Assinar

Grok-3: nova versão da IA de Musk chega mais poderosa

Buscar

Grok-3: nova versão da IA de Musk chega mais poderosa

Buscar
Publicidade
Mídia

Grok-3: nova versão da IA de Musk chega mais poderosa

Desenvolvida pela xAI, a IA Grok-3 é dez vezes mais potente que a versão anterior, Grok-2, conforme apontou Musk durante transmissão


18 de fevereiro de 2025 - 9h46

O Grok, chatbot de inteligência artificial desenvolvido pela xAI, startup de Elon Musk, chega em seu modelo mais recente — o qual o bilionário classifica como a “IA mais inteligente da Terra”.

Musk apresentou a nova versão nesta terça-feira, 18, durante uma live apresentada junto a engenheiros da xAI.

X

Anteriormente, X foi processado por usar dados de usuários sem autorização para treinar a IA Grok (Crédito: Diego/AdobeStock)

O modelo foi desenvolvido para competir com as soluções da OpenAI, o ChatGPT, e o Gemini, do Google, por exemplo, e começou a ser disponibilizado aos usuários premium do X em dezembro de 2023. Agora, Musk avança com um modelo ainda mais potente que o de seus concorrentes, inclusive a chinesa DeepSeek.

De acordo com a xAI, dados matemáticos e tecnológicos indicam que a nova versão do Grok-3 superou outras soluções existentes no mercado após a realização de testes de benchmark. Musk aponta que a ferramenta tem dez vezes mais poder do que o Grok2. Foram necessárias cerca de 200 mil GPUs para desenvolver a atualização.

Entre as novidades estão novos dados no processo de treinamento, o que inclui registros de processos judiciais, por exemplo. Além disso, a tecnologia foi treinada tem um poder de raciocínio maior, dando respostas mais completas e assertivas, menos enviesada e com capacidade de analisar e, eventualmente, corrigir possíveis erros cometidos.

Espera-se ainda que, em cerca de uma semana, o chatbot ganhe também um recurso de voz.

De acordo com o bilionário, a xAI irá disponibilizar o Grok-2 com código aberto assim que o Grok-3 estiver totalmente “maduro e estável”, o que deve ocorrer em alguns meses.

O lançamento coloca Musk em uma nova posição na corrida pela IA, recentemente balançada pela chegada da DeepSeek ao mercado global. O também CEO da Tesla chegou a fazer uma oferta de US$ 97,4 bilhões pela OpenAI — startup da qual participou da fundação –, em meio à tentativa do atual CEO, Sam Altman, de mudar a estrutura corporativa da companhia, que hoje opera sem fins lucrativos, e transferir o controle aos investidores.

O conselho da OpenAI, contudo, rejeitou a proposta por unanimidade. Bret Taylor, presidente do conselho da OpenAI, até mesmo declarou que a empresa “não estava à venda”, segundo reportagem do The New York Times.

O Grok-3 deverá ser disponibilizado inicialmente aos usuários Premium+ do X.

Publicidade

Compartilhe

Veja também