Assinar
Opinião

Relevância e atualidade

Primeira-dama da Ucrânia, fundador da maior corretora de criptomoedas do mundo e vice-presidente de meio ambiente da Apple surpreendem o público na abertura do Web Summit


3 de novembro de 2022 - 21h06

A presença de Olena Zelenska deixou participantes do evento perplexos. Fomos avisados de sua participação poucos minutos antes da abertura e muitos achavam que seria uma live. Pois, em 2019, Edward Snowden abriu o evento de forma online diretamente da Rússia.

Este ano, o Web Summit não conta com nenhum palestrante da Rússia, o motivo é por causa da guerra do país contra a Ucrânia. Por aqui, muito se fala em como ajudar os civis ucranianos a lidar com este momento usando tecnologia.

Olena contou que dois terços dos ucranianos estão sofrendo com ansiedade e outros transtornos mentais, e que se faz fundamental o apoio à saúde mental nesse momento. Existe um esforço em capacitar autoridades, policiais e outros servidores públicos para dar apoio psicológico à população.

Ela também nos provocou a pensar em maneiras para usar a tecnologia em prol do bem-estar humano. Mostrou exemplos de crianças e adultos que perderam membros e estão se adaptando a próteses robóticas para poderem retomar suas atividades. Ficou evidente que há muito mais a ser feito com tecnologia, o que causou em mim, a impressão de que seremos cada vez mais responsáveis por criar, adaptar e desenhar soluções de forma super ágil para atender a situações tão inesperadas quanto urgentes.

Em momentos tão instáveis como o atual, com uma possível recessão anunciada por vários economistas, Changpeng Zhao abriu sua palestra dizendo: “criptomoeda é a única coisa estável nesta situação”, o que deixou até a editora de tecnologia da The Times, Katie Prescott, que estava o entrevistando, surpresa. Ao meu redor na plateia, as pessoas só perguntavam em voz alta “e a volatilidade?”.

Zhao tentou defender seu ponto de vista, mas a conversa rapidamente tomou outro rumo e foi parar no Twitter. A Binance é uma das financiadoras de Elon Musk na aquisição da rede social e quer ajudá-lo a trazê-la a Web3 e a combater bots. Zhao diz que é muito difícil prever o que Musk irá fazer, mas eles admiram seu potencial e estão investindo a longo prazo sem se preocupar com consequências imediatas.

Lisa Jackson, vice-presidente de meio ambiente da Apple, conversou com Misan Harriman, fundador do Southbank Centre sobre como é importante os jovens liderarem soluções para as mudanças climáticas, ela ressalta que acredita no poder criativo das novas gerações e tem muita expectativa nisso.

Num debate cheio de opiniões sobre o que é propósito e esperança, ela diz que há muito a ser feito dentro da Apple para a transformar em uma empresa sustentável, mas que até 2030, o objetivo é tornar não só a companhia e seus clientes neutros em carbono, mas também seus fornecedores. Afirmação que fez os espectadores ficarem curiosos em como isso será possível, visto que a empresa da maçã aparece frequentemente envolvida em diversos escândalos sobre seus fornecedores.

O Web Summit conseguiu me surpreender mais uma vez já na abertura, o “casting” de palestrantes trouxe os mais relevantes temas da atualidade e acredito ter expandido a visão de todos que tiveram a oportunidade de estar presentes. Estou animada e ansiosa pelo que está por vir nos próximos dias.

Publicidade

Compartilhe