Casa São Paulo vira SP House no SXSW 2025
Em um espaço maior, iniciativa terá presença de alguns dos nomes mais célebres do SXSW, como Amy Gallo, Ian Beacraft e Neil Redding
Em um espaço maior, iniciativa terá presença de alguns dos nomes mais célebres do SXSW, como Amy Gallo, Ian Beacraft e Neil Redding
Meio & Mensagem
19 de fevereiro de 2025 - 14h45
O Governo de São Paulo estará mais uma vez no South by Southwest (SXSW). Pelo segundo ano consecutivo, a entidade terá um espaço exclusivo no evento, que acontecerá entre os dias 7 e 15 de março em Austin, no Texas.
A Casa São Paulo, como era chamado o local, dará lugar à SP House, ainda maior e com uma programação multissetorial. Com 1.200 metros quadrados, o ambiente, que funcionará como um hub de oportunidades de negócios e investimentos, com shows e debates sobre sustentabilidade e inovação, pretende superar os dez mil visitantes registrados em 2024.
Governo de São Paulo amplia programação e espaço no SXSW (Crédito: Governo de São Paulo)
Organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e Prefeitura de São Paulo, a SP House terá uma estética voltada à cultura a urbana e grafite.
A programação da SP House será dividida em quatro grandes eixos: tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais. Vale ressaltar que sustentabilidade e negócios permearão todas as atividades, com palestras, workshops e ações de networking da casa.
No SXSW 2025, a SP House terá ainda um palco de um estúdio para transmissões via streaming e uma fachada com uma arte exclusiva assinada por uma artista paulista. Em 2024, Eduardo Kobra foi o responsável pela arte do espaço.
Um dos destaques da programação da SP House será um painel com a autora e especialista em trabalho Amy Gallo, o futurista Ian Beacraft e o arquiteto e futurista Neil Redding, mediado por Simone Kliass, cofundadora da XRBR. No papo, eles falarão sobre como estão moldando o futuro da criatividade, da tecnologia e do local de trabalho, além de oferecerem insights sobre como se tornar um líder de pensamento global e explorarem elementos do cenário de inovação brasileiros. O painel está programado para acontecer no dia 11 de março, às 16h (horário de Austin).
Outro destaque da programação da SP House será um painel com representantes dos festivais SXSW Sydney, SXSW Londres e SP2B, que debaterão como serão os eventos de inovação e criatividade no futuro, apontando questões como os desafios de organizar eventos e ideias em um mundo de rápidas e drásticas transformações. O bate-papo está programado para acontecer dia 9, às 16h.
No dia 8, às 15h55, a SP House promoverá uma masterclasss ministrada pelo presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, que abordará como as economias do futuro se moldarão a partir de habilidades essencialmente humanas, apoiadas pelas inteligências artificiais e tecnologias. A importância do sul global como uma referência nessas novas economias, levando em conta a interdependência entre pessoas, tecnologias e natureza, também será um tópico da masterclass.
Já no dia 10, às 14h30, um time de especialistas da Toyota se reunirá na SP House para discutir o estado atual da descarbonização e quais são as soluções para acelerar a retirada de carbono da atmosfera. O painel contará com o Rafael Ceconello, diretor de assuntos regulatórios e governamentais da Toyota, Gabriela Bila, arquiteta multimídia e criadora de cidades do futuro no MIT Media Lab, Marcelo Rocha, empreendedor social, ativista climático e fundador da plataforma Ayika, e Filipe Guimarães, head de Corporates no Cubo Itaú.
Além disso, nos dias 9 e 11 de março, o projeto Clipe da Quebrada, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e apadrinhado pelo produtor KondZilla, que começou a ser desenhado na Casa São Paulo em 2024, apresentará seus resultados. O projeto contrata diretores de pequenas produtoras de vídeo para produzir videoclipes de artistas da periferia que gravam e produzem suas músicas nos estúdios das Fábricas de Cultura. Na ocasião, na SP House, serão apresentados alguns dos clipes produzidos e o potencial da produção musical na periferia.
Neste ano, a SP House contará ainda com a presença de diversas secretarias e empresas do Governo do Estado, como as de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Abastecimento, além de empresas como Sabesp e Prodesp.
A iniciativa do Governo de SP tem patrocínio de Ambev, Fundação Itaú, Itaú, Toyota, Sabesp e Prodesp. Durante o evento, as empresas participarão ativamente de apresentações e debates focados em temas como inovação, sustentabilidade e impacto social.
Como parte do incentivo do Governo de SP à inovação, pelo quarto ano seguido, o programa CreativeSP, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, levará dez empresas para o SXSW. Visando negócios internacionais, o programa oferece um reembolso de até US$ 3 mil para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de promover eventos de networking e consultorias especializadas.
Em 2024, o CreativeSP levou 103 empresas para grandes eventos internacionais, como o próprio SXSW, o Festival de Cinema de Cannes, a Gamescom e a Feira do Livro de Frankfurt, gerando R$ 725 milhões em novos negócios. O programa também criou 6.400 empregos e tem mais missões confirmadas para o primeiro semestre de 2025, com a participação em eventos como a Games Developers Conference (EUA) e o Festival de Cinema de Berlim (Alemanha).
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