Revista Capricho será mensal
Título adolescente muda periodicidade e investe no contato com as leitoras por outras plataformas digitais e eventos
Título adolescente muda periodicidade e investe no contato com as leitoras por outras plataformas digitais e eventos
Bárbara Sacchitiello
4 de abril de 2014 - 11h35
Há 18 anos, as assinantes e leitoras da Capricho estão habituadas a receber uma edição a cada 15 dias. Mas a nova realidade da indústria, o mercado digital e o comportamento das novas gerações fizeram a editora Abril mudar essa periodicidade. Agora, a revista adolescente é uma publicação mensal, complementada por diversas plataformas digitais.
Ciente de que é na web que as adolescentes suprem a curiosidade por notícias de seus ídolos e tiram dúvidas sobre beleza, estudos, amizades e namorados, a Abril decidiu transformar essa mudança de comportamento a seu favor. A revista, que completará 62 anos de história em 2014, terá conteúdo mais valorizado em suas 12 edições por ano, com investimento em reportagens mais aprofundadas e em conteúdos exclusivos.
A marca teve uma explosão de circulação entre 2008 e 2012, mas, nos últimos cinco anos — entre 2009 e 2014 —, a circulação total caiu 20%”, revela Tatiana Schibuola, diretora de redação da Capricho. “Mas é interessante notar que, no mesmo período, o número de assinantes cresceu 57% (hoje são 63 mil meninas), o que é uma evidência da força da marca entre as leitoras”, observa. A nova Capricho mensal terá um acréscimo de, no mínimo, 24 páginas por edição, com mais destaque para assuntos de moda e beleza e reportagens de comportamento.
Enquanto tenta reformular sua presença na mídia impressa, a revista desfruta da boa aceitação de seu conteúdo na internet e nas redes sociais. A fanpage da Capricho no Facebook é, segundo a Abril, a maior de conteúdo teen do mundo, com mais de 4,1 milhões de fãs. No Twitter, a marca acumula quase dois milhões de seguidores. No Instagram são 350 mil. Essa grande audiência online motivou a Abril a criar o CH Week.
Desenvolvido apenas para smartphones, o aplicativo é semanal e traz um conteúdo diferente dos publicados no site e na revista, com matérias e vídeos produzidos especialmente para a plataforma. Nas últimas semanas, o CH Week foi oferecido gratuitamente, mas a partir de abril, cada edição semanal poderá ser adquirida por R$ 0,99 na App Store ou no Google Play.
Compartilhe
Veja também
Gracyanne come chocolate no BBB 25 e Nestlé comemora
Patrocinadora do reality e responsável por abastecer o reality com chocolates, marca celebra, nas redes sociais, a quebra na dieta da musa fitness
Google passa a vender inventário de publicidade da Uber
Plataforma de mídia programática da companhia passará a vender espaços publicitários para o aplicativo de transportes