Audiência Olímpica: os recordes de Globo e CazéTV
Detentores dos direitos de transmissão divulgam a audiência dos Jogos, considerando os públicos que acompanharam as competições em todas as plataformas
Audiência Olímpica: os recordes de Globo e CazéTV
BuscarDetentores dos direitos de transmissão divulgam a audiência dos Jogos, considerando os públicos que acompanharam as competições em todas as plataformas
Bárbara Sacchitiello
13 de agosto de 2024 - 10h55
Após 18 dias de transmissões de diversas modalidades e de conquistas importantes para a história do esporte brasileiro e mundial, a Globo e a CazéTV, dois grupos de comunicação que detiveram os direitos dos Jogos Olímpicos de Paris, divulgam os balanços de audiência do principal eventos esportivo do planeta.
Nos dois casos, as empresas avaliam o alcance da Olimpíada pelo consumo multiplataforma, considerando as pessoas que acompanharam alguma transmissão dos jogos tanto na TV aberta, TV paga, streaming e plataformas digitais (no caso da Globo) ou diretamente pelo YouTube e pelos perfis das redes sociais (no caso da CazéTV).
Sob essa perspectiva, a Globo revela ter impactado 140,4 milhões de pessoas com as transmissões de conteúdo Olímpico em todos os seus canais. Já a CazéTV revela que, ao longo da Olimpíada, alcançou 41 milhões de dispositivos diferentes com as transmissões e conteúdo dos Jogos. E, considerando e TikTok), a cobertura bateu a marca de 5 bilhões de views.
No balanço da audiência Olímpica, a Globo considera que as 140,4 milhões de pessoas impactadas acompanharam, de alguma forma, as transmissões e conteúdo das competições esportivas pela TV Globo, canais sportv, Globoplay e ge.
O grupo destaca o aumento da audiência no período da manhã, em que diversas modalidades e competições foram exibidas. Segundo a Globo, das dez maiores audiências matinais de 2024, sete aconteceram durante a exibição da Olimpíada de Paris.
Na TV aberta, a Globo afirma ter atingido mais de 81% dos lares brasileiros com a transmissão Olímpica. Na métrica dos pontos de audiência, os Jogos de Paris alcançaram 11 pontos na Globo, o que, segundo o grupo, representa 10% a mais do que a audiência obtida nos Jogos de Tóquio, em 2021.
Ainda na TV aberta, as modalidades que mais se destacaram, em termos de audiência, na média nacional, foram: surfe feminino (21 pontos), surfe masculino (19 pontos), futebol feminino (17 pontos), vôlei de praia feminino (14 pontos) e boxe masculino (13 pontos).
Depois de ter exibido a Copa do Mundo de 2022, a CazéTV estreou nas Olimpíadas com a missão de levar ao público a cobertura de diferentes modalidades e competições.
Considerando os eventos ao vivo e também os programas e reprises, o canal do YouTube, uma parceria entre o influenciador Casimiro Miguel e a LiveMode, produziu 800 horas de transmissões. Apenas no YouTube, foram 41 milhões de dispositivos alcançados. Em média, 650 mil indivíduos assistiram, por minuto, as transmissões das competições ao vivo no canal.
No balanço de audiência, a CazéTV também contabiliza seu perfil no Instagram, que superou os 128 milhões de usuários. No período dos Jogos, o perfil da CazéTV adicionou 4 milhões de novos seguidores. Já no YouTube, foram 2 milhões de novos inscritos, o que elevou o canal da CazéTV para uma base de 16,2 milhões de inscrições.
Entre os destaques das transmissões, a CazéTV revela ter alcançando, em um único dia, 71,924 milhões de pessoas em seu canal no YouTube.
Tanto a Globo quanto a CazéTV divulgaram, também, as modalidades e as transmissões que mais atraíram o público ao longo da jornada Olímpica.
A Globo classificou os conteúdos de maior audiência por modalidade, o que reforça o destaque feminino dos Jogos Olímpicos: das cinco competições mais assistidas nas plataformas da Globo, quatro foram competições femininas.
Em primeiro lugar, ficou o futebol feminino, modalidade que rendeu a medalha de Prata para a seleção brasileira. Os jogos de futebol exibidos pela Globo atraíram, em média, um público de 71,7 milhões de pessoas, em todas as plataformas.
Logo em sequência, ficou a ginástica, outra modalidade que ganhou a atenção e a torcida brasileira nesses Jogos. As quatro medalhas de Rebeca Andrade, bem como a conquista da equipe feminina brasileira, fizeram com que as exibições da ginástica atraíssem um público de 69,8 milhões de pessoas.
Veja, abaixo, a lista das modalidades campeãs de audiência na Globo durante os Jogos de Paris e o respectivo público alcançado:
Já a CazéTV não classificou especificamente a modalidade, mas divulgou os dias com maior consumo de audiência simultâneo – ou seja, de pessoas que acompanharam o conteúdo do canal ao mesmo tempo, no YouTube.
Veja, abaixo, as datas que renderam as maiores audiências simultâneas da CazeTV e as principais competições exibidas nos respectivos dias.
10/08 – 4,8 milhões de pessoas (Final do Futebol Feminino e conquista da medalha de Bronze pela seleção feminina de vôlei)
06/08 – 4.1 milhões de pessoas (Semifinal do futebol entre Brasil X Espanha e jogo entre as seleções masculinas de basquete do Brasil e Estados Unidos)
01/08 – 3.9 milhões de pessoas (Final do Individual Geral da Ginástica Artística, com a conquista da medalha de Prata por Rebeca Andrade
08/08 – 3.4 milhões de pessoas (Semifinal do Brasil X Estados Unidos no Vôlei Feminino, Semifinal do Vôlei de Praia Feminino, entre Brasil e Austrália e classificatórias individuais da Ginástica Rítmica).
05/08 – 2.8 milhões de pessoas (Finais do Solo e da Trave de Equilíbrio na Ginástica Artística, Brasil X Estados Unidos no vôlei Masculino e Semifinais do Surfe, masculino e feminino.
Compartilhe
Veja também
Comitê Paralímpico Brasileiro dará nome à estação Jabaquara
Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo visa homenagear os atletas paralímpicos brasileiros e escolhe estação próxima ao Centro de Treinamento
Asics venderá apenas um pé de tênis para pessoas com deficiência
Patrocinadora do Comitê Paralímpico Brasileiro, marca comercializará um dos lados do par de calçado para pessoas com deficiência ou amputação na perna