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Integração do mobile com OOH gera experiência omnichannel
Com uso de geolocalização, OPL Digital incrementa ações em mídia mobile ao impactar usuários que passam por equipamentos de out-of-home mapeados pelos anunciantes
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Com uso de geolocalização, OPL Digital incrementa ações em mídia mobile ao impactar usuários que passam por equipamentos de out-of-home mapeados pelos anunciantes
Com o objetivo de proporcionar ao público-alvo uma verdadeira experiência omnichannel, a OPL Digital, empresa especializada em mídia mobile, apresenta a solução Mobile Digital Out-of-Home (MDOOH), cujo diferencial é possibilitar a sincronização de peças divulgadas nas faces de mídia exterior com o mobile de usuários que estão passando em frente aos mobiliários urbanos. O movimento é resultado do incremento de tecnologias que elevam o impacto do out-of-home (OOH), gerando, cada vez mais, resultados aos anunciantes.
Com o uso de geolocalização e segmentação do público a partir da base de dados da empresa — demand side plataforma (DSP) –, a ferramenta faz com que o target receba em seu próprio smartphone anúncios e mensagens sincronizadas com a mídia out-of-home, localizada em pontos de ônibus, metrô, relógios de rua, outdoors ou displays em elevadores. Para ser impactado, o target precisa estar a uma distância visível da face OOH, que vai de três metros a até longas distância, podendo ter sincronização mesmo em peças localizadas em locais altos ou em rodovias.
“Um dos maiores diferenciais é essa possibilidade de acompanhar a jornada diária do consumidor de forma 360º e estar presente em todos os momentos do dia”, comenta Silmara Vinha, head of business da OPL Digital. “Ao ter essa cobertura de impacto no celular, com o comportamento de navegação desse target, fica mais provável que ele clique e interaja com a campanha ao ser direcionado para o site ou aplicativo da ação”, completa.
Além da sincronização no mobile com o anúncio divulgado nas faces OOH, a solução MDOOH também possibilita ações por parte de anunciantes concorrentes. Por exemplo, uma fabricante de cosméticos pode programar campanhas para que seu público-alvo seja impactado no mobile toda vez que passar por um equipamento out-of-home com uma ação da empresa concorrente.
Com essa inovação oferecida ao mercado, a OPL Digital consegue aproveitar o bom momento de duas das plataformas que mais se destacam dentro do bolo publicitário. Segundo o levantamento “Digital AdSpend”, realizado pelo IAB com a Kantar Ibope, dos R$ 32,4 bilhões investidos ao longo do ano passado em digital, 77% foram destinados aos dispositivos móveis. Já o out-of-home movimentou R$ 2,2 bilhões, em 2022, um crescimento de 27,9% em relação ao ano anterior, segundo dados do monitoramento Cenp-Meios.
MDOOH possibilita entrega segmentada
Para elevar a eficiência das entregas dos anúncios, a MDOOH consegue mapear o endereço e o local dos principais pontos OOH que o anunciante deseja impactar, e apenas o público-alvo escolhido recebe a mídia divulgada. A segmentação dos usuários inclui desde dados de perfil (gênero, idade, localidade etc.) a temas de interesses (esportes, culinária, música, entre outros). “O anúncio pode ser programado para qualquer usuário de smartphone existente em nossa base de dados premium própria. Por ser nossa, ela não é saturada”, explica a head of business da OPL Digital.
Na base de dados, são mais de 145 milhões de usuários únicos distribuídos por todo o território nacional e uma cobertura de mais de 96% de toda a internet.
A entrega de mídia realizada em diferentes formatos – Display, Native, Push ou Vídeo – pode ser realizada nos principais sites e aplicativos de todo o mundo, como portais de notícias, redes sociais, sites esportivos, canais de tecnologia, entre outros.
Campanhas atestam performance da nova solução
A eficiência da Mobile Digital Out-of-Home (MDOOH) ofertada pela OPL Digital ao mercado já tem gerado bons resultados aos anunciantes que incrementaram suas campanhas com a nova solução. Um dos destaques foram as duas ações realizadas para uma marca de perfumes, ambas realizadas por 15 dias.
A primeira delas, que foi realizada em formato Display e compra por custo por clique (CPC), atingiu quase 614 mil impressões, 8.116 cliques com uma taxa de clique (CTR) média de 1,34%. Na segunda campanha, a marca optou pelo formato Push com compra por CPC, obtendo como resultado mais de 261 mil impressões, 11.123 cliques e um CTR médio de 4,25%.
Se adequando à estratégia de comunicação de anunciantes em diferentes setores da economia, outro case realizado com a MDOOH foi para uma construtora. Na ação, a empresa visava gerar tráfego e alcance, tendo optado pelo formato Display na sincronização de mídia. Com investimento por custo por mil (CPM), a campanha foi realizada por 30 dias, gerando mais de 181 mil impressões, 954 cliques e um CTR médio de 0,53%.
Eficiência nos resultados aos anunciantes
Segundo a executiva da OPL Digital, a MDOOH foi lançada a partir de uma oportunidade de ampliar o alcance dos anunciantes de OOH, por meio da cobertura mobile somada à assertividade junto ao público-alvo proporcionada pela solução. “Toda essa combinação de target e geolocalização pode ser parametrizada. Dessa forma, entendemos, via digital, qual face do out-of-home gerou mais tráfego para o site ou aplicativo”, afirma Silmara, citando um exemplo de mensuração que é incluído nos reportes das campanhas.
A nova solução integra um portfólio completo de mídia mobile que a OPL Digital oferece ao mercado, e que inclui ferramentas que vão desde a sincronização de smartphones com anúncios e conteúdo na TV (TV Sync) à segmentação de mídia a partir do comportamento dos usuários em sites e aplicativos (App Behavior).
A MDOOH chega para atender uma demanda em relação aos investimentos em mídia no segmento. “É muito positiva a recepção do mercado, uma vez que a grande maioria dos anunciantes tem, na sua programação de campanhas, veiculação em OOH e tinham a necessidade de incluir uma cobertura digital nessas frentes”, diz a executiva da OPL Digital. Essa possibilidade de cobertura da mídia exterior é oferecida não apenas para anunciantes diretos e agências, como também por meio de parcerias com os principais players de out-of-home do mercado.
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