15 livros de marketing para ler em 2023
Disciplina possui vastas opções de publicações, que vão dos conceitos básicos aos mais avançados, com metodologias específicas e novidades do mercado
Disciplina possui vastas opções de publicações, que vão dos conceitos básicos aos mais avançados, com metodologias específicas e novidades do mercado
Meio & Mensagem
3 de abril de 2023 - 18h00
Os livros de marketing são ferramentas de aprendizado que permitem conhecer novos conceitos, descobrir estratégias e acompanhar tendências do mercado.
Com a leitura, é possível atualizar e ampliar o conhecimento sobre a área, que está em constante evolução e faz parte dos processos de divulgação de uma marca.
Desde entender o relacionamento com o cliente, aprimorar a técnica de publicidade ou aprender mais sobre o uso de plataformas digitais na divulgação da marca – os livros sobre vendas e marketing podem ser úteis para empresas que buscam melhorar suas estratégias.
O marketing é amplo e existem profissionais da área em diferentes níveis de conhecimento, bem como conteúdos produzidos para atender a cada demanda.
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Existem diversas opções de livros de marketing para quem deseja aprender mais sobre o assunto. Por ser uma área ampla, a variedade de estudos e técnicas também tende a ser variada.
Dos conceitos básicos aos mais avançados, com metodologias específicas e novidades do mercado, é possível encontrar conteúdos para todos os gostos e necessidades.
Confira, a seguir, 15 indicações de conteúdos que podem trazer insights para os profissionais de marketing.
O livro Marketing 3.0, lançado em 2010, apresenta o modelo de marketing centrado no ser humano.
Escrito por Philip Kotler, um dos principais autores de marketing, o conteúdo fala sobre como as estratégias evoluíram do foco no produto (marketing 1.0) para centralizar ações nos consumidores (2.0) e, então, para uma era focada nos valores humanos (3.0).
Para refletir sobre o assunto, os autores trazem exemplos de empresas que aplicam o marketing 3.0 em suas estratégias, como Unilever, Google e Apple.
Além disso, o livro também compartilha dicas com o leitor que deseja colocar o conceito em prática.
Entre os livros de marketing disponíveis no mercado, a obra de Neil Rackham é a responsável por apresentar uma metodologia de vendas baseada em perguntas.
A função das perguntas, segundo o autor, é entender as necessidades e problemas dos clientes.
Para desenvolver o método, chamado de SPIN, Rackham realizou pesquisas de campo em mais de 20 países.
A partir da observação do comportamento de vendedores e compradores, o autor define quatro etapas de venda, compartilha dicas e maneiras de colocar o conceito em prática.
Escrito por dois consultores de marketing, esse livro apresenta 22 conceitos considerados fundamentais por Ries e Trout para o mundo do marketing. O conteúdo é baseado na experiência e na prática dos próprios autores.
Cada conceito é descrito como uma “lei” pelos escritores, que destrincham os princípios ao longo do livro.
Obra de Seth Godin, “Vaca Roxa” é uma opção entre os livros sobre marketing mais recentes, ideal para quem busca estratégias voltadas para desenvolver o diferencial competitivo.
No livro, o autor usa a vaca roxa como uma metáfora para dizer que é preciso ser diferente e memorável para se destacar no mercado atual – como aconteceria com uma vaca roxa em meio a um rebanho de vacas comuns.
Godin traz exemplos de empresas e produtos que chamaram a atenção dos consumidores de alguma maneira e, com isso, conseguiram alcançar esse destaque.
Além disso, o autor descreve orientações para auxiliar o leitor que também deseja ser uma “vaca roxa” no mercado.
Kotler, mais uma vez ao lado de Kartajaya e Setiawan, aborda outra era do marketing: o marketing 4.0.
Neste livro, os especialistas falam sobre as mudanças do marketing na era digital, assim como os desafios desse período em que os consumidores estão mais conectados, informados e exigentes.
Ao longo do conteúdo, os autores explicam os avanços de cada era do marketing e propõem um modelo para acompanhar a versão 4.0. Para isso, a obra também traz dicas e ferramentas para as empresas se adaptarem ao cenário.
Em 2021, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram um novo livro que pode complementar essa leitura: “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”.
Nele, os autores discorrem sobre o marketing 5.0, versão que se relaciona com a era tecnológica.
Para isso, o conteúdo fala sobre inteligência artificial para automação de marketing, experiência do cliente e outras temáticas relacionadas ao uso da tecnologia para atender as necessidades e novos comportamentos do consumidor.
Cláudio Torres é engenheiro, consultor e palestrante de marketing digital, e também autor de um dos 15 livros sobre marketing que marcam presença nessa lista.
Em “A Bíblia do Marketing Digital”, Torres traz um guia prático com os conceitos básicos do marketing, desde a teoria até os objetivos, KPIs do marketing e métricas.
Além disso, o livro apresenta sete estratégias destacadas pelo autor como essenciais para o marketing digital.
O conteúdo também aborda o conceito de algumas tendências da área, como o marketing de influência, mobile marketing e marketing verde, assim como o uso de soluções tecnológicas como as inteligências artificiais e o big data.
Em “Obrigado pelo Marketing”, Vitor Peçanha, co-fundador da agência Rock Content, traz um guia sobre o marketing de conteúdo, reunindo conhecimentos técnicos e práticos absorvidos por ele ao longo de sua carreira na área.
O livro explica o uso de ferramentas como as redes sociais, blogs e e-mail, para a produção e compartilhamento de conteúdos no ambiente digital, além de falar sobre as etapas práticas para criar uma estratégia eficiente.
Professor de marketing do Wharton, Jonah Berger estudou os motivos para uma informação tornar-se viral e compartilhou seus aprendizados no livro “Contágio: Por que as coisas pegam”.
Na obra, o professor descreve as técnicas para auxiliar na transmissão de informações, explica os fatores que fazem algo viralizar e fala sobre como o fenômeno influencia nas decisões de compra dos consumidores.
Para isso, Berger define também seis princípios que levam um conteúdo a “contagiar” o público.
Em “Palavras que Funcionam”, Frank Luntz fala sobre como a linguagem pode ajudar a convencer um ouvinte, seja diante da venda de um produto ou até mesmo para inspirar colaboradores de uma empresa.
Luntz explica as técnicas necessárias para construir uma comunicação eficiente, fala sobre a importância de se colocar no lugar de quem está ouvindo a mensagem e também leva o leitor a uma reflexão sobre o poder das palavras.
A obra de Simon Sinek é uma opção entre os livros de marketing que falam sobre inspiração e comunicação.
No livro, Sinek discorre sobre como os líderes pensam, agem e se comunicam para manter as pessoas a sua volta inspiradas.
Para isso, o autor compartilha a história de nomes como Martin Luther King e Steve Jobs, por exemplo.
Além disso, o conteúdo traz exemplos práticos e cases para aprofundar o entendimento sobre os conceitos apresentados.
Escrito pelo publicitário Arthur Bender, “Personal Branding” fala sobre a importância de criar uma marca pessoal, além da marca da empresa, para se destacar no mundo profissional.
A partir dessa premissa, o autor reflete sobre o posicionamento de marca pessoal e a relação entre o profissional, o seu valor e a sua visibilidade para o mercado.
A reflexão pode ajudar empreendedores a desenvolver a imagem da empresa ao trabalhar a sua própria imagem.
O livro “O ponto da virada”, escrito pelo jornalista britânico Malcolm Gladwell, explora o momento decisivo que faz uma informação, um produto ou uma ideia se alastrar entre as pessoas.
No conteúdo, o autor fala sobre a influência do meio e os fatores que podem transformar os comportamentos de uma pessoa.
Gladwell defende que tudo acontece a partir de um estímulo certo. Por isso, ele explica para o leitor quais são, como identificar e até mesmo como criar esses estímulos.
Para os profissionais de marketing, as técnicas podem ser ferramentas que contribuem para destacar um determinado conteúdo ou ação publicitária no mercado.
Além de “Vaca Roxa”, Seth Godin escreveu outros livros de marketing com reflexões para os profissionais da área. Entre eles, “Isso é Marketing” fala sobre construir uma relação de confiança com o consumidor.
Godin reflete sobre o trabalho da parte emocional no marketing, destacando a generosidade e a empatia como passos importantes para que uma marca consiga se conectar com o seu público.
Para isso, o autor aborda conceitos como o marketing de relacionamento, branding e o equilíbrio nas estratégias de divulgação.
Robert B. Cialdini, psicólogo, decidiu iniciar um estudo sobre a persuasão e, a partir disso, criou o livro “As armas da persuasão”.
Com base nos dados levantados em suas pesquisas, Cialdini definiu seis princípios psicológicos básicos que regem o comportamento humano em momentos de tomada de decisões.
O autor explica cada princípio e compartilha maneiras de usar as técnicas necessárias para mobilizar o poder da persuasão em diversas situações, desde a venda de um produto até uma conversa com amigos ou familiares.
Sean Ellis, escritor e investidor, criou o termo growth hacker para definir uma pessoa focada no crescimento. A partir disso, Ellis desenvolveu a metodologia do growth hacking, voltada para o crescimento escalável das empresas.
É sobre essa metodologia que o livro “Hacking Growth” trata. Na obra, Ellis se junta a Morgan Brown para explicar o conceito e compartilhar técnicas para colocá-lo em prática.
O objetivo da estratégia é promover um crescimento acelerado e sustentável dos negócios por meio do reconhecimento de oportunidades.
Entre as opções de livros de marketing disponíveis no mercado, esse costuma ser indicado para startups, que são foco em muitas palestras ministradas por Ellis.
Cada profissional e cada empresa pode ter diferentes necessidades, objetivos e pontos de melhoria a serem trabalhados a cada momento do negócio.
Os livros sobre marketing podem ser uma maneira de entender melhor os consumidores e o mercado, além de serem uma oportunidade para encontrar soluções e novas estratégias para aplicar na empresa.
Para colocar em prática essas ações, cada empresa precisa identificar as demandas internas, elaborar um planejamento e identificar como as estratégias podem ajudar.
Ao implementar uma nova metodologia ou um conhecimento absorvido com as leituras, é importante monitorar os resultados para verificar os impactos daquela técnica para o negócio.
Os livros podem ser um complemento para os profissionais de marketing, trazendo insights úteis para o dia a dia da empresa, mas é importante adaptá-los para a realidade de cada marca ao buscar atitudes mais práticas.
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