Assinar

Os planos da Galinha Pintadinha para 2022

Buscar

Os planos da Galinha Pintadinha para 2022

Buscar
Publicidade
Mídia

Os planos da Galinha Pintadinha para 2022

Com 15 anos de estrada, a personagem da produtora Bromélia lança novo álbum, investe em carreira internacional e em licenciamentos


17 de fevereiro de 2022 - 6h02

Juliano Prado e Marcos Luporini, criadores da Galinha Pintadinha (Crédito: Divulgação)

Nascida no YouTube, e acostumada com o ambiente digital, a Galinha Pintadinha é uma das personagens mais presentes no dia a dia das crianças. Criada por Juliano Prado e Marcos Luporini, ela chega a 2022 como debutante, e tem como plano lançar o seu quinto álbum. Além disso, a personagem da produtora Bromélia já leva a cultura e música brasileira para países da América Latina e Europa.

Trabalhar com a identidade brasileira é um dos princípios da Galinha Pintadinha, já que ela procura trazer músicas tradicionais e cantigas – muitas vezes em uma nova roupagem – de forma atraente para as crianças e composições de Marcos Luporini. Isso faz parte da identidade da Galinha e dá o tom aos álbuns, que vem passando de geração em geração desde 2008. Pensando nisso, a produtora está preparando para este ano o lançamento de um novo álbum, que terá novas composições.

Luporini conta que passou a trabalhar mais as músicas e que o quinto álbum está sendo preparado há cerca de oito anos. “Teve gravação antes e depois da pandemia. Por sorte meus filhos estavam na idade de cantar e, durante a pandemia, gravamos em casa”, conta, explicando que essa produção acabou se tornando, também, uma experiência familiar.

Para o lançamento, a companhia pensa em levar os singles para o máximo de plataformas possíveis, sempre lembrando que o YouTube é um dos seus ambientes mais proeminentes. E nesse ponto, a história da Galinha também se mistura com a de diversos artistas, que tinham estratégias de lançamentos físicos para seus CDs e DVDs e, com o surgimento dos streamings e do consumo digital, tiveram que adaptar as estratégias. Por isso, para Luporini, a principal estratégia da produtora será lançar as músicas ao longo dos meses e, no meio do ano, ter o álbum completo disponível no maior número de plataformas digitais.

Esse ambiente digital fez com que a Galinha Pintadinha garantisse uma carreira internacional, com músicas traduzidas para outras línguas, como espanhol, inglês e alemão. O criador conta que os países com línguas latinas têm uma identificação maior com a musicalidade e avalia que essa entrada no mercado internacional é uma grande oportunidade pessoal e comercial.

“Sempre tivemos na cabeça a ideia de perdurar, e trabalhamos para isso”, diz Marcos Luporini, criador e compositor da Galiha Pintadinha

Recentemente, o clipe de “Upa Cavalinho” alcançou a marca de 2 bilhões de visualizações no Youtube. A Galinha utilizou as redes para agradecer aos fãs e famílias que acompanham o seu trabalho. E esse é um dos canais que a produtora entendeu que serviria justamente para ter esse ponto de contato com os pais, que buscam compreender o que seus filhos acessam na internet – já que, com um celular nas mãos, uma criança pode ter certa autonomia de escolher o desenho que irá assistir. Esse foi um insight que aconteceu em 2010, como conta Luporini. “São campos bastante distintos. É importante os pais sentirem que tem gente cuidando”, comenta. Mas avisa que a Galinha não chega a ser uma influenciadora digital. “O nosso conteúdo não é tão ágil. Um dos parâmetros que pensamos é não tentar ditar costumes. Os valores que usamos na marca são bem básicos: relacionamento, educação, gratidão”.

Apesar de não ser considerada uma influenciadora por seu criador, a Galinha Pintadinha protagonizou a campanha de vacinação do Governo do Estado de São Paulo, que incentivava a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A personagem ganhou uma roupagem especial, de Galinha Vacinadinha, e um clipe com uma paródia da música “A Galinha Pintadinha”

.

Os produtos da Galinha Pintadinha já ultrapassaram as telas de computadores e celulares. Além de brinquedos como a pelúcia e jogos, a Bromélia tem uma linha de higiene e saúde, com produtos infantis como fraldas, máscaras, óleos corporais, entre outros, além de uma linha voltada para papelaria. O departamento de licenciamento é importante para a produtora, já que expande os horizontes e alcance da marca. Luporini comenta que esse é um trabalho constante, já que precisa de inovações a cada ano. “O programa de licenciamento é muito dinâmico, todo ano temos lançamento”, conta.

E essas inovações são o que tornam a Galinha Pintadinha uma personagem duradoura no cenário digital. Tanto para Juliano Prado, quanto para Marcos Luporini, ela virou um projeto que tem como intuito ter vida longa. Por isso, para a Bromélia é importante trabalhar a relevância do conteúdo e dos produtos oferecidos pela marca. “É uma questão de equilíbrio. Não tem uma fórmula, o principal é trabalhar relevância”, comenta o compositor.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Marcas promovem ações para divulgar a série Senna, da Netflix

    Guaraná Antarctica e Heineken celebram estreia da série sobre o piloto com cinema e latas comemorativas

  • Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Inclusão racial perde força – e investimentos – no marketing de influência

    Profissionais do segmento apontam arrefecimento do interesse das marcas em falar sobre diversidade inclusive no mês da Consciência Negra