Assinar

Na Globo, Fórmula 1 entra em nova fase na mídia em 2025

Buscar

Na Globo, Fórmula 1 entra em nova fase na mídia em 2025

Buscar
Publicidade
Mídia

Na Globo, Fórmula 1 entra em nova fase na mídia em 2025

A partir do próximo ano, competição deve ter parte das provas exibidas na TV aberta e, também, servir como atrativo para ampliar os assinantes do Globoplay


9 de setembro de 2024 - 7h53

Globo Fórmula 1

(Crédito: Shutterstock)

A Globo ainda não fez a confirmação oficial e nem falou sobre o assunto, mas a Fórmula 1 voltará para sua grade a partir do ano que vem. A competição automobilística esteve na Band pelos últimos quatro anos, mas problemas financeiros inviabilizaram o cumprimento do contrato, que seria válido até o final de 2025.

A Band e a Liberty Media, empresa detentora dos direitos da Fórmula 1, manterão a parceria até o final da temporada atual, exibindo as oito últimas provas que faltam para completar o calendário do ano – entre elas, o Grande Prêmio São Paulo, marcado para 3 de novembro.

Embora ainda não oficializada, a nova parceria entre a Globo e a Liberty Media já vem sendo tratada por profissionais do mercado publicitário como algo certo. Existe, ainda, a expectativa de como a empresa fará a divisão das transmissões por seus veículos.

Como será a Fórmula 1 na Globo em 2025?

A Globo foi a casa da Fórmula 1 entre 1981 e 2020, quando encerrou o contrato com a Liberty Media e acabou deixando o espaço livre para a negociação da Band. Antes de 2020, já corria pelo mercado de mídia e publicidade a informação de que a Globo não via mais a competição como algo muito interessante para a audiência na TV aberta.

Esse foi um dos motivos, inclusive, que desgastou a relação entre a Liberty Media e a Globo, na época. A Globo pensava em levar a competição para seu canal esportivo pago (o SporTV), mas a organizadora da F1 sempre priorizou as transmissões em TV aberta, já que o mercado brasileiro, historicamente, sempre foi importante para a categoria.

Agora, essa questão também vem sendo debatida na nova fase de negociação entre Globo e Liberty Media. A Globo mantém os planos de não exibir todas as provas da temporada no canal aberto. A Liberty, porém, não abriu mão da robusta exposição do sinal aberto e do forte engajamento que a F1 ainda tem entre os fãs brasileiros, de acordo com uma fonte que atua em uma grande agência de publicidade.

A solução, portanto, deve ser uma divisão das provas. A Globo exibirá metade – ou até mais – das corridas da temporada na TV aberta, enquanto as demais serão veiculadas no Globoplay ou SporTV.

Outra fonte de uma grande agência do mercado publicitário destaca que a Globo pode usar a F1 como elemento de atratividade para o Globoplay. Com todas as provas da temporada em seu streaming, a empresa ganha mais força para atrair assinantes, sobretudo os fãs mais engajados, que não querem perder as corridas.

F1: produto premium

Um ponto que profissionais de agências ouvidos pela reportagem destacaram é a força que a Fórmula 1 ainda tem, como produto televisivo. Ainda que não marque os mesmos números de audiência do passado – e que não tenha um piloto brasileiro na competição, o que poderia ajudar a atrair mais público – a F1 tem um nicho fiel de espectadores, o que faz com que a competição continue atraente para as marcas.

Na Band, onde permanece até o final deste ano, a F1 sempre conseguiu um desempenho comercial satisfatório. Em 2024, oito marcas estão patrocinando ou apoiando as transmissões do canal: Claro, Heineken e Stone, que eram patrocinadores em 2023 e renovaram para este ano, além de McDonald’s.

Além dessas quatro patrocinadoras másters, a Band tem outros anunciantes na transmissão: a Philco, no top de 5 segundos, e a Mitsubishi Motors, Netflix e Shopee, como cotistas de participação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quais foram os vídeos mais assistidos de 2024 no YouTube?

    Quais foram os vídeos mais assistidos de 2024 no YouTube?

    Plataforma divulgou os vídeos e temas mais assistidos no Brasil ao longo do ano

  • IA com publicidade: os possíveis planos da OpenAI

    IA com publicidade: os possíveis planos da OpenAI

    Startup de IA está em busca de novas fontes de receita, à medida em que está em negociações para se tornar uma companhia com fins lucrativos