Nano influenciadores lideram em taxas de engajamento no Instagram
Relatório da HypeAuditor indica que quase 80% dos influenciadores do Brasil se encaixam na categoria; estudo analisa marketing de influência em diversas plataformas
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Meio & Mensagem
21 de fevereiro de 2024 - 6h00
Uma pesquisa apontou que nano influenciadores, aqueles com mil a 10 mil seguidores, dominam o mercado de influencers no Brasil. Eles representam 79,1% de todos os criadores no Instagram. Além disso, detém a maior taxa de engajamento do mercado na plataforma, com 3,2%.
As informações são da quarta edição do relatório anual Estado do Marketing de Influenciadores no Brasil, realizado pela HypeAuditor. A metodologia utilizada levou em conta a análise de 47,9 milhões de contas do Instagram, 6,8 milhões de contas do YouTube e 12,6 milhões de contas de influenciadores do TikTok presentes em banco de dados internos. Há também a análise de dados abertos de plataformas sociais, catálogos, sites, crowdsourcing etc.
De acordo com o levantamento, a maior parte dos influenciadores do Instagram produz conteúdo relacionado a Música (11,38%), Estilo de Vida (10%) e Beleza (8,27%).
Ainda no que diz respeito à rede social da Meta, o Instagram é a principal plataforma de marketing para 89% dos especialistas. O estudo indica que 87% dos usuários tomam medidas concretas ao se deparar com informações sobre produtos em postagens do Instagram. Isso inclui seguir uma marca, visitar uma loja física e até mesmo realizar uma compra. Assim, é vista como uma oportunidade valiosa para leads em 2024.
Apesar disso, outras plataformas ganham destaque. É o caso do TikTok, que se caracteriza como a plataforma de mídia social com maior crescimento. Atualmente, são 1,6 bilhão de usuários ativos a nível global. A maior parte deles no Brasil (63%) é composta por mulheres, das quais 47% têm 24 anos ou menos.
Os nano influenciadores dominam a rede social da ByteDance, uma vez que 53,1% dos criadores de conteúdo pertencem a essa categoria. É importante ressaltar que os influenceres do TikTok têm uma taxa de engajamento mais alta do que a do Instagram. Mais uma vez, o destaque vai para os nano, com uma taxa média de 10,59%.
De acordo com a HypeAuditor, a diferença é creditada ao fato de que comportamento do usuário no TikTok difere de como as pessoas interagem com outras plataformas, uma vez que incentivam a fácil criação e interação com conteúdo, endossando a postagem e interação com os vídeos e criadores.
Já o YouTube, plataforma do Google, é o local que concentra mais da metade de conteúdos relacionados a videogames, pessoas e blogs e entretenimento. Mais popular entre o público masculino, 64% dos usuários no Brasil têm entre 18 e 34 anos. A plataforma de vídeos tem notoriedade importante entre profissionais de marketing: 56% deles acreditam que conteúdos da rede são o tipo mais importante para o marketing de influência.
Entre as marcas mais citadas pelos influencers, o destaque vai para a Shein, com 29 mil menções feitas por 9.600 influenciadores. Na sequência, aparece O Boticário. 7 mil influencers citaram a marca 13 mil vezes. A Netflix entra em terceiro lugar, mencionada por 6.800 criadores. Ao todo, a gigante do streaming recebeu 12.20 menções.
Aparecem no ranking, na sequência numérica: Flamengo, São Paulo Fc, Beauty Fair Profissional e Impala, bem como Fluminense Fc, Spotify Brasil e Natura Brasil.
A HypeAuditor também mapeou informações sobre fraudes. Anteriormente, no ano passado, as fraudes impactaram 43% dos influenciadores digitais. Aqueles com mais de 1 milhão de seguidores e os macro, que tem entre 500 mil e um milhão de seguidores, foram os mais impactados.
Ainda que o número seja significativo, representa uma diminuição de 2,15% em relação a 2022. Esse é o terceiro ano seguido que o decréscimo pode ser visto. Segundo o relatório, isso indica que o Instagram está melhorando os mecanismos de lut contra fraudes. Ademais, há maior conscientização entre os próprios criadores de conteúdo.
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