Assinar

O que esperar das relações interpessoais no mundo corporativo?

Buscar
Publicidade
Opinião

O que esperar das relações interpessoais no mundo corporativo?

Num cenário onde as relações estão mais desafiadoras do que nunca, o segredo está em equilibrar as necessidades do negócio com as expectativas das pessoas


10 de março de 2025 - 12h34

(Crédito: Shutterstock)

Tenho pensado muito sobre as relações interpessoais no mundo corporativo dos dias de hoje. Depois de vivermos uma pandemia e todas as transformações que estão acontecendo impulsionadas por mudanças culturais, tecnológicas e econômicas, onde vamos chegar?

Se antes estávamos sempre lá, naquele mesmo local, naquele mesmo horário, sentados um ao lado do outro e a solução dos problemas estava a 5 passos de distância, hoje vivemos a era do trabalho remoto (não que não existisse, mas não era tão praticado) e do trabalho híbrido. Ou seja, encontrar no cafezinho precisa de hora marcada e uma mensagem pra ter certeza de que o encontro vai acontecer.

Aliás, era no cafezinho e na conversa de corredor que os laços de amizade tomavam forma. Hoje, com muito menos interações presenciais, as mensagens são trocadas sempre por WhatsApp, Instagram, Discord e, com isso, ficou muito mais difícil manter as conexões. Principalmente as autênticas, que exigem um esforço muito maior. Mensagens podem ser mal interpretadas, a sensação de isolamento e a cobrança por respostas rápidas podem gerar um ambiente de estresse constante.

Além disso tudo, a competição segue existindo, assim como a busca por promoções e reconhecimento, mas o mais complexo hoje é encontrar um equilíbrio entre colaboração e individualismo. O que mais escutamos é “do meu lado aqui…” e isso contribui muito para o entendimento de que cada um segue olhando para si e pouco para a direção onde todos deveriam seguir. Mas olhar pra si está errado? Eu penso que não, mas quando estamos falando de times de alta performance, a colaboração é essencial para o sucesso de todos da equipe, que está trabalhando para bater as metas da empresa. 

A inteligência artificial chegou com tudo, e seu avanço — e como ela ajuda a automatizar processos e até funções –, levanta dúvidas sobre o futuro de muitos empregos, o que gera resistência a mudanças necessárias. A comunicação também ficou mais ágil, mas menos pessoal.

Nesse cenário em que as relações estão mais desafiadoras do que nunca, acredito que o segredo está em saber equilibrar as necessidades do negócio com as expectativas das pessoas. Temos três atores que podem ajudar nesse sentido, que são os líderes, os colaboradores e as empresas. 

Acredito muito que os líderes devem investir numa comunicação clara, com feedbacks constantes para criar um ambiente seguro e que gere valor para as pessoas do time.

Os colaboradores, por sua vez, devem praticar a empatia e desenvolver a inteligência emocional, além de sempre alinhar as expectativas e evitar ruídos na comunicação. Já as empresas precisam promover, cada vez mais, uma cultura que equilibre os desafios do negócio com o bem-estar das pessoas, incentivando a colaboração entre todos. 

E vocês? Como tem trabalhados as relações?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como executivas da indústria nutrem a criatividade

    Como executivas da indústria nutrem a criatividade

    Lideranças de publicidade e marketing falam sobre o que fazem nas horas vagas para se inspirar e manter o olhar criativo

  • A repercussão – e os números – do Dia da Mulher nas redes sociais

    A repercussão – e os números – do Dia da Mulher nas redes sociais

    Monitoramento da Stilingue by Blip aponta que a data rendeu mais de 37,3 mil menções nas plataformas digitais