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54% das pessoas 60+ não se sentem representadas na mídia

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Women to Watch

54% das pessoas 60+ não se sentem representadas na mídia

Além de pesquisa, Nestlé lançou recentemente guia de letramento para combater o etarismo e promover o envelhecimento saudável


7 de novembro de 2024 - 18h30

Recentemente, Nestlé e a Box 1824 realizaram uma pesquisa que traz novos insights e dados sobre a percepção do público 60+ sobre o envelhecimento. Os resultados indicam que 84% têm orgulho de falar sua idade atual, 57% não se sentem pressionados esteticamente para seguir um padrão de juventude e 54% não se sentem representados na mídia.  

Além disso, a Nutren Senior, marca da Nestlé de complementos alimentares para o público 50+, lançou recentemente o Guia Pró-Idade, material gratuito de letramento que busca romper com estereótipos sobre a maturidade e fomentar uma vida mais saudável e ativa.  

O guia, cocriado com a mentora, consultora e pesquisadora da longevidade Candice Pomi, aborda temas como combate ao etarismo e dicas para um envelhecimento saudável, com orientações práticas que envolvem desde a saúde física e mental até aspectos profissionais para pessoas acima de 50 anos.  

O material está disponível de forma gratuita pelo site. A proposta é apresentar uma nova visão sobre o envelhecimento e longevidade, incluindo ajustes sobre comportamentos e linguagens etaristas que precisam ser evitadas. O guia está dividido em três partes: despertar, expandir e planejar.  

Despertar para planejar

No capítulo “despertar”, o guia confronta estereótipos sobre o envelhecimento e convida o leitor a repensar a crença de “estar velho demais” para começar atividades novas. Já no pilar “expandir”, a cartilha aborda o que é o etarismo e seu impacto, além de propor uma atualização de linguagem, com um glossário pró-idade. Em “planejar”, há dicas de como se preparar para um envelhecimento mais saudável, discutindo questões como empregabilidade e empreendedorismo, saúde, bem-estar e relacionamentos. 

Lara Naccache Miranda, head de marketing de consumer care da Nestlé: “Buscamos impactar diferentes gerações e fomentar essa discussão na sociedade, ajudando todos a lidar com o envelhecimento de forma saudável e respeitosa (Crédito: Divulgação)

“Culturalmente, o Brasil ainda cultua a juventude, como se envelhecer não fosse natural, ou até mesmo algo a ser evitável. Mas todos nós envelhecemos e estamos cercados de pessoas envelhecendo. Com este guia, buscamos impactar diferentes gerações e fomentar essa discussão na sociedade, ajudando todos a lidar com o envelhecimento de forma saudável e respeitosa”, destaca Lara Naccache Miranda, head de marketing de consumer care da Nestlé.  

Longevidade brasileira

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado a cada ano — praticamente dobrou no último século, passando para, em média, 77 anos, de acordo com levantamentos do IBGE.  

A previsão é de que o Brasil atinja a 5ª posição de país com maior porcentagem de pessoas com mais de 60 anos até 2030. Ainda assim, segundo dados do estudo Tsunami Prateado, 55% das pessoas com mais de 50 anos sentem que falta um olhar específico para suas necessidades, comportamentos e desejos.  

Conhecidos como “baby boomers”, os nascidos entre meados de 1945 e 1964 acompanharam diversas mudanças no cenário cultural, econômico e, até mesmo, de saúde e bem-estar. Segundo o estudo, esse público nasceu em uma época em que a expectativa de vida era de apenas 47 anos e que atingir a maturidade não era algo tangível. Logo, tornar-se “velho” representava decadência e dependência.  

A pesquisa também mostra que o público sênior está em momento de tomar as rédeas de sua vida e narrativas, e reconhecem que vivem uma nova experiência de como lidar com a velhice em comparação aos seus pais.  

O estudo entrevistou mais de mil pessoas acima de 60 anos. Entre os respondentes, 49% eram homens cis, 48% mulheres cis, 1% não-binárias, 1% homens trans e 2% mulheres trans. 

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