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Por que machine learning e preços dinâmicos transformarão sua próxima Black Friday
Por que machine learning e preços dinâmicos transformarão sua próxima Black Friday
13 de novembro de 2024 - 14h00
Conforme as novas tecnologias se tornam comuns no mercado, profissionais e consumidores devem começar a esperar algumas mudanças na forma como as coisas acontecem, especialmente em datas importantes como a Black Friday.
Nesses momentos de alta demanda, algumas ferramentas se mostram particularmente úteis. Uma delas é o machine learning, que se baseia em dados para determinar novas ações ou decisões. Ele pode ser aplicado em diversas áreas e níveis de qualquer negócio, mas uma das mais interessantes está nas estratégias de preços e promoções — inclusive em tempo real.
De acordo com a plataforma Glew, a otimização de preços é uma das possibilidades da análise preditiva, o centro do machine learning. É possível utilizar informações gerais para tomar essas decisões, como os valores praticados pelos concorrentes ou dados históricos de vendas. Mas também é possível personalizar a jornada de compra do cliente ainda mais.
Com os dados dos consumidores, o e-commerce pode programar promoções para grupos específicos dentro do seu público, analisando o comportamento de compra anterior para criar ofertas de Black Friday mais direcionadas. Isso aumenta as chances de conversão e aprimora a experiência ao mesmo tempo.
A inteligência artificial também pode trabalhar de maneiras diferentes com novos e antigos clientes. No primeiro caso, as ferramentas ajudam a oferecer promoções específicas para quem está comprando pela primeira vez. No segundo, você pode trabalhar um programa de lealdade ou mesmo descontos nos produtos mais adquiridos por cada pessoa.
A tecnologia está por trás de todas essas possibilidades. Não se surpreenda, portanto, caso você e um amigo ou familiar façam compras no mesmo e-commerce e encontrem preços e promoções diferentes. Nem mesmo se, conforme a demanda geral de determinados produtos muda, os valores também variarem.
É preciso analisar, ainda, qual será a resposta do público a esse modelo de “preços dinâmicos” que podem mudar em tempo real conforme a IA informa sobre as melhores decisões, especialmente em épocas como a Black Friday. Até o momento, percebo resultados positivos, visto que todo o uso de machine learning se baseia no que cada cliente prefere.
De uma forma ou de outra, as regras do jogo estão mudando. As estratégias estão se tornando mais competitivas e as vendas devem ser cada vez mais assertivas daqui para frente. A Black Friday é a grande data na qual essas técnicas se mostram mais populares, mas elas valem para o ano inteiro. Se você não se familiarizar com elas agora, minha aposta é que terá que fazer isso muito em breve.
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