Por que a CNN Brasil decidiu criar um segundo canal de TV?
CNN Money estreia dia 4 de novembro com a proposta de suprir as dúvidas que as pessoas têm sobre o mercado financeiro
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Bárbara Sacchitiello
7 de outubro de 2024 - 6h39
No mês passado, a CNN Brasil anunciou que terá um segundo canal no País. Além da emissora principal, que chegou ao mercado em março de 2020, o veículo terá, a partir de 4 de novembro, a CNN Money, canal que será dedicado essencialmente ao tema de finanças.
Embora as notícias sobre a movimentação de bolsas de valores e variações de câmbio já sejam abordadas na programação regular da CNN Brasil, a diretoria da emissora acredita que existia uma lacuna na mídia nacional para que tais assuntos fossem comentados de forma mais aprofundada.
“Percebemos que existe uma distância muito grande entre os economistas e o mundo financeiro, de forma geral, do cidadão comum. Embora as pessoas que atuam nesses setores sejam altamente especializadas, as pessoas comuns acabam não entendendo o que acontece no mundo financeiro e como isso impacta suas vidas”, comenta Cris Moreira, vice-presidente de relações estratégicas e negócios da CNN Brasil.
A partir daí, portanto, a empresa acreditou que caberia um novo canal que conseguisse explicar melhor determinados temas por ter todo o espaço de grade dedicado exatamente àquele assunto.
Por isso, a ideia da CNN Brasil Money é “abrir” sua programação ao vivo juntamente com a abertura do mercado financeiro brasileiro e seguir com as principais notícias e movimentações do setor ao longo do dia, até o fechamento da Bolsa de Valores.
Antes e depois do período de funcionamento da Bolsa, o canal também abrirá espaço para as cotações e movimentações financeiras internacionais, bem como para programas e atrações sobre finanças pessoais e outros temas do gênero.
Moreira explica que, embora os dois canais irão beber das mesmas fontes de conteúdo e de estrutura de operação, porém, terão tanto espaços quanto equipes totalmente independentes.
Ainda assim, muitas atuações devem acontecer em conjunto. Quando algo muito importante acontecer na indústria financeira, a CNN Money poderá, por exemplo, entrar ao vivo com um breaking news na CNN Brasil.
Outro ponto que Moreira destaca a respeito do novo canal é o de que, assim como a emissora irmã, a CNN Money também terá atuação multiplataforma. Será possível acompanhar a programação pelo canal no YouTube, site e redes sociais.
Ter uma emissora dedicada totalmente aos temas de finanças e negócios faz com que a diretoria do canal espere que anunciantes que atuem nesse segmento sintam-se atraídos a ocupar esse espaço.
“Nossa equipe está conversando com as marcas e, com certeza, já estrearemos com patrocinadores”, conta Moreira. Segundo ele, a receptividade do mercado publicitário em relação ao novo canal tem sido positiva. “As marcas estão ouvindo, querendo entender os diferenciais do canal. Acredito que chegaremos ao mercado no melhor momento, quando as empresas começam a fazer o planejamento para o próximo ano. Então, ter dois players com credibilidade para o mercado passa a ser algo muito valioso”, conclui.
A ideia, também, é que a atuação da CNN Brasil Money seja complementada com seminários e eventos, como o canal principal já promove por meio do pilar CNN Talks. Entre os talentos já confirmados para a nova operação estão nomes como William Waack, Thaís Herédia e Daniel Rittner.
A estreia da CNN Money acontecerá no mesmo mês em que outro canal especializado em economia e finanças chega ao Brasil: o Times Brasil | CNBC, nova empreitada de Douglas Tavolaro (responsável por trazer a operação da CNN ao Brasil) também entrará no ar em novembro. A proposta do canal é combinar hard news com atrações sobre finanças, negócios e empreeendedorismo.
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