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Publicidade programática está em 25% das campanhas de DOOH no Brasil

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Publicidade programática está em 25% das campanhas de DOOH no Brasil

Além disso, segundo pesquisa da VIOOH, 43% dos profissionais de marketing acreditam no crescimento de 27% em DOOH programático


17 de setembro de 2024 - 10h00

A VIOOH, uma plataforma de digital out-of-home (DOOH), parceira da JCDecaux, divulga nesta terça-feira, 17, pesquisa anual focada no mercado de digital out-of-home programático (prDOOH). O estudo revela que a publicidade programática já foi incorporada em 25% das campanhas de DOOH no Brasil, aproximando-se da média global de 27%.

Publicidade programática DOOH

VIOOH acaba de lançar pesquisa anual sobre DOOH programático (Crédito: Divulgação)

Além disso, atualmente, 51% das campanhas de DOOH no Brasil usa exclusivamente programática e que 47% usam uma mistura híbrida de DOOH programática e direta. No Brasil, 43% dos profissionais de marketing brasileiros também está realocando orçamentos de outros canais digitais, enquanto 29% estão transferindo fundos de canais tradicionais. Além disso, 17% estão estabelecendo orçamentos totalmente novos dedicados à prDOOH.

O estudo indica ainda que 43% dos profissionais acreditam no crescimento de 27% em DOOH programático no País e que os profissionais da área planejam aumentar seus investimentos no canal em uma média de 27% nos próximos 18 meses. Com isso, espera-se que 32% das campanhas de mídia devem incluir DOOH programático nos próximos 18 meses.

Principais benefícios do prDOOH

Segundo a pesquisa, os principais benefícios do DOOH programático na visão dos profissionais de marketing brasileiros são: flexibilidade de otimização dinâmica com base no desempenho da campanha em tempo real (66% prDOOH versus 61% DOOH versus 51% OOH) e recursos criativos que maximizam o envolvimento e o impacto (65% prDOOH versus 52% DOOH verseus 45% OOH).

O estudo mostra ainda que 65% dos profissionais de marketing brasileiros favorecem particularmente o prDOOH por suas credenciais de eficiência e sustentabilidade (em comparação com 57% de DOOH e 53% de OOH).

Neste sentido, a capacidade do prDOOH de minimizar o desperdício de impressões, combinada com sua natureza de transmissão de um para muitos, faz dele a escolha mais consciente em relação ao meio ambiente em comparação com outros formatos de publicidade digital. Isso se alinha ao fato de que 32% priorizam a sustentabilidade em seu processo de tomada de decisão.

De acordo com o relatório, atingir as metas da campanha (36%), escalabilidade (36%) e adequação à marca (35%) são os principais motivos para o uso do prDOOH. Com isso, 94% dos profissionais de marketing reconhecem a capacidade do meio, mais do que qualquer outro canal, de gerar resultados de desempenho e alcançar resultados mensuráveis. O DOOh programático também é usado por 81% dos entrevistados para a construção da marca, figurando como terceiro canal mais popular para esse objetivo, atrás do display (83%) e da mídia social (84%).

Além disso, para 48% dos profissionais brasileiros da área, a disponibilidade limitada de ofertas de prDOOH é, atualmente, o desafio mais significativo, provavelmente devido à relativa novidade do mercado.

No Brasil, os serviços gerenciados por plataformas DSP (Demand Side Platform) detêm a segunda maior participação (56%, maior entre todos os mercados pesquisados) no planejamento e na compra de prDOOH, apenas atrás de agências especializadas em mídia out-of-home (OOH), com 85%. Isso sugere uma tendência crescente de compra de prDOOH com base no público entre os proprietários de mídia.

A pesquisa também indica que 44% profissionais de marketing brasileiros consideram a alta prioridade ao aumento das vendas como a principal métrica para medir o sucesso da prDOOH. Entretanto, 41% também considera o reconhecimento da marca e a consideração de compra por meio de pesquisas pós-campanha. Além disso, 31% reconhece a medição entre canais e os insights orientados por dados para resposta direta como fatores cruciais que influenciam seus investimentos futuros em prDOOH.

Metodologia

Para realizar o levantamento que indica o estado atual da publicidade prDOOH, a VIOOH fechou uma parceria com a agência de pesquisa e estratégia MTM, para analisar 1.200 anunciantes e agências nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França e Brasil. Os participantes da pesquisa já adquiriram prDOOH nos últimos 12 meses ou estão interessados em adquiri-lo. Confira o estudo completo aqui. viooh.com/sotn

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