Assinar

Canva: sete tendências de design para 2025

Buscar
Publicidade
Notícias

Canva: sete tendências de design para 2025

Relatório identifica sete tendências que mostram como será o trabalho e a criatividade no ano que vem.

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


19 de novembro de 2024 - 6h03

Analógico + IA: uma das sete tendências apontadas pelo Canva (Crédito: Divulgação)

Analógico + IA: uma das sete tendências apontadas pelo Canva (Crédito: Divulgação)

O Canva acaba de divulgar relatório sobre as principais tendências de design para 2025.

Canva: tendências de 2025 têm algo em comum

O fato é que todas as tendências têm algo em comum: 2025 é o ano em que o design nostálgico e artesanal encontra a precisão das novas tecnologias.

Ainda, esse relatório mostra insights da base do Canva de mais de 200 milhões de usuários, entre creators, profissionais e 95% das empresas da lista Fortune 500.

Desde posts que chamam a atenção nas redes sociais até apresentações sofisticadas e produtos para impressão, cada design feito no Canva traz informações sobre as tendências para 2025.

Ao mergulhar em milhões de pesquisas, elementos e modelos em ascensão, a equipe de design do Canva identificou padrões que mostram a direção do design para o próximo ano.

Sete tendências

Assim, as sete tendências são:

Analógico + IA – Inspirada em técnicas analógicas como a colagem, essa interseção entre passado e presente abre novas possibilidades de design na era da inteligência artificial (IA).

Observar que as pesquisas por “scrapbook” no Canva aumentaram 92% desde o ano passado.

Teoria das Formas – Há quem diga que o quadrado é a forma perfeita.

Mas a perfeição está em todas as formas.

Esse estilo modular usa formas marcantes para criar estrutura, combinadas com fotografia retroiluminada e cores quentes para transmitir uma sensação intimista.

É amigável e funcional ao mesmo tempo.

Ainda, os termos “formas” e “modular” cresceram 56% e 23% em pesquisa, respectivamente, no ano passado.

Luxo minimalista – Essa tendência combina estética minimalista com detalhes ricos e intrincados, fazendo um uso generoso do espaço negativo para gerar equilíbrio.

Essa tendência evoca glamour discreto por meio de composições marcantes, porém harmoniosas.

De fato, os termos “elegante” e “luxo” aumentaram 33% e 30% em pesquisa, respectivamente.

Brincadeira Séria – Estrategicamente lúdico, esse estilo combina humor e elementos corriqueiros de maneiras inesperadas para reinventar o conceito de design profissional.

O estilo mostra, portanto, que o trabalho também pode ser espaço de diversão.

Assim, os termos “bobo”, “engraçado” e “humor” aumentaram 92%, 36% e 27% em pesquisa, respectivamente.

– Futuro em Movimento – Essa tendência usa o movimento para melhorar a experiência de contar histórias.

Por exemplo, gradientes de movimento sutis e tipografia de movimento dinâmico são usados para criar ritmo e fluxo.

Ainda, os termos “movimento”, “animação” e “interativo” aumentaram 109%, 78% e 46% em pesquisa, respectivamente.

– Sofisticação Bruta – Às vezes, menos realmente é mais.

Essa tendência desafia a estética convencional com um estilo mais cru, que incentiva identidades visuais singulares e vozes diferenciadas.

Os termos “de ponta”, “ousado” e “diferentão” aumentaram 71%, 40% e 23% em pesquisa, respectivamente.

– Botânica Mecânica – A tecnologia encontra a biologia.

Essa tendência combina texturas oníricas da natureza com o uso de gradientes e espaços negativos para criar harmonia.

Para este estilo, de fato, os termos “techno” e “cyber” aumentaram 30% e 32% em pesquisa, respectivamente.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que falta para que a TV 3.0 seja implantada no Brasil?

    O que falta para que a TV 3.0 seja implantada no Brasil?

    Ecossistema encara desafios como custo e aquisição de novos receptores e sincronia entre redes das geradoras e retransmissoras

  • Jornalismo na era 4.0: desafios e saídas

    Jornalismo na era 4.0: desafios e saídas

    Pyr Marcondes apresenta livro baseado em seus artigos para ajudar jornalistas a se adaptarem às transformações da produção de conteúdo