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Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

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Como as redes sociais podem contribuir na conversão do e-commerce?

Levantamento da Nuvemshop aponta maior interferência das redes sociais na venda direta de produtos online no primeiro semestre

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23 de julho de 2024 - 6h01

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(Crédito: Jo-Panuwat_AdobeStock)

Ter uma presença consolidada nas redes sociais tornou-se, já algum tempo, algo básico para qualquer marca que tenha a pretensão de ter seu nome e negócios consolidados. Além de ser uma vitrine para que as pessoas conhecem os produtos ou serviços, as plataformas digitais têm se tornado, também, um canal importante para transformar usuários em consumidores.

Um levantamento recente feito pela Nuvemshop, plataforma de canais de e-commerce, apontou que quase dois milhões de pedidos registrados em pequenas e médias empresas da plataforma vieram diretamente de divulgação feita nas redes sociais.

Esse número, segundo a empresa, é 27% maior do que o registrado nos primeiros seis meses do ano passado, o que configura, segundo a empresa, um aumento da importância das redes sociais como elementos impulsionadores da conversão de pedidos.

As redes sociais, na verdade, tornaram-se essenciais para levar consumidores para as plataformas do e-commerce porque permitem alcançar grandes públicos de forma bem direcionada. De acordo com Babi Tonhela, gerente sênior do E-Commerce na Prática, escola de e-commerce da Nuvemshop, as plataformas ajudam a criar um relacionamento próximo e contínuo com os clientes, o que gera confiança.

“Além disso, recursos como anúncios segmentados e a possibilidade de comprar diretamente pela plataforma tornam o processo de compra mais prático e atraente”, complementa.

Instagram e a conversão de vendas

De acordo com o mesmo levantamento da Nuvemshop, considerando esses pedidos que foram direcionados pelas redes sociais, 89% foram direcionados pelo Instagram.

A rede social, por ser muito visual, permite que as marcas exibam seus produtos de forma atraente, com imagens e vídeos, recursos que ajudam a atrair os consumidores a tomar decisão na hora de escolher os produtos que querem comprar.

A interação com influenciadores e a criação de conteúdo orgânico e dinâmico nos Stories e Reels também aumentam o engajamento, facilitando o reconhecimento da marca e, consequentemente, podendo reverter aquela visita à loja online em vendas, explica a porta-voz da Nuvemshop.

Segundo o levantamento, enquanto o Instagram responde por quase 90% das conversões provenientes de redes sociais, o Facebook ficou responsável por 8,4% do total de pedidos registrados na plataforma no primeiro semestre. O YouTube respondeu por 1,6% dos pedidos, enquanto o TikTok foi responsável por 0,9%.

A pequena participação do TikTok no direcionamento dos usuários que, de fato, realizaram compras, deve-se, na visão da empresa responsável pela pesquisa, ao fato de a plataforma ainda estar crescendo como plataforma de vendas.

Segundo Babi Tonhela, para aumentar as conversões, além de criar conteúdo autêntico e envolvendo que capture a atenção rapidamente, é necessário saber aproveitar a plataforma para as vendas, como usar links diretos para produtos e anúncios pagos direcionados para guiar os usuários para as lojas online.

Pequenas e médias empresas: como aumentar a conversão?

Para as empresas que pretendem ampliar a capacidade de conversão por meio de seus perfis nas redes sociais, é importante que as plataformas não sejam utilizadas apenas como “vitrine” dos produtos.

“Além de chamar a atenção do consumidor, é necessário facilitar o processo de compra dele, utilizando links direitos para os produtos e integrando as plataformas de vendas da loja”, diz a gerente-sênior do E-Commerce na Prática.

A porta-voz, ainda, pontua que a ampliação de conversão a partir das plataformas digitais também depende de investimentos em publicidade direcionada, oferta de promoções exclusivas e interação regular com o público, seja por meio das respostas de dúvidas, comentários e outras interações que possam ampliar a conversão de vendas.

“As redes sociais são ótimas para segmentos que dependem muito de apelo visual e interação com os clientes, porém todos eles têm potencial de vendas. Isso varia de acordo com o quão bem segmentado estão as publicações, impulsionamento dos conteúdos e publicidade com o mesmo público-alvo da marca”, finaliza.

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