Assinar

30 Under 30 - 2013

Felipe Rocha

2013: Diretor de arte da Colors Maganize
2021: Founder e creative director da Porto Rocha NY

Às vezes é preciso dar uma parada para se situar na vida. No caso do designer Felipe Rocha, os tempos “de molho” por conta de seis fraturas de tornozelo entre os sete e os 12 anos serviram para que ele desenvolvesse suas habilidades como desenhista. Aos 13, ganhou o primeiro computador e passou a transpor para o meio digital todo o seu talento. Hoje, aos 22 anos, é diretor de arte da Colors Maganize, a revista do centro de pesquisas de comunicação da Benetton, conhecido como Fabrica. Lá, jovens de até 25 anos vindos do mundo inteiro passam um ano desenvolvendo habilidades em comunicação visual, fotografia, interatividade, música, audiovisual e projetos editoriais. O sonho de viver e trabalhar na Itália teve início em 2011, quando entrou em contato com a Fabrica e conseguiu um estágio de duas semanas na publicação. Aprovado com louvor, foi convidado para ser bolsista na sede da Fabrica em Treviso, próximo a Veneza. Apesar da difícil decisão de largar a faculdade de desenho industrial, fez a aposta certa. Superou obstáculos linguísticos e culturais, logo em sua primeira vez na Europa, se virando apenas com inglês básico. “A experiência na Fabrica é superintensa. Conheci gente de tudo quanto é canto do mundo e isso me fez crescer. O fato de hoje eu poder apresentar e defender uma ideia em outro idioma, para pessoas de culturas totalmente diferentes, já me deixa realizado”, conta. Antes da jornada italiana estudou design gráfico em uma escola técnica em São Paulo, teve uma rápida passagem pela AG407 e seguiu para a agência digital CuboCC, onde passou três dos mais importantes anos de sua carreira. Ainda nessa época pré-Fabrica, fundou junto com amigos de faculdade um estúdio de design batizado de Arnold, em homenagem ao astro do filme O Exterminador do Futuro. Mesmo longe, tem sido assíduo participante nos diversos trabalhos desenvolvidos pelo estúdio. Após o trabalho na Itália, já definiu o caminho a seguir no Brasil: “A combinação de design e tecnologia.”

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 15 de abril de 2013)

Outros homenageados