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Senna é recordista de parcerias comerciais da Netflix Brasil

Minissérie da Netflix, contou com ações de Heineken, Guaraná Antártica, Tag Heuer, Persol, Fanatics, Claro e McDonald’s


3 de dezembro de 2024 - 6h02

Senna é a produção original brasileira que recebeu o maior investimento da Netflix. Estima-se que foram cerca de R$ 250 milhões destinados para a minissérie, que estreou na sexta-feira, 29. Senna também se tornou um grande alvo de investimentos publicitários, consolidando-a como a produção brasileira que mais contou com parcerias comerciais. Heineken, Guaraná Antártica, Tag Heuer, Persol, Fanatics, Claro e McDonald’s compõe o time de marcas que se juntaram à Netflix para a série Senna.

Executivos de marcas parceiras estiveram presentes na première da série com o elenco e o time de ads da Netflix (Crédito: Netflix/Marcos Serra Lima)

Executivos de marcas parceiras estiveram presentes na première da série com o elenco e o time de ads da Netflix (Crédito: Netflix/Marcos Serra Lima)

Essas parcerias comerciais assumiram formatos diversos, como licenciamento de produto, criação conjunta de filmes promocionais para as redes sociais e demais canais das marcas, ações de marketing e compra de espaços publicitários no streaming e fora dele.

A maioria das campanhas tiveram início em outubro e terão fim em dezembro. Parte das marcas firmaram parcerias com os atores envolvidos, como Gabriel Leone, que dá vida à Ayrton Senna na série, e Gabriel Louchard, que interpreta Galvão Bueno.

Para o head de vendas de publicidade da Netflix Brasil, André Ferraz, o número de parcerias reflete um interesse natural das marcas pela representação da história de um ícone nacional, assim como pela produção mais ambiciosa da Netflix Brasil, mas também mostra o esforço da empresa em reforçar o alcance desta produção com conversas complementares e contextualizadas, visando a melhor experiência para o usuário.

Netflix investe em co-criação com as marcas

Nessa busca por criar campanhas efetivas e que adicionem positivamente a experiência do assinante, o streaming apoiou algumas das marcas no seu projeto criativo, a partir de áreas recém-inauguradas dedicadas à projetos especiais.

Foi o caso na criação de um drive-in no Autódromo de Interlagos, junto ao Guaraná Antarctica, para a exibição da série, nos filmes para as redes sociais de Heineken e na contratação de Gabriel Leone como embaixador da Persol, afirma Ferraz.

Conforme a diretora da parcerias de marcas da Netflix Brasil, Fernanda Guimarães, ao pensar nas ações para cada produção, é necessário definir segmentações com base na história ou o público. No entanto, Ayrton Senna garante uma unanimidade em termos de identificação, que não se restringe a gênero, faixa etária, classe social ou comportamento. “As marcas tiveram um universo gigantesco em torno da emoção que pensamos ao pensar ou escutar sobre o Senna para criar conosco iniciativas de incremento à experiência de assistir à minissérie”, coloca.

Ao longo deste ano, que completa três décadas da morte de Ayrton Senna, diversas marcas prestaram homenagens ao piloto, incluindo algumas envolvidas na série, como Heineken e Guaraná Antarctica. Para Ferraz, fazer parte da série também é uma forma de se conectar emocionalmente à história de Senna, despertando o engajamento afetivo do grande público que o acompanhou.

“É imensurável para as marcas o valor de participar de uma conversa tão forte como essa, com todo o engajamento que vimos antes mesmo de a minissérie estrear. É um movimento autêntico, genuíno, do qual a grande maioria dos brasileiros e várias pessoas ao redor do mundo podem participar com propriedade”, coloca Ferraz.

Confira as ações das marcas para Senna:

Guaraná Antarctica

Marca da Ambev, Guaraná Antarctica esteve presente na série em ações de product placements, em que o refrigerante esteve em cena. Além disso, a marca promoveu um cinema drive-in no Autódromo de Interlagos, onde exibiu dois episódios por sessão no final de semana de estreia da série.

O público pôde o fazer o trajeto dos pilotos no autódromo em seu automóvel, incluindo a curva apelidada de “S do Senna” e ouvir a Orquestra de Heliópolis tocar o “Tema da Vitória” ao vivo. Também houve distribuição de brindes. A marca reverteu o valor da venda dos ingressos para o Instituto Ayrton Senna.

Guaraná Antarctica também envelopou trens da CPTM e do Metrô de São Paulo, nos quais tocou o “Tema da Vitória”, e veiculou peças em out-of-home e nas redes sociais da marca com o ator Gabriel Leone.

Heineken

A Heineken criou um bar virtual para que assinantes da Netflix possam, juntos, realizar um brinde para Ayrton Senna. Denominado Streaming Bar, o acesso à plataforma aparece na tela quando o usuário pausa a minissérie ou outros conteúdos. O ba também possibilita que os usuários comprem cervejas da Heineken.

Além disso, a Heineken optou por produzir latas comemorativas das bebidas Heineken e Heineken 0.0 com uma imagem da série, o título Senna e o logo da Netflix. As latas de edição limitada já estão disponíveis para venda em território nacional.

A marca também produziu vídeos e peças em out-of-home.

Tag Heuer

Fabricante suiça de relógios de luxo, Tag Heuer tornou Gabriel Leone embaixador da marca para promover o lançamento da sua coleção dedicada à Ayton Senna nas redes sociais e em eventos.

A campanha é global tem peças no digital, em out-of-home, no ponto de venda e conta com ações de relações públicas. A marca também tem coleções dedicadas à Fórmula 1.

Claro

Parceira de distribuição da Netflix, a Claro também realizou o envelopamento de vagões da CPTM e de túneis da estação São Paulo-Morumbi, do Metrô de São Paulo, assim como o de suas lojas físicas. As peças lembram o usuário de que o streaming está incluso na assinatura da Claro TV+.

A operadora veicula um filme publicitário em emissoras de TV aberta e no digital e produziu conteúdo exclusivo para suas redes sociais e para o canal de comunicação com o cliente da Claro TV+.

 

Persol

Em um acordo de licenciamento, a Persol decidiu produziu três modelos de armação de óculos para o lançamento da coleção Persol Senna Series. Um dos modelos reproduz o design usado pelo piloto. A marca distribuiu os produtos em mais de dois mil pontos de venda em 15 países. A campanha, lançada em outubro, foi protagonizada por Gabriel Leone.

 

Fanatics

Em um acordo de licenciamento, a Fanatics produziu uma coleção com base na série. A coleção inclui camisetas, moletons, suéters e bonés. Ela é comercializada Estados Unidos, na Europa e no Brasil.

Fanatics Senna

(Crédito: Divulgação)

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