Meio & Mensagem apresenta nova marca
Ao chegar à edição de número 2.000, semanal lança rebranding, criado em parceria com Ana Couto, e atualiza projeto gráfico para unificar presença multiplataforma
Ao chegar à edição de número 2.000, semanal lança rebranding, criado em parceria com Ana Couto, e atualiza projeto gráfico para unificar presença multiplataforma
Fernando Murad
7 de março de 2022 - 6h00
Nesta segunda-feira, 7, a versão impressa de Meio & Mensagem atinge o número histórico de 2.000 edições. Fundado em 1978, o veículo especializado em comunicação, marketing e mídia aproveita o ensejo para apresentar sua nova marca. O projeto, desenvolvido em parceria com a Ana Couto, teve como ponto de partida a evolução de Meio & Mensagem como negócio e a identificação da necessidade de reposicionar a marca para que todos os seus públicos percebessem as transformações realizadas de 2010 para cá.
Desde o surgimento com o jornal impresso, inicialmente quinzenal e, depois, semanal — num formato diferenciado que se tornou uma marca registrada —, Meio & Mensagem ampliou o número de plataformas em que está presente. A empresa também investiu na realização de premiações (Caboré, Effie Awards e Women To Watch), eventos de conteúdo (Maximídia e ProXXIma), encontros de relacionamento e compartilhamento de conhecimento (Mídia Master Brasil, Marketing Network Brasil, Marketing Network Internacional e Marketing Network Knowledge), além da publicação de notícias e análises no digital e da produção de conteúdo em podcasts, distribuídos por agregadores de áudio, vídeos, publicados em seu portal e nos canais oficiais nas principais redes sociais, e webinars.
Para desenhar a nova marca, a equipe da Ana Couto, que atuou de forma cocriativa com o time executivo de Meio & Mensagem, conversou com líderes, parceiros estratégicos de clientes, agências e profissionais de marketing. Essa investigação levou a conclusões que embasaram a construção da plataforma de branding, “que é o código genético da marca, onde encontramos o propósito de Meio & Mensagem e definimos quem a marca é (personalidade), o que ela faz (proposta de valor e experiência) e como ela fala (posicionamento e tagline)”, explica Fernanda Galluzzi, sócia vice-presidente executiva da Ana Couto.
O projeto gráfico anterior é de 2010 e, de lá para cá, segundo Marcelo de Salles Gomes, presidente de Meio & Mensagem, o digital cresceu muito. “Ampliamos a presença da marca, com podcast, webinar, vídeos, e novos eventos foram lançados. Chegou a hora de entendermos a organização da marca para que todas as plataformas possam beber um pouco do que é Meio & Mensagem e também alimentar a marca. Quando falamos de Meio & Mensagem, não tem que vir à lembrança das pessoas somente o jornal impresso, mas toda essa presença multiplataforma. Buscamos entender qual é o propósito dessa marca, qual é a linguagem e o tom numa conversa. Propósito não se inventa, você tem que descobrir e, ao perguntar o que o mercado perderia se Meio & Mensagem não existisse, descobrimos que perderia a conexão, além da informação”, conta Marcelo.
Credibilidade, seriedade e relevância são valores associados ao Meio & Mensagem impresso e a nova marca resgata a versão que originou o jornal, transformando-a para o atual momento da em presa, consolidada como um hub multiplataforma de conexão da indústria de comunicação, marketing e mídia. Além disso, o “&” que era muito característico no início e que, ao longo do tempo, foi se tornando mais comum, ressurge com mais personalidade e como elemento identificador visual de Meio & Mensagem. Com a estreia da marca, o veículo adota a tagline “Informa, inspira e conecta”.
A nova estrutura de arquitetura de marcas é baseada no modelo de endosso. Assim, Meio & Mensagem dá espaço para as marcas de eventos, premiações e podcasts desenvolverem sua proposta de valor, equities visuais e verbais próprios, enquanto cumpre o papel de credenciadora. “A marca chancela tais iniciativas como sendo dela, com foco estendido de atuação. A lógica que devemos ter em mente é sempre essa: as demais marcas existem com objetivos, propostas de valor e territórios específicos, porém, respondem a um ecossistema maior, o de Meio & Mensagem”, salienta Fernanda. Para dar unidade ao portfólio, as logomarcas dos eventos foram atualizadas, seguindo a ampla paleta de cores desenvolvida pela agência, e assumiram a assinatura M&M.
Junto com a nova marca, Meio & Mensagem atualiza seu projeto gráfico, trabalho desenvolvido pela equipe de arte interna da empresa. Em linha com as diretrizes do trabalho da Ana Couto, a nova paleta de cores estará presente na edição semanal (nas versões impressa, para aplicativo mobile e para acesso via acervo do site), nas plataformas digitais (portal www.meioemensagem.com.br, sites dos eventos, projetos especiais e canais das marcas nas principais redes sociais), nos conteúdos audiovisuais (podcasts, vídeos e webinars) e na comunicação visual dos eventos.
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