Assinar

Cresce o percentual de brasileiros que não confia em notícias

Buscar

Cresce o percentual de brasileiros que não confia em notícias

Buscar
Publicidade
Mídia

Cresce o percentual de brasileiros que não confia em notícias

Dados de 2023 da pesquisa do Reuters Institute aponta que 41% dos brasileiros evitam consumir informação de veículos jornalísticos


16 de junho de 2023 - 6h01

brasileiros notícias

(Crédito: Shutterstock)

Os brasileiros estão menos confiantes em relação às notícias publicadas pelos veículos jornalísticos. É o que mostra a edição mais recente da pesquisa realizada pelo Reuters Institute, que avalia a percepção das pessoas em todo o mundo a respeito do consumo de notícias e de conteúdo.

Em relação ao recorte brasileiro da pesquisa, o Instituto Reuters mostra uma ampliação da descrença do público. No ano passado, 43% não confiavam nas notícias postadas pela imprensa. Agora, o percentual subiu para 48%.

De acordo com o relatório, uma explicação para esse aumento da desconfiança pode ser a eleição presidencial altamente polarizada que o País vivenciou no ano passado.

Esse clima de intensa disputa de polos ideológicos contribui, também, para o aumento das críticas em relação à imprensa e ao trabalho dos jornalistas. Cerca de dois terços dos entrevistados no Brasil relatam que, frequentemente, ouvem ou veem críticas feitas aos jornalistas e os veículos, de modo geral.

41% dos brasileiros evitam consumir notícias

A mesma pesquisa do Instituto Reuters apontou, ainda, que 41% dos brasileiros evitam o consumo de notícias e de conteúdo jornalístico. No mundo, esse índice, na média, é de 36%.

Apesar de elevado, esse índice está melhor do que no ano passado, quando 54% dos brasileiros afirmavam que “fugiam” das notícias publicadas por veículos de imprensa.

Segundo a Reuters, a eleição presidencial também pode ser uma das causas da diminuição da evasão, uma vez que a corrida eleitoral foi o assunto dominante da mídia e o acontecimento político mais importante do País no ano passado.

Fontes de notícias: por onde os brasileiros se informam?

A pesquisa também procurou avaliar quais são os meios de comunicação pelos quais os brasileiros mais se informam.

O meio digital, incluindo as redes sociais, são principal fonte de informação para 79% dos brasileiros. Já em um recorte isolado das redes sociais, essas plataformas são o principal canal de informação para 51% das pessoas no Brasil.

A televisão é citada como fonte principal de notícias para 57% dos entrevistados brasileiros no estudo enquanto veículos impressos (jornais e revistas) são a fonte principal de informação de 12% das pessoas.

Índice de confiança dos veículos

O Reuters Institute fez uma lista de alguns veículos jornalístico e perguntou aos entrevistados sobre o grau de confiança em cada um.

Por essa lista, os veículos listados pela Reuters com maior índice de confiabilidade são:

SBT News (61%)
Band News/Jornal da Band (60%)
Record News/R7.com/Jornal da Record (60%)
Jornais impressos locais ou regionais (58%)
UOL (55%)
Globo/ TV Globo/ GloboNews/ G1 (54%)
O Globo (54%)
Folha de S.Paulo (53%)
O Estado de S.Paulo (53%)
Veja (51%)
Valor Econômico (51%)
Terra (50%)
Metrópoles.com (49%)
RedeTV (49%)
Yahoo News (48%)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra