a pandemia.

waffle

Hernane Jr, fundador e CEO da Waffle, e Bruno Costa, cofundador e editor-chefe do the news (Crédito: Divulgação)

“Como consumidor, eu precisava entrar em vários portais de acordo com os assuntos para descobrir o que estava acontecendo. Eu perdia muito tempo nisso”, justifica Hernane Jr., fundador e hoje CEO do Grupo Waffle, que desenvolveu a the news para tornar o consumo de notícias mais rápido, leve e simples: uma demanda das novas gerações.

A the news foi o pontapé para a criação de outras newsletters. Com base na análise de dados dos cliques das notícias, o Grupo realizou segmentação por interesses e lançou mais sete produtos, que atendem aos mais diversos públicos, cobrindo desde negócios, a boas histórias, carreira e entretenimento.

“Eu não quero entender a fundo necessariamente tudo. Se eu quiser, eu clico e me aprofundo. Essa foi nossa primeira grande ideia como produto”, relembra o CEO. Entre os desafios de fazer negócios voltados para o público mais jovem é justamente, segundo Hernane, atender a todos os “micronichos” que existem entre as novas gerações.

Atualmente, a Waffle tem quase 50 colaboradores, com uma média de idade de 24 anos, e conta com marcas parceiras e anunciantes como Itaú, McDonald’s, Google e Nubank – que buscam alcançar uma audiência combinada de 2 milhões de usuários ativos em todas as marcas do grupo, com mais de 50 milhões de impressões mensais.

Diversificação de formatos

“Nascemos conectados e o formato que existe hoje, e existiu desde o início dos meios de comunicação na década de 60, não atendem mais essas pessoas. O déficit de atenção dessa nova geração é grande”, salienta Hernane Jr.

Multiconectada e com presença nas redes sociais, assim como as novas gerações, a empresa conta também com um portal que reúne as principais notícias do dia com uma linguagem adaptada aos jovens, e  focando nas principais informações da forma mais direta possível.

O áudio também é uma aposta. A the news conta com um podcast nas principais plataformas de áudio. Em menos de 20 minutos, informa os ouvintes sobre o que há de relevante no Brasil e no mundo.

“Pensamos em, primeiro, chamar a atenção e construir um produto de qualidade, depois expandir essa atenção criando outros nichos e verticais. Na sequência, expandimos os formatos”, explica o fundador. “No fim do dia o que a Waffle quer ser é ser a empresa de mídia das futuras gerações”.

Aposta em tecnologia

Os veículos considerados tradicionais são a fonte de notícias da qual a Waffle Media se alimenta. Contudo, tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, estão impulsionando a eficiência na maneira que criam conteúdo.

Entre os lançamentos do grupo está a versão paga da the news. Por R$ 9,99, assinantes terão acesso a uma experiência sem anúncios, além da adição de uma matéria personalizada com base no mapeamento de interesses do usuário realizados pela IA.

O grupo projeta faturar, até o fim de 2024, R$ 5 milhões em 2024 com o novo produto.

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