post patrocinado
Por
XCOM 10 anos: Inovação, marketing digital e pessoas no centro da comunicação
Compreender o papel do uso humanista da tecnologia e da comunicação na construção coletiva de um mundo sustentável é parte do DNA da agência
XCOM 10 anos: Inovação, marketing digital e pessoas no centro da comunicação
BuscarXCOM 10 anos: Inovação, marketing digital e pessoas no centro da comunicação
BuscarPor
Compreender o papel do uso humanista da tecnologia e da comunicação na construção coletiva de um mundo sustentável é parte do DNA da agência
Em um mundo cada vez mais digital, orientado por dados e carente de sustentabilidade, a comunicação corporativa vem passando por uma verdadeira revolução. O papel das agências de comunicação dissolveu fronteiras antes rígidas como o PR e a comunicação interna: o achismo cada vez mais dá lugar aos dados estratégicos para influenciar decisões e oferecer insights poderosos tanto para os departamentos de Marketing e Comunicação como para o core dos negócios. Neste contexto, a XCOM se destaca não apenas pelo seu DNA digital, mas também pelo compromisso com o papel social do setor.
Desde o início, a XCOM desenhou sua identidade como uma agência que mergulhou fundo nas nuances e desafios de cada cenário pelos quais passou a comunicação no país. Mesmo tendo começado como uma assessoria de imprensa, ela nunca teve medo de questionar o que não funcionava e de adotar mudanças. Essa coragem e visão de futuro foram cruciais para emplacar campanhas históricas.
Ao longo dos últimos 10 anos, muita coisa mudou. Desde a crise econômica, passando por guerras e crises migratórias, por uma pandemia sem precedentes nos tempos globalizados e até por ameaças concretas ao Estado Democrático de Direito, tudo em paralelo com um avanço vertiginoso da tecnologia, tudo fez com que a comunicação tivesse de se tornar ainda mais complexa e dinâmica. Em meio a um oceano de agências que ofereciam serviços similares, a XCOM mais uma vez conseguiu se reinventar, apostando cada vez mais no potencial humano de seus colaboradores e se posicionando como uma organização integrada que une estratégia, criatividade e profundo conhecimento de conteúdo, tudo isso alinhado à inovação e tecnologia. Esse desenho lhe permite oferecer prestar serviços completos e integrados aos seus clientes, unindo áreas como Relações Públicas, Marketing Digital, Marketing de Influência, reposicionamento de marcas e comunicação interna, em projetos que realmente fazem sentido e funcionam para marcas e seus stakeholders.
“Aqui, entendemos que a mensagem é o coração da comunicação. Aprofundamo-nos na criação de conteúdos que falam com autenticidade e ressoam com o público. Essa dedicação à qualidade reflete o ambiente colaborativo que cultivamos, onde cada membro da equipe tem espaço para se desenvolver e expressar seu potencial”, destaca Daniel Bruin, sócio-diretor executivo da XCOM.
A compreensão sobre o papel transformador da tecnologia é marca da XCOM, que desde cedo percebeu que o digital e a tradicional assessoria de imprensa não poderiam ser vistos como mundos separados. A tagline “Digital Strategic Thinking”, adotada em 2023, veio somente comunicar externamente a certeza consolidada de que a estratégia no ambiente digital seria fundamental para o futuro da comunicação.
“Nesses 10 anos de marca, aprendemos que o erro é um componente essencial do aprendizado. Cada tentativa, cada acerto e cada falha moldaram a XCOM, permitindo-nos aprimorar nossos processos e fortalecer nosso compromisso com a ética e o respeito. Hoje, celebramos não apenas nossas conquistas, mas também o que nos tornou a agência que somos”, afirma Viviana Toletti, CEO da XCOM. Para ela, “ousar vale a pena” e a agência acredita que a inquietude é um motor de transformação e principalmente a inovação.
Na análise da executiva, o uso de dados já tem se tornado fundamental nos departamentos de Marketing e Comunicação, mas deve transformar ainda mais a forma como campanhas são planejadas e executadas. Isso acontece porque o uso de dados possibilita um monitoramento mais eficaz das interações do público, permitindo ajustes rápidos e uma resposta mais precisa às mudanças de comportamento. No seu entender, essa integração com o digital torna como um todo as estratégias mais ágeis e alinhadas às demandas atuais, garantindo que as marcas se mantenham competitivas e conectadas às expectativas do mercado.
“Em nossos primeiros anos, previmos a transição digital e já discutíamos como a assessoria de imprensa precisava evoluir. O que antes era um serviço exclusivo tornou-se parte de uma comunicação integrada, que agora se adapta e se transforma. Esse é o nosso DNA. Um exemplo recente foi a campanha da Aliança Francesa, que visa aumentar o número de falantes e estudantes de francês no Brasil, destacando a atratividade e diversidade da língua. Também trabalhamos com o UNIC Rio na campanha digital ‘Tem tempo? Tem tempo!‘, promovendo a integridade da informação e combatendo a desinformação nas redes sociais”, diz Viviana.
Ela comemora que a agência foi pioneira no uso de marketing de influência, com foco em influenciadores de nicho, que geram um engajamento mais autêntico e relevante. Esse entendimento de que a voz de influenciadores de médio porte pode ser mais impactante permitiu à XCOM desenvolver campanhas mais eficazes, como as realizadas para Bob’s, St. Marche e os shoppings Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé, nas quais as marcas conseguiram se conectar diretamente com influenciadores locais.
Outras ações com foco em tecnologia e inovação também têm norteado a empresa. No ano passado, por exemplo, em meio à crescente discussão sobre inteligência artificial, a equipe da XCOM criou um cartão de Natal completamente gerado por IA, permitindo que os clientes escolhessem diferentes finais para suas mensagens. Essa iniciativa não apenas ilustra a criatividade da agência, mas sua disposição em explorar novas tecnologias e abordagens.
“Há anos atuamos com base em dados e evidências, e a implementação de processos com IA generativa vem dar mais profundidade a esse know how. Olhando para o futuro, estamos comprometidos em diversificar nossas áreas de atuação, sempre atentos às necessidades dos clientes e às tendências de mercado. Acreditamos que a verdadeira inovação não se resume a ser o primeiro a fazer algo, mas em como podemos fazer isso de maneira diferente, eficaz e com sustentabilidade. Temos muito orgulho dos cases e projetos que já realizamos, e sabemos que muitos outros ainda estão por vir”, relata Bruin.
Marca de seus esforços no fomento a um ecossistema sustentável de comunicação, a XCOM conquistou, neste ano de 2024, a certificação B Corp, um selo internacional concedido a empresas que comprovadamente equilibram o lucro com o impacto social e ambiental positivo. A agência passou a integrar o Sistema B Brasil, um movimento global de empresas que estão construindo um futuro mais sustentável e equitativo.
No Brasil, apenas 329 organizações possuem a certificação, e no setor de comunicação aparecem somente 15 empresas. Em todo o mundo, o B Corp (ao qual o Sistema B Brasil é ligado), conta com 8.605 avaliadas e cadastradas, que representam 98 países. É o maior movimento global ligado a temas de ESG, reconhecido internacionalmente por sua abrangência e excelência.
“A conquista da certificação B Corp foi um processo desafiador, mas extremamente recompensador. Ela nos impulsionou a revisar e aperfeiçoar nossas práticas em todas as áreas do negócio, fortalecendo ainda mais nossa visão de futuro. Este selo não apenas reforça nosso compromisso com a qualidade, criatividade e inovação, mas também com uma atuação mais ética e sustentável, alinhada ao propósito de devolver para a sociedade tudo o que construímos”, afirma Viviana. “Esperamos que nossa trajetória sirva de inspiração para outras empresas que também queiram fazer a diferença. Que nosso exemplo incentive um movimento mais amplo em prol da responsabilidade social e ambiental. Sempre levamos essas premissas para os nossos clientes e isso é reflexo do nosso portfólio”, conclui.
Compartilhe
Veja também